A NOITE EM CARTAGENA E A MÚSICA COLOMBIANA

20.04.2016 | Cartagena, Colômbia, Destinos, Música Pelo Mundo, Vida Noturna

IMG_0329

A noite em Cartagena é chévere*, porém não é das mais fortes. Para aqueles baladeiros de plantão que gostam de virar as noites, a cidade não tem essa batida, mas é muito animada! Se for o seu caso, sugerimos que fique em algum hostel no bairro Getsemaní, é ótimo para conhecer pessoas e todos saem juntos para festas locais bem conhecidas e outras mais alternativas. Se você gosta de ritmos latinos, vai amar a vibe caribbean que rola solta! Os lugares ficam mais movimentados de quinta a sábado.*Chévere é uma expressão local que significa: divertido, bacana, muito legal, incrível. Vai ouvir muito por lá! 😀

Ah, antes de embarcar, se você curte dançar, recomendamos que faça umas aulinhas de salsa e outros ritmos latinos. Você se sentirá mais “em casa” e poderá arrasar na pista de dança em muitos lugares.

CAFÉ DEL MAR

Na segunda-feira fomos à tardinha assistir ao pôr do sol no Café del Mar, um bar (não servem café, nem chá) que fica “em cima” das muralhas da Ciudad Amurallada. Um lugar ímpar, onde o sol se põem como uma tela de cinema e você pode assistir tranquilo, da sua cadeira. É inesquecível! A brisa e o ambiente latinos fazem você certificar-se que está no Caribe. Aí, cercado dos canhões históricos e de bandeiras ao vento, você pode saborear uma boa cerveja colombiana, Aguila ou Club Colombia, tirando lindas fotos. Recomendamos que volte quantas vezes conseguir!

IMG_0367

IMG_2777

IMG_0342

IMG_0366

IMG_2764

DSC01789

A vista da cidade ao entardecer, do Café del Mar <3

LA CHIVA RUMBERA

Na terça-feira fizemos um passeio divertidíssimo à noite, bem turístico, na Chiva Rumbera. A Chiva é um ônibus de madeira todo pintado e aberto, onde toca uma banda de vallenato e ritmos caribenhos em geral. Sim!! Tem uma banda dentro do ônibus!! Eles passam nos hotéis pegando os turistas (contratamos o passeio no Hotel) e seguem rumo a um city tour noturno guiado, regado a música, brincadeiras, rum e coca liberados. O senhor que servia as bebidas chamava-se “Encarnación”, nome sugestivo pra quem está numa aventura destas. Paramos em alguns pontos turísticos como Castillo San Felipe de Barajas e nas Bóvedas, onde há um encontro de várias Chivas. Todos sobem a pé até o muro da cidade e lá acontece uma verdadeira festa de rua com mais rumba (como os locais chamam festa, diversão). Ah, eles servem também umas frituras bem suspeitas, mas com tanto rum na cabeça comemos e ficamos ótimos! É um passeio “mucho loco”, mas vale a pena. Detalhe: faz muito calor na Chiva, tem luzes, gente pra caramba e rum, então imaginem…

Aperte o play e divirta-se conosco, a rumba é forte e animada >

TU CANDELA

Ao término do tour há a possibilidade de regressar ao hotel ou ficar numa danceteria, entrada inclusa no passeio. Nós ficamos na Tu Candela, perto da Torre del Reloj, cujo ambiente remete a uma caverna. A música é muito boa pra quem gosta de ritmos latinos, e foi divertido porque ficou uma galera da Chiva. Mas na terça, pelo menos, o movimento é fraco e há prostitutas – quem viaja pela América Latina sabe que infelizmente é uma realidade do nosso continente, especialmente nas cidades turísticas – mas valeu! Aí é importante levar moeda local, ficar atento a nota que entrega ao barman e ao troco, pois fazem uma pequena confusão proposital neste sentido.

PLAZA SANTO DOMINGO E DONDE FIDEL SALSA CLUB

Na quarta-feira fomos a Plaza Santo Domingo, comemos uma boa pizza, tomamos cerveja, ficamos ouvindo música e vendo alguns shows de rua. Existem várias opções de restaurante nesta região. O movimento não estava grande coisa. Então caminhamos até a Torre del Reloj e aí na esquina fica o Donde Fidel Salsa Club, um boteco de salsa rústico, muito animado onde dá pra dançar. Você pode ficar dentro ou fora do bar, onde há várias mesinhas ao ar livre e o pessoal fica bebendo e conversando. É uma experiência bacana porque dá pra sentir o vai e vem do povo dentro das muralhas à noite, algo quase poético. Os garçons atendem na rua e são rápidos.

donde-fidel-salsa-club

CAFÉ HAVANA

Na quinta-feira a noite cartagenera começa a ficar mais agitada. Fomos ao Café Havana, uma casa histórica com ambiente que remete à Cuba, localizado no belo bairro Getsemaní. Funciona a partir das 20h30, e chegamos por volta das 22h00 pra garantir uma mesa. A partir das 23h00 começa a tocar uma excelente banda de salsa, das melhores mesmo! O pessoal dança muito, se misturam locais e turistas. Pela meia noite começa a lotar e ferve. Os mojitos (bebida típica) são muuuuito gostosos e alcóolicos na medida! Conhecemos uns amigos chilenos e uma galera que estava em um hostel (espanhóis, argentinos…) e quando encerrou a festa no Café Havana, caminhamos até a Cidade Amuralhada, onde fomos parar em um pub / danceteria. Então, fica a dica, vale a pena desbravar a noite dentro dos muros, porque existe uma cena alternativa interessante. Dançamos muito e fizemos amizades!

IMG_0596

IMG_0595

IMG_0593

image3_a

IMG_0597

MISTER BABILLA

Na sexta-feira, já com o coração apertado por estarmos nos despedindo de Cartagena, fomos ao Mister Babilla também no bairro Getsemaní. Um ambiente bonito, climatizado e bem decorado. Chegue pelas 22h00 se quiser conseguir uma mesa. Este lugar é frequentado pelos locais e turistas de toda a parte. Tem gente bonita e simpática, logo nos enturmamos com um pessoal animado de Bogotá e começou a rumba. Conhecemos americanos, brasileiros e até um russo que tomava vodca como água, gente de muitas culturas misturada! Música animada, bastante salsa, reggaeton e outros ritmos latinos. Foi muuuuuuito divertido! No sábado deve valer a pena também!

IMG_9226

IMG_0733

image2

Os lugares pra sair mudam com frequência, e sempre tem um que está melhor em determinada noite. Por isso, sugerimos que pergunte sobre o assunto para pessoas locais, escolha alguém que faz seu estilo e a chance de obter a dica certa é maior. Se não tiver essa possibilidade, pergunte na recepção do hotel, nem sempre sabem, mas viajar é isso aí, uma caixinha de surpresas e aventuras. O importante é experimentar e tirar o melhor de cada momento!

A MÚSICA COLOMBIANA

A Colômbia é um país super musical, riquíssimo em danças de variadas origens, ritmos e manifestações folclóricas tradicionais. As músicas mais tocadas nos lugares que fomos, não são necessariamente colombianas, mas fazem parte da nossa trilha sonora!

Este país é berço de alguns cantores mundialmente conhecidos como Shakira, nascida em Baranquilla e Juanes, de Medellin. Existem outros nem tão conhecidos, mas excelentes como: Carlos Vives, Fonseca, J Balvin, Maluma, ChocQuibTown, Herencia de Timbiquí, Fanny Lu, Cholo Valderrama, Andrés Cabas e Reykone. E alguns cantores / grupos de salsa tradicionais como Joe Arroyo, El Grupo Niche, Guayacan, Fruko y sus Tesos, adorados pelos colombianos.

Em Cartagena se escuta muita salsa, merengue, cumbia, vallenato, bachata e reggaeton, perfeito pra quem gosta e dança estes ritmos. Se você ainda não conhece, te convidamos a fazer isso agora… temos certeza que vai, no mínimo, quebrar as cadeiras e entrar na vibe colombiana. Afinal, como diz a Shakira: “my hips don’t lie”. 😉

Curta aí algumas músicas que marcaram nossa trip cartagenera >

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

Café del Mar 

Endereço: Baluarte de Santo Domingo

Quanto custa: os preços são para turista e não comemos aí, as pessoas comentam que a comida não é tão boa e o menu não é diversificado.

 Bar Discoteca Tu Candela

Endereço: Portal de Los Dulces, Numero 32-25, Ciudad Amurallada

Donde Fidel Salsa Clube 

Endereço: entre a Plaza de Los Coches e a Plaza de la Aduana, Ciudad Amurallada

 Café Havana

Endereço: Esquina da rua Media Luna com rua del Guerrero, bairro Getsemaní

Quanto custa: até certa hora não paga para entrar, mas sugerimos confirmar esta informação, quando se paga é algo em torno de 15.000,00 pesos colombianos e a cerveja custa em média 10.000,00 pesos.

 Mister Babilla

Endereço: Avenida del Arsenal, 8B-137, bairro Getsemaní

Quanto custa: a entrada muda de acordo com o dia da semana, pagamos 10.000,00 pesos e os preços das bebidas são razoáveis.

DSC01810

Leia mais em:

DICAS PARA OS BALADEIROS DE PLANTÃO

PROJETOS SOCIAIS – COLÔMBIA

ONDE COMPRAR EM CARTAGENA

SPOTS PARA CONECTAR-SE NA COLÔMBIA

EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS EM CARTAGENA

CONHECENDO CARTAGENA E SEUS MISTÉRIOS

FAZENDO A MALA: CARTAGENA E SAN ANDRES

VIAGEM A COLÔMBIA: CARTAGENA E SAN ANDRES

images?Todas as fotos deste post são de autoria e propriedade do Volto Segunda. Fotos de amigos e colaboradores são creditadas.

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário

4 comentários em “A NOITE EM CARTAGENA E A MÚSICA COLOMBIANA”

  1. Bethania Villela disse:

    Excelente esse post sobre os locais pra ir à noite! Adoro salsa e vou conferir as dicas, com certeza! Mais uma excelente matéria. Vc é bem detalhista,e isso é ótimo!

    • Olá Bethania, obrigada pelos elogios! Quando criamos o blog, pensamos em fazer um site onde o viajante possa sair com todas as informações que precisa antes de viajar, pra planejar sua viagem, sem ter que procurar em muitos sites….nossa idéia era ser um facilitador pelo detalhamento, que bom que estamos conseguindo. 😀 Se vc gosta de salsa, vc vai amar a noite em Cartagena. Como nosso post foi escrito a mais tempo, é bom perguntar no hotel ou onde vc estiver hospedada, quais são os melhores dias de ir x onde. Pois pode ter mudado um pouco. Claro, os lugares tradicionais não mudam. Mas pode ter uma noite mais forte, mudado o dia bom de ir na semana, etc, mas tenho certeza absoluta que vc vai se divertir muito. Não precisa sair de salto alto pra vc poder ficar bem confortável. Mas se vc for muuuuito fã de salto, opte pelos anabelas tipo espadrille ou saldo bloco baixo, assim fica no clima. Boa viagem!!!! Divirta-se muito e depois divida conosco sua experiência. Ficaremos super felizes. Beijos

  2. Tabatha disse:

    Boa tarde, ADOREIII todas as dicas e estou acompanhando tudo …
    Uma dúvida, nas baladas as mulheres costumam ir de salto ?

    Tanto em Bogotá como em Cartagena …

    Obrigada

    • Aline Maldaner disse:

      Oi Tabatha! Tudo bem? Que bom que está nos acompanhando e curtindo o blog! Ficamos muito felizes! As colombianas em geral se arrumam bem, são vaidosas como as brasileiras. Cartagena é um clima mais praiano, o ideal é uma rasteirinha (especialmente se for andar pela cidade amuralhada a noite), uma espadrille ou mule com ou sem saltinho. Mas se quiser apostar num saltão pra dançar sem problemas. Em Bogotá as mulheres são super elegantes e descoladas, você pode usar tanto um saltão, como um oxford normal ou um oxford com flatform (na época que fomos estavam usando bastante). A Colômbia é incrível, tenho certeza que você vai adorar! Boa viagem e arrasa nos looks! Beijão, Aline