Paixão por Gastronomia e Viagem

05.03.2016 | Experiências Gastronômicas

Olá, sou a Maria Fernanda Tartoni, ou simplesmente Fê. Desde que me conheço por gente adoro cozinhar, aprender e inventar pratos. Minha mãe conta que com 02 anos de idade ela colocava um banquinho ao seu lado na cozinha e me deixava mexer nas panelas ou no que estivesse fazendo. A alegria era a mesma de quando eu ganhava uma boneca nova ou assistia o programa da Ofélia com a minha avó, minha fonte de inspiração. Resumindo: nasci para isso!

IMG_3903

 

Com o passar dos anos fui desenvolvendo essa minha aptidão através de cursos, workshops, preparando jantares para amigos e assistindo a programas de televisão. Há um tempo atrás as atrações de gastronomia eram mais didáticas, hoje vemos muitos reality shows e vídeos bem produzidos, o que eu adoro, mas os que costumava acompanhar eram dentro de uma cozinha profissional, com grandes chefs ensinando suas técnicas e o que eles faziam de melhor, foi onde aprendi muito. Enquanto minhas amigas assistiam Friends eu ficava na GNT admirando os chefs e suas delicias. No entanto, o que mais me ajudou mesmo foi ter treinado muito! A família e os amigos sempre foram minhas cobaias favoritas, acredito que eles gostavam, afinal, nunca recebi um não quando os convidava para uma degustação. 😉

IMG_4019

Chegando na época de escolher a faculdade e a carreira a seguir, me deparei com um grande dilema: o que fazer? Ainda não existiam cursos para Chefe de Cozinha e como fui criada em uma família que era fundamental cursar uma faculdade, fui fazer aquilo que também levava jeito, e acabei me formando em Engenharia Química. Mas não adianta, quando gostamos de alguma coisa, arranjamos um jeito de chegar até ela, e foi assim que minha carreira começou. Fiz curso técnico em gastronomia e fui me especializando. Porém mais importante que a técnica é a prática, pilotar o fogão, criar, errar e refazer até acertar, fez, e ainda faz, toda a diferença.

IMG_3850

Uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar e trazer para casa novos sabores, sensações, aromas e utensílios de cozinha. E é isso que vocês vão ver ao longo do tempo aqui no Volto Segunda, vou unir duas das minhas maiores paixões: cozinhar e viajar.

Todos os destinos trazem na sua gastronomia muito mais do que nutrir o corpo, carregam sua cultura, arte e alimentam o espírito. Vou tentar traduzir um pouco disso tudo nos meus posts e fazer com que sua viagem seja completa em todos os sentidos. Além, é claro, de recomendar restaurantes, indicar o que é indispensável provar, te ajudar a mensurar quanto gastar, te dar alternativas para viagens mais econômicas, mostrar o que eu gosto e o que eu respeito (não dá para gostar de tudo 😉 ) e te ajudar a explorar o melhor de cada lugar.

IMG_1956

De quebra, na volta de cada viagem, fazemos um encontro para ver as fotos e vídeos, relembrar as coisas boas que curtimos e degustar o que de melhor provamos no destino em questão, para isso, tento reproduzir pratos típicos na minha cozinha. Meu objetivo é te estimular a fazer aqueles pratos deliciosos que você tanto gostou na sua viagem. Que tal?

IMG_3816

Espero que suas aventuras sejam tão gostosas quanto as minhas! Bom apetite!

 

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário