AURORA BOREAL NA NORUEGA: um espetáculo da natureza, por Cristine Cruz

21.03.2016 | Convidados, Explorando as Cidades, Noruega, Spots Para Conectar-se, Svalbard, Tromsø

Meu marido e eu adoramos viajar! Gostamos de conhecer lugares não muito turísticos e com muita natureza. Desta vez, o destino foi a Noruega para ver a aurora boreal.

DSC_0223

Antes de seguir com a nossa experiência, acho que vale esclarecer o que é a aurora boreal. Um fenômeno natural, que ocorre nas regiões polares do norte do planeta Terra (Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia, Ilhas Faroé), além de outros, como Júpiter, Saturno e Marte. No nosso planeta, pode ser vista durante a noite ou no final da tarde, a olho nu. Luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas, decorrentes do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta. A intensidade luminosa é muito variável, irregular e pulsante. A cor é muitas vezes esverdeada porque corresponde ao espectro de oxigênio, mas o céu pode ficar repleto de muitas outras cores vibrantes. Ocorre nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares. As auroras boreais são difíceis de prever, mas existem alguns lugares ideais para aumentar sua probabilidade de se encontrar com elas. Situada acima do círculo polar ártico, a cidade de Tromsø, na Noruega, é um dos principais lugares onde se vê com frequência as auroras que chegam com o  fim dos longos dias de verão. Um dos espetáculos naturais mais bonitos do Universo, sem dúvida.

A nossa primeira parada foi justamente a cidade de Tromsø, que é conhecida como a capital da aurora boreal. Linda, pequena e com muuuuuita neve. Parece uma cidade de casinhas de boneca com cafés maravilhosos e doces de comer de joelhos.

DSCN4435

201302 Polo Norte 039

201302 Polo Norte 071

Como o frio era intenso, tivemos que comprar botas apropriadas e casacos. Existe um shopping especializado em roupas térmicas para esportes, gastamos uma grana lá mas foi essencial. Nada na Noruega é barato, mas a qualidade dos produtos é incrível. O que é barato é o salmão, comíamos direto, até porque a carne de baleia e foca que tem por lá, não são para o meu paladar. Acho terrível.

Fomos com um grupo de brasileiros e dois guias do Rio, mas já adianto que não tem necessidade de fechar estes pacotes. O ideal é ir por conta e contratar um serviço de van em Tromsø mesmo.

No segundo dia, após descansar da longa viagem, partimos em busca da Aurora Boreal. No caminho fiquei muito emocionada com a beleza dos gigantes fiordes noruegueses (enormes vales rochosos inundados pelo mar, saiba mais aqui). Uma imensidão branca com lagos belíssimos! De tirar o fôlego! Um silêncio, um respeito, apenas o barulho das pegadas das nossas botas. E de repente ela aparece, um show de luzes verdes, espetáculo no céu. Não sabia se chorava, ou se ria…mas foi ali que percebi como somos insignificantes em tamanho e força se comparados às coisas que envolvem o universo.

DSCN4738

DSC01225

DSC_0225

Continuamos nos dias seguintes em busca da aurora pela Finlândia e Svalbard, o que eu recomendo para pessoas aventureiras e que curtem destinos inóspitos. Fiquei apaixonada por este lugar, é mágico!

Você sabia que Svalbard é uma ilha e é a cidade mais ao norte do planeta, única dentro do circulo polar ártico? E tem uma particularidade bem bacana lá. É onde está sendo construído o maior banco de sementes do mundo (o Svalbard Global Seed Vault). Já ouviu falar? Todos os países mandaram exemplares para este estoque/silo para repovoar a terra em caso de uma catástrofe mundial. Svalbard está dentro de um acordo que, se houver qualquer tipo de guerra, ela nunca poderá ser bombardeada, louco né?!

imagejpeg_1

DSCN4872

imagejpeg_2

DSCN4921

DSCN5092

DSCN4964

DSCN4983

DSCN4986

Às vezes precisamos deixar a mente limpa, respeitar a Natureza, e deixar as informações e correrias do dia-a-dia para trás. Simplesmente desconectar! Svalbard é uma cidade muito pequena com pouquíssimos habitantes. Só existe um mercado, um hotel e um restaurante (do próprio hotel). Não assistimos TV e dormíamos cedo para descansar das caminhadas de 25 graus negativos. Existem cavernas, snowboard, pessoas incríveis, educadas, sensíveis e ursos enormes!!!

P1020246

P1020241

P1020230

Este vídeo que você pode assistir aí abaixo, resume bem como foi a nossa experiência. Toda vez que assisto me emociono novamente. Aperte o play e divirta-se!

201302 Polo Norte 117

Por Cristine Cruz

Cristine Cruz é designer de interiores, casada com o empresário Leandro Neves. São pais do Felipe que tem quase 2 aninhos e amam viajar. Já estiveram na Patagônia, África do Sul e fizeram o interior da França de bike pelos campos de lavanda! 

Fotografia: Leandro Neves e Cristine Cruz

Dica Volto Segunda

Instale o aplicativo Norway Lights e comece a explorar. Ele informa quando e onde você deverá buscar as auroras boreais, já que o fenômeno apesar de lindo, não ocorre com data, nem hora marcada.

Aqui baixe Norway Lights para iOS

Aqui baixe Norway Lights para Android

Aqui baixe Norway Lights para Windows

Para saber mais sobre as auroras boreais visite este site de turismo da Noruega. Ele é todo escrito em português e tem informações muito interessantes sobre as belezas naturais deste país exuberante. Vale a pena navegar lá e explorar as infinitas possibilidades: Visit Norway

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário