COMPRAS EM MONTEVIDÉU

07.07.2016 | Destinos, Montevidéu, Onde Comprar, Uruguai, Viagens Curtas

Montevidéu não é propriamente um destino no qual você viaje focado em compras, até porque, atualmente, os valores dos produtos no Brasil e no Uruguai se equivalem, mas a capital possui 2 shoppings centers maiores com marcas internacionais e nacionais bem legais. Comparados aos shoppings que estamos acostumados no Brasil eles parecem pequenos, mas tem tudo que esperamos de um centro de compras.

Shopping Punta Carretas que fica no bairro de mesmo nome, tem lojas da Zara, Gap, Aldo, Hering, Levis, Nike, Apple, M.A.C (cosméticos) dentre outras marcas internacionais conhecidas. E é meu preferido. Já o Montevideo Shopping que fica em Buceo, além de Zara, Gap, Levis, Nike, tem também uma loja da Forever 21. Outras marcas internacionais que os uruguaios adoram são Crocs e Hush Puppies que estão em ambos os shoppings.

Post 8_Compras_Foto 1

Post 8_Compras_Foto 2

Das marcas locais, todos os shoppings contam com uma loja da Manos del Uruguay, uma organização social sem fins lucrativos que, desde 1968, emprega mulheres artesãs em áreas rurais do país. Elas desenham e produzem roupas e acessórios, principalmente com fios de lã e couro, para venda no mercado local e para importantes marcas internacionais.

Em 2009, após um longo e minucioso processo de avaliação, a Manos del Uruguay foi aceita como membro da Organização Mundial do Comércio Justo, a WFTO (World Fair Trade Organization), que opera em 70 países e reúne mais de 350 organizações comprometidas 100% com o Fair Trade, que reconheceu a missão da cooperativa, em erradicar a pobreza através do desenvolvimento econômico sustentável, permitindo que os artesãos melhorem seu ofício e continuem a desenvolver seu trabalho produzindo peças que são a cara do Uruguai. A Manos dá oportunidade à mulheres que não teriam muitas chances no mercado de trabalho comum a se desenvolverem como profissionais talentosas e com isso, garantirem o seu sustento. É um projeto lindo que resulta também em belos produtos.

Para conhecer mais, basta visitar o site.

Post 8_Compras_Foto 3

Se for às compras, eu indicaria que escolhesse um produto da Manos, pois além de contribuir com um projeto social, você vai adquirir algo que realmente representa a cultura do país.

Aqui está a seleção dos meus favoritos:

Onde Comprar MVD

Mate de Cerâmica | Matera de Couro | Jogo de Colheres para Salada | Ipad Case | Poncho Salteño | Bolsas de Viagem 

Daniel Cassin é outra marca local de roupas femininas bem famosa, mas confesso que só comprei a primeira vez que estive em Montevidéu, há anos. Outras vezes não curti tanto, mas garimpando, você encontra coisas bem legais, tipo ponchos, toucas, vestidinhos e estampas étnicas lindas. Então vai depender muito do seu estilo e da sorte de ter produtos legais quando você for. Eles tem a cara da moda local, especialmente aqueles sapatos de plataforma de borracha que as uruguaias usam muito, como esses aqui. Espie a loja online, assim você já pode ver se combina com você antes de ir 😉

Costumo também ir aos supermercados locais e comprar vinhos, especialmente os tannat e cafés, que tem alguns bem diferentes do Brasil, como o Brascafé Instantâneo e o de Vanilla em sachês, que são práticos e saborosos. Além do tradicional Cappuccino. Também acabo me rendendo ao doce de leite e aos produtos recheados com ele, como os alfajores e bocaditos da marca Punta Ballena. Cada alfajor leva uma camada bem generosa de doce de leite, uma loucura! Muuuuitas calorias, mas daquelas que você não se arrepende ehehehe. Tem também as conhecidas Lapataia e Conaprole, que tem produtos de comer ajoelhado e mega potões de doce de leite. Por ser um país pecuarista, seus produtos de lacticínio tem um sabor especial, por isso vale muito à pena você provar alguns. Além disso, entrar nos supermercados locais nos aproxima do dia-a-dia dos nativos e ver produtos diferentes dos que estamos acostumados também dá uma sensação de intimidade com a cultura do país. Eu adoro fazer isso, muito mais do que ir à shoppings centers.

Você também pode encontrar produtos interessantes no Mercado Agrícola de Montevidéu (MAM). Como a maior parte deles é fresco, você vai ter que consumir por lá mesmo, pois é proibido pela Vigilância Agropecuária Internacional ingressar no Brasil com frutas, verduras, queijos, carnes, dentre outros produtos de origem animal. Escolha algumas frutas ou queijos e deguste à vontade. Um programa ótimo no MAM é fazer um happy hour, de preferência experimentando uma deliciosa faina (pizza feita de farinha de grão de bico, típica de lá) acompanhada de uma cerveja artesanal da Mastra, e aí, de quebra, você aproveita pra conhecer as lojinhas e os produtos uruguaios, em um ambiente lindo, limpo e super organizado. Destaque para: frutas secas da Tienda El Naranjo e produtos sem glúten e lactose do Almacén del Celiaco. Dentro do Mercado Agrícola há também um supermercado (o Ta-Ta).

Post 8_Compras_Foto 5

Post 8_Compras_Foto 6

Post 8_Compras_Foto 8

Outro capítulo a parte, é um dos programas de domingo dos uruguaios, a Feira de Tristán Narvaja. É um clássico de Montevidéu. Todos indicam como um “must go”, porém, não acredito que seja um programa para todos, ao contrário do que se pensa. As pessoas exageram um pouco e há muitos visitantes que saem de lá decepcionados. Não que seja um programa ruim, a feira é super legal, mas você tem que ser paciente, gostar de tumulto, e ir de coração aberto. Você vai passar por tendinhas de frutas, verduras, queijos, antiguidades e quinquilharias que a gente nem sabe para que servem, em um vai e vem de uruguaios com seus mates, famílias e tudo que tem direito.

Post 8_Compras_Foto 11

IMG_7331

IMG_7338

1295

Em quase toda a altura da Tristán Narvaja, as barracas se misturam, você vai andar em um zig zag maluco, para ver de tudo um pouco, roupas novas, usadas, objetos de decoração, livros novos e antigos, discos, obras de arte, animais de estimação, plantas e flores, artigos para o mate e uma infinidade de coisas que eu ficaria a vida citando. O fato é que ela não é apenas uma feira de antiguidades. Você fica até um pouco confuso com a miscelânea de itens ofertados. Porém, na altura da Faculdade de Psicologia é onde a feira concentra seus tesouros, livros novos e antigos, clássicos ou técnicos, há barracas inteiras com verdadeiras preciosidades da literatura. Um lugar para colecionadores e amantes das letras.

1379

Dica Volto Segunda

Descendo um pouco adiante, entre a Rua Uruguay e a Paysandu, você encontra louças e objetos de decoração antigos, o que para muitos é a “cereja do bolo” da feira. A fusão de traços modernos com o antigo é a “batida” atual em decoração de interiores, e talvez, seja esse o ponto onde você possa gastar mais tempo e dinheiro. É possível que você encontre algum tesouro antigo que combine perfeitamente com seu apartamento moderno. Aí se curtir, invista!

1391

1409

Fique Atento Volto Segunda

A Feira acontece há mais de 100 anos, todos os domingos, das 09h às 16h. No entanto, como em toda a feira popular, é bacana que você se planeje para chegar no meio do seu expediente, nem muito cedo, nem muito tarde, assim as barraquinhas já foram montadas e ainda há bastante coisa para explorar….ao fechamento próximo das 16h os feirantes começam a desmontar las tiendas e fica um pouco caidinho.

Em um domingo de sol, é um programa ótimo para se conectar com o cotidiano dos uruguaios e observar os mais diversos estilos urbanos. Uma mistura interessante e vibrante, que só feiras populares proporcionam. Aos que simpatizam com esta vibe, será um ótimo passeio.

IMG_7347

Mais um ponto forte de comércio na cidade é a Av. 18 de Julio, uma das maiores avenidas de Montevidéu, ligando a Plaza Independencia, na Ciudad Vieja, ao Bulevar General Artigas, no bairro Tres Cruces. O comércio é bem popular e vende de tudo. Há vários prédios com galerias e pequenos centros comerciais, além de uma grande quantidade de casas de câmbio com boas cotações. Alí você encontra também uma Loja da Manos del Uruguay, além do Mercado de Los Artesanos na Plaza Cagancha. Se você tiver somente um dia dedicado às compras, opte pela Ciudad Vieja, pois assim você pode comprar enquanto passeia e conhece a cidade, captando belas fotos.

825

846

Para quem viaja a Montevidéu e vai passar pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, vale gastar um tempo no Duty Free. A loja da chegada já é grande, mas a da saída é maior ainda e tem as melhores marcas intermacionais Na minha opinião este é o melhor freeshop em aeroportos na América do Sul. Sempre tem ótimas promoções, vale checar no site antes de ir ou lá mesmo. Você encontra muitos modelos de relógios e óculos, roupas, bebidas, eletrônicos e um paraíso de perfumes e cosméticos com marcas como Chanel, Clarins, L’oreál, Revlon, Lancôme, Esteé Lauder, Shiseido, Victoria’s Secret (que é grande), dentre outras. Para quem sempre se abastece destes ítens em viagens, é um freeshop bem completo. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito, peso uruguaio, dólar ou real.

1430

Normalmente viajamos com um budget bem justo e compras não são nossa prioridade. Na maior parte do tempo, investimos nossa grana em experiências. Mas é sempre bom trazer recuerdos das cidades por onde passamos que não sejam apenas souvenirs ou quinquilharias que você não usará pra nada. Menos é mais. 😀

Por isso, invista de forma inteligente, comprando algum item que combine com a sua casa, algo que você goste ou que possa usar por muitos anos, além de comidinhas e bebidinhas que só encontre por lá. Roupas e acessórios só valem o investimento se for mais barato do que aqui ou algo super exclusivo do país que você está visitando, como os itens da Manos del Uruguay que mencionei acima. Não vale a pena você encher a mala com roupas da Zara se elas custarem o mesmo que no Brasil, não é verdade?  😉

Qualquer dúvida ou comentário “ deixe um recado “ logo aí abaixo!

Besitos,

Angélica

Fique Atento Volto Segunda

É proibido ingressar no Brasil com produtos de origem vegetal e animal. A entrada é controlada pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Alguns produtos têm entrada livre. Para outros, como: frutas, plantas e hortaliças, mel, carnes e derivados do leite, como queijos, o passageiro precisa de uma autorização do Vigiagro. Sempre é bom consultar a lista atualizada. Eu já trouxe por exemplo, charutos de Cuba, e não foram retirados da bagagem e alguns sites indicam que é proibido, todavia não consta na lista da Vigiagro e comigo não deu problema. Às vezes vai muito da sua sorte. Mas nunca é demais ficar atento. Para saber a lista completa de itens vetados, acesse este link.

REFERÊNCIAS:

Punta Carretas Shopping

Funcionamento: das 10h às 22h todos os dias. Fechado apenas nos feriados 25/12, 01/01 e 01/05.

Endereço: José Ellauri 350 esq. Solano García y Francisco García Cortinas, Barrio Punta Carretas, Montevideo, Uruguay

Tel: (598) 27116940 int 126

www.puntacarretas.com.uy

Montevideo Shopping

Funcionamento: das 10h às 22h todos os dias. Fechado apenas nos feriados 25/12, 01/01 e 01/05.

Endereço: Luis Alberto de Herrera 1290 – Barrio Buceo, Montevideo, Uruguay

Tel: (598) 2622 1005

www.montevideoshopping.com.uy

Mercado Agrícola de Montevideo (MAM)

Funcionamento: das 9h às 22h todos os dias.

Endereço: José L. Terra 2220, entre Martín García y Dr. Juan José de Amézaga, Barrio Goes, Montevideo, Uruguay

Tel: (598) 2200 9535

Consultas e contato: info@mam.com.uy

Atenção ao cliente : clientes@mam.com.uy

www.mam.com.uy

Feira Tristán Narvaja

Funcionamento: das 09h às 16h, todos os domingos.

Melhor horário para visitar: entre 10h e 15h

Endereço: começa na esquina da Avenida 18 de Julio com a Rua Tristán Narvaja e suas barraquinhas estendem-se por diversos quarteirões. Barrio Cordón, Montevideo, Uruguay.

LEIA MAIS:

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário

4 comentários em “COMPRAS EM MONTEVIDÉU”

  1. Dioneia Morato disse:

    Muito bom ler tuas informações. Vou ao Uruguai em novembro (Montevidéu e outras cidades). Foi muito válido.
    Obrigada!
    Dioneia Morato-RS

    • Olá Dionéia tudo bem? Ficamos muito muito felizes que nossas informações estão sendo úteis. Tem vários posts sobre Montevidéu. Você viu os outros? Onde ficar, onde passear, gastronomia, noite, o que levar na mala, etc, tem de tudo porque já fomos pra lá muitas vezes. O que pudermos ajudar é só chamar! Boa viagem e volte sempre. Abraços da Equipe do VS

  2. Maria Lidia faria disse:

    Gostava muito de visitar Montevidéo ,pé trazer de lá algumas plantas ou sementes pelo menos ,por ex Hoyas ( flor de cera ) e rosas do deserto .sera fácil entrar e puder trazer para Portugal ,grata a quem me puder ajudar

    • Olá Maria Lidia, tudo bem? Não é permitido embarcar com sementes ou plantas pela Lei da Anvisa. Você pode encontrar mais detalhes aqui: http://portal.anvisa.gov.br/regras-de-bagagem. Talvez você consiga trazer se for para fins profissionais, mas com autorização da Anvisa. Terias que pesquisar isso melhor no site e entrar em contato com eles. Para uso pessoal, trazendo na bagagem assim, sem autorização, será bloqueado na entrada do país, quando fizerem o raio X da bagagem. No site vc consegue entender melhor essas regras. E lembrando que cada país tem sua rigidez em relação a isso. Brasil é uma, Portugal é outra, então terias que pesquisar a fundo. Obrigada pela visita. Volte sempre. Um abraço, da Equipe do Volto Segunda.