CONHECENDO CARTAGENA E SEUS MISTÉRIOS

14.04.2016 | Cartagena, Colômbia, Destinos, Explorando as Cidades
IMG_2828

El Laguito

Quando escolhemos conhecer Cartagena, decidimos ficar no bairro Bocagrande, uma zona moderna e bem localizada. O Hotel Caribe Cartagena, onde nos hospedamos, está localizado em frente à praia de El Laguito e é considerado um dos monumentos nacionais de Cartagena, por sua espetacular arquitetura colonial. Possui grandes corredores e escadas de estilo espanhol, além de lindos jardins e muitos elementos históricos. O hotel oferece muitas vantagens: os quartos são amplos, bem ventilados e possuem ar condicionado. O café da manhã é delicioso e farto. O atendimento é impecável e a equipe é super preparada e simpática. Os jardins com palmeiras e a ampla piscina fazem você lembrar o tempo todo que está no Caribe. Com o calor que faz em Cartagena, consideramos indispensável escolher um hotel com piscina, pra você relaxar e se refrescar no fim do dia.

DCIM100GOPRO

As praias de Cartagena não são a principal atração e nem lembram as praias do Caribe. São praias mais urbanas e com águas claras, porém estão sempre cheias e a areia é escura. Um ponto negativo é o assédio constante de vendedores ambulantes e eles conseguem ser muito inconvenientes. O hotel Caribe Cartagena possui uma praia privada bem em frente ao hotel, com espreguiçadeiras, toalhas e um bar à disposição dos hóspedes.

Para ver águas cristalinas e areia branca, faça o passeio de barco que te leva para as Islas del Rosario ou para a Playa Blanca. Não fizemos esses passeios, porque nosso próximo destino seria San Andrés, onde as praias são divinas. Para quem vai apenas a Cartagena, recomendamos optar por algum desses passeios às ilhas. No nosso caso, preferimos explorar a cena urbana.

CENTRO HISTÓRICO: CIDADE AMURALHADA

IMG_8864_edited

O Centro histórico de Cartagena, conhecido como Ciudad Amurallada, tem 13 km de muralhas fortificadas que foram construídas para proteger a cidade dos ataques dos piratas do Caribe. A muralha cerca a parte antiga da cidade e concentra alguns dos principais pontos turísticos. A própria muralha com seus baluartes é um lugar perfeito para ver o sol se pôr e rende ótimas fotos.

muralha_650px

IMG_2706

Reserve um dia inteiro para desbravar a cidade. Comece o passeio pela Torre Del Reloj, principal entrada da cidade, e percorra a região com calma. Passando a Torre, você chega na Plaza de Los Coches, onde é possível sentar-se em mesinhas de bares e observar o ritmo da cidade, ou ainda experimentar as cocadas do Portal de Los Dulces.

IMG_2642_650px

IMG_2647_650px

Bolsas Wayuu

Bolsas Wayuu

Para conhecer a cidade pode-se ir a pé, de bicicleta ou ainda com a famosa Chiva, que é um ônibus bem colorido e sem janelas que faz city tour durante o dia ou à noite, quando vira uma festa rumbera ambulante.

IMG_2932

Chiva

Se sobrar tempo, você pode visitar os museus no centro histórico. Tem o Museu Naval, sobre a cultura e a rota dos índios do Caribe, Museu do Ouro e o Museu da Inquisição, com seus chocantes objetos de tortura. Tem a Igreja de San Pedro Claver, a Catedral e a Igreja de Santo Domingo, além de belas praças sempre bem movimentadas. Pegue um mapa e vá descobrindo cada canto da cidade, observando seu ritmo bem peculiar, doce e lento, que só os lugares mais interessantes podem ter.

IMG_2797

GETSEMANÍ

Outro passeio obrigatório é visitar o Getsemani. O bairro tem uma fama ultrapassada de ser uma zona perigosa, mas passamos momentos muito agradáveis nessa região de Cartagena. O bairro é reduto dos estudantes, com seus múltiplos hostels, bares, discotecas e mercadinhos, com muitas intervenções artísticas pelas ruas. Aproveite para caminhar e descobrir um lado mais alternativo da cidade.

DCIM100GOPRO

IMG_3730_double

IMG_2981

IMG_9206_650px

IMG_9207_650px

IMG_3426

IMG_3016

IMG_9222_650px

IMG_9174

CASTILLO SAN FELIPE DE BARAJAS, ZAPATOS VIEJOS E CONVENTO DE LA POPA

O Castillo San Felipe de Barajas é um patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO e é considerado uma das sete maravilhas da Colômbia. A visita a este imponente castelo histórico é um dos principais passeios em Cartagena, por isso separe várias horas do dia, e de preferência num dia de céu aberto, pois a vista lá de cima é linda.

Construído em 1536 pelos espanhóis, é considerado a maior obra militar espanhola na América e foi erguido para defender a cidade de Cartagena dos ataques dos piratas na época da colonização.

Desbrave essa impressionante muralha. Pode-se pagar um tour guiado, mas o mais legal é caminhar nos trilhos e túneis do castelo e ir descobrindo todas as suas particularidades. A entrada no castelo custa cerca de 17 mil pesos colombianos por pessoa.

IMG_2900_650px

Aperte o play e vem com a gente fazer um tour pelo Castelo >

 

Na parte traseira do castelo, vale a visita ao Monumento a los Zapatos Viejos, uma homenagem à Luis Carlos López, ilustre poeta local. Uma bonita escultura de bronze à céu aberto, com as muralhas fazendo um lindo fundo para a obra. Ao redor dela, tem uma feirinha de artesanato. Um local para sentir o aspecto histórico de Cartagena.

zapatosviejos_650px

Monumento a los Zapatos Viejos

Outro passeio para fazer no mesmo dia é uma visita ao Convento Santa Cruz de La Popa. Os taxistas em frente ao castelo oferecem pacotes para o convento, pois é necessário que o táxi espere a visita para fazer o caminho de volta. Negocie um pacote de ida e volta. Não tem um preço fixo, por isso, negocie um valor justo. Conseguimos negociar um bom preço, algo em torno de 10 mil pesos por pessoa. A entrada no convento custa cerca de 4.500 pesos colombianos. O caminho para o convento é tortuoso e íngreme, pois está a 148 metros acima do mar, mas a vista lá de cima é a mais bonita da cidade.

Além de conseguir avistar o mar, em primeiro plano está Bocagrande, a área mais moderna com seus grandes prédios de luxo. No fundo, dá também pra se ter uma ideia da grandeza do Centro Histórico. Dentro do pequeno convento, encontra-se uma igreja em homenagem à Virgen de La Candelaria, ótima oportunidade para agradecer e fazer uma oração.

convento

Imperdível Volto Segunda

  • Admirar o pôr do sol no Café del Mar, tomando uma cerveja colombiana;
  • Andar pelas ruas da Cidade Amuralhada de dia e de noite;
  • Fotografar as portas, janelas e paredes coloridas do bairro Getsemaní e do Centro Histórico;
  • Comprar uma bolsa wayuu.
IMG_2792

Café del Mar

IMG_2774

IMG_2781

Fique Atento Volto Segunda

  • Os vendedores ambulantes em Cartagena são bastante insistentes e invasivos. Caso você não goste de ser abordado, você deve ser firme ao dizer que não. Assim, você conseguirá passear tranquilamente;
  • O passeio de charrete pelas ruas de pedra da Cidade Amuralhada é tradicional, mas nos informaram que os cavalos são maltratados e que há um movimento local dos defensores dos animais para acabar com esta modalidade. Por isso, sugerimos que você desbrave as ruas do Centro Histórico a pé ou de bicicleta.

 

Sobrou energia? A noite em Cartagena é um convite a céu aberto, não deixe de aproveitar! Outro ponto forte da cidade é a gastronomia. Conhecemos restaurantes incríveis por lá!

Na próxima semana você poderá conferir um post recheado de informações sobre as noites quentes e estreladas da cidade e outro sobre nossas experiências gastronômicas pelos olhos da nossa chef. Imperdível. Fique ligado!

Abraços,

Diego

 

Fotografia: Angélica A. Maldaner, Gabriela A. Maldaner e Diego Oliveira

Leia mais em:

PROJETOS SOCIAIS – COLÔMBIA

ONDE COMPRAR EM CARTAGENA

A NOITE EM CARTAGENA E A MÚSICA COLOMBIANA

EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS EM CARTAGENA

SPOTS PARA CONECTAR-SE NA COLÔMBIA

FAZENDO A MALA: CARTAGENA E SAN ANDRES

VIAGEM A COLÔMBIA: CARTAGENA E SAN ANDRES

images?Todas as fotos deste post são de autoria e propriedade do Volto Segunda. Fotos de amigos e colaboradores são creditadas. 

Por Diego Oliveira

Deixe um comentário