COSTA RICA: A TERRA DO CASADO E DO GALLO PINTO

27.10.2016 | Costa Rica, Destinos, Experiências Gastronômicas, Jaco, San Jose

SAN JOSE

Não tem como começar a falar em gastronomia da Costa Rica sem citar um dos preparos típicos mais consumidos nesse país, o Gallo Pinto. O prato é uma mistura de arroz com feijão preto com pouquíssimo caldo, refogados juntos, e temperados com cebola, pimentão, pimenta, coentro e um molho chamado Salsa Lizano que se assemelha muito ao molho inglês. Molho esse super utilizado pelos costarriquenhos, quase como o ketchup em outras culturas. O Gallo Pinto pode ser consumido em qualquer refeição do dia, mas normalmente é servido no café da manhã acompanhado de ovos mexidos ou fritos, banana da terra grelhada, natilla (uma espécie de sour cream) e linguiça ou bacon fritos. Sei que parece pesado, mas acredite, é uma delícia, vai te sustentar pelo resto do dia e prepará-lo para encarar uma Costa Rica cheia de aventuras! Experimente!

foto-24-faltou-pasta-gel

Outro prato bastante consumido por lá é o Casado, muito parecido com nosso A La Minuta.  É composto de arroz e feijão preto, só que dessa vez separados e feitos com tempero bem suave. Acompanha sempre uma proteína, que pode ser peixe, frango, carne, um cozido ou até mesmo linguiça. Além disso, vem com banana da terra grelhada e levemente caramelizada e uma mini salada. Dependendo do restaurante, eles acrescentam umas tortillas ou legumes em cubinhos refogados ou até mesmo uma fatia de queijo fresco, bem saboroso e saudável.

foto-25-1

Existem restaurantes para todos os bolsos em San Jose, os mais em conta também são conhecidos como Sodas. Comemos no Chelles Bar, bem no centro, um dos mais tradicionais da cidade. Foi lá que experimentamos nosso primeiro Casado e um frango grelhado bem temperado, com salada e batatas fritas. Tudo gostoso e por um preço justo.

A Costa Rica é um país notoriamente americanizado e talvez seja por isso que sua gastronomia não tenha tanta expressão. Tem bons restaurantes, mas nada de muito destaque. Encontra-se KFC (Kentuchy Fried Chicken), assim como outras redes, em todos os cantos de San Jose. Servem inclusive Gallo Pinto e Casado no seu cardápio. Um tanto pitoresco.

O café é ícone nacional e um dos principais produtos de exportação do país. As indústrias estão investindo em produções mais gourmets, vale a pena conhecer alguma delas para sentir o aroma e pegar nas mãos os grãos dessa bebida típica. Escolhemos fazer um tour na fábrica que produz o Doka State Coffee. No post Descobrindo San Jose você confere o que fizemos por lá.

foto-26_650px

JACO

Na rua principal da cidade existe uma série de restaurantes, uns mais bonitos e descolados, estilo praia e outros mais práticos. Eles servem cardápios bem variados com destaque para o arroz de camarão, os famosos Casados e os peixes, normalmente acompanhados de arroz, salada e batata. Nessa avenida você também encontra sorveterias e bares legais. Vale explorar!

montagem-foto-27

Durante uma de nossas aventuras pelas montanhas de Jaco, paramos em um pequeno restaurante na beira da trilha que estávamos desbravando, onde reabastecemos nossas energias experimentando uma empanada e um Tamal que é uma massa feita à base de milho envolta em folha de bananeira e cozida a vapor ou em água fervente, normalmente é recheado com carne de porco, arroz e legumes, e servido com a Salsa Lizano. Ele se assemelha muito a nossa pamonha, mas com sabor especial. O Tamal ou Tamale como é conhecido em outros países, é uma iguaria encontrada ao redor no mundo, cada um com sua versão, têm até no Cheesecake Factory, que é delicioso.

foto-28_650px

Na beira da Playa Hermosa, há um restobar chamado Backyardbar que serve uma piña colada de primeira, fica a dica! Como é uma praia frequentada por muitos surfistas, o astral é super leve e a batida bem naturalista. Vale muito curtir a praia tomando um drink ou uma cerveja Imperial Silver.

Existe uma preocupação dos chefs que vivem no país para melhorar a gastronomia local, alguns possuem seus próprios restaurantes e estão utilizando e desenvolvendo produtos locais nos seus cardápios recheados que criatividade, por isso, antes de ir à Costa Rica, faça uma pesquisa para achar opções do seu gosto. Mas certamente sempre terá um peixinho gostoso com um acompanhamento bacana por um preço justo esperando por você. 😉

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário

2 comentários em “COSTA RICA: A TERRA DO CASADO E DO GALLO PINTO”

  1. José Ricardo Corrêa da Silva disse:

    Meus café da manhã sao parecidos sd precisar mando fotos

    • Gabriela Maldaner disse:

      Esses cafés da manhã são ótimos, né? Super reforçados pra aproveitar bem os dias de aventura na Costa Rica! Obrigada por nos acompanhar!