EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS EM CARTAGENA

18.04.2016 | Cartagena, Colômbia, Destinos, Experiências Gastronômicas, Explorando as Cidades

Cartagena tem uma gastronomia saborosa e muito colorida. A mistura de receitas tradicionais aos temperos e aromas de influências culturais na cidade ao longo do tempo, resultaram em uma culinária rica em sabor, cor e aroma, fazendo com que você se apaixone mais ainda pelo lugar. Ela é baseada em peixes e frutos do mar, milho, banana, aipim e frutas muito lindas, suculentas e saborosas.

IMG_8941

DSC01762

Um dos pratos típicos de Cartagena são as arepas, consumidas no café da manhã e como acompanhamento de pratos, nos lanches da tarde e nas barraquinhas de comida de rua. São bolinhos normalmente fritos, no formato circular e achatados, feitos à base de milho amarelo ou branco. São tradicionalmente recheados com um ovo inteiro. A forma de rechear as arepas é fantástica! Eles moldam um pouco da massa na mão, fazem um buraco, colocam um ovo cru inteiro para dentro, fecham e fritam em óleo bem quente, o que exige muita habilidade. As arepas também podem ser grelhadas e recheadas com queijos e carnes desfiadas. Vale muito experimentar!!!

Outro prato muito consumido em Cartagena é uma espécie de PF (prato feito) composto por um pescado grelhado, uma saladinha básica de tomate e alface temperada com vinagrete de coentro, patacones e arroz de coco. Os patacones são bananas da terra amassadas e fritas. O arroz de coco é imperdível e pode ser de coco queimado ou branco, e assim como os patacones, são acompanhamentos de muitos pratos. Além do peixe grelhado, esse prato típico pode ser com peixe à milanesa ou com algum tipo de molho. Eu optei pelo grelhado, pois o prato fica mais leve e o astro de tudo pra mim é o arroz, achei fantástico! Experimentamos este PF no restaurante La Casa de Socorro. A entrada da refeição foi um caldo de peixe, todo mundo torceu o nariz para o prato que não tinha uma aparência muito boa, mas depois da primeira colherada tudo mudou, o caldo é bem gostoso. Toda a experiência foi muito boa, o lugar é lindo e a comida melhor ainda.

IMG_9169

La Casa de Socorro

Como uma legítima cidade tropical, Cartagena tem muitas frutas sendo vendidas nas ruas, vale muito a pena parar em alguma barraquinha e degustar os mais diversos tipos. Eu adorei o anón, fruta do conde super doce e suculenta, o lulo também é bem interessante. Ao longo do passeio pela cidade, você encontra também muita melancia, que eles chamam de sandia, picada, sem caroço, geladinha e pronta pra comer.  Não deixe de provar, ainda mais com o calor escaldante que faz em Cartagena.

IMG_2725_edited

IMG_8899

IMG_8900_edited

A culinária peruana é muito difundida no país, comemos excelentes ceviches e polvos muito bem preparados. Almoçamos no Restaurante Cuzco, que fica em uma casa antiga, linda, com vários ambientes e uma piscina no jardim. Explore todos cantinhos e sente-se onde mais lhe agradar. O atendimento é ótimo, eficaz e muito simpático. Pelo que eles oferecem não é caro, mas também não é dos mais baratos. Como couvert, são servidos uns grãos de milho crocantes, gigantes e apimentados que vale muito a experiência, só cuidado com os dentes, pois é duro de morder. Lagostines Acevichados foi a opção top do lugar, são lagostins empanados com tempero acevichado, sobre uma cama de abacate tipo guacamole.

image1-2

Cuzco Cocina Peruana

Não deixe de conhecer o El Santisimo, um dos mais comentados restaurantes de Cartagena, principalmente depois de uma resenha no The New York Times. Os chefes foram treinados na França, mas usam ingredientes do Caribe para elaborar seus pratos. A soma destas especiarias de qualidade com uma técnica impecável, só pode resultar em ótimos pratos. Eles oferecem um menu a La carte, mas também um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa chamado Plan Milagro. Esse último custou 95.000 pesos colombianos, o que não é nenhum absurdo pelo que é servido. Mas, se você não quer gastar tanto e nem está com aquela fome gigante, vá no a La carte mesmo, você vai comer tão bem quanto. Experimentamos um lagostin com bananas da terra carameladas e salada de abacate, servido numa folha de bananeira, acompanhado de arroz de coco. Outro pedido foi um robalo ao molho de frutos do mar com patacones. De sobremesa pedimos a torta La Pereza (a base de coco com sorvete de vanilla) e o La Avaricia (profiteroles de baunilha com calda de chocolate quente). O cardápio muda com certa periodicidade, mas tudo parece muito bom, então arrisque!

DSC01801_edited

IMG_2804_edited

IMG_2805

Na Plaza Santo Domingo, na cidade amuralhada, tem uma espécie de praça de alimentação com muitos restaurantes, um ao lado do outro com mesas a céu aberto. São inúmeros tipos de gastronomia. Na noite que jantamos por lá, optamos por comer pizza acompanhada por uma Club Colombia, ótima cerveja local.

As paleterias são muito fortes em Cartagena, com o calor que faz o ano todo nada como um picolé geladinho pra refrescar. A forma que eles estão expostos nos balcões, formando uma espécie de arco íris das mais diferentes cores e sabores é demais!! Você precisa experimentar! Nós nos encantamos com a La Paletteria, que fica no centro histórico. Provamos os sabores de tutti frutti, avelã e morango, todos uma delícia! 😉

IMG_9059

IMG_2746

Como toda cidade grande, Cartagena tem shopping e dentro deles uma rede bem legal chamada Crepes & Waffles. Nós experimentamos um sorvete imperdível de salt caramel. No dia de compras, vale um lanchinho por lá.

IMG_3125_edited

IMG_8862_edited

Hard Rock Café Cartagena. Segue o padrão internacional com alguns toques da culinária local.

Na Plaza de los Coches você encontra o famoso Portal de Los Dulces, são corredores com barraquinhas de doces típicos da região vendidos a preços justos. São parecidos com os doces caseiros feitos aqui no Brasil, tipo cocadas, doce de leite, mariola e coisas do tipo. É tradicional, confira!!

IMG_8873_edited

image1

Para se refrescar, não perca o suco típico dos colombianos, a limonada de coco. É um suco de limão batido com leite de coco. Para o meu paladar, eles adoçam em excesso, mas você tem que provar, é bem gostoso!!! Em função da diversidade de frutas encontradas na região, tem muito suco refrescante e saboroso pra se deliciar. A bebida alcoólica mais consumida por eles é o rum, desde o famoso mojito, rum com coca cola (nossa cuba libre) ou até puro mesmo. Eles adoram! O conceito do rum é tão legal que, mesmo quem não aprecia, acaba se rendendo ao destilado. Nós adoramos cerveja e nada melhor no calor úmido da cidade. As marcas que mais bebemos e gostamos foram a Aguila e a Club Colombia. Os drinks doces são muito consumidos também, não deixe de provar uma típica piña colada caribenha. Eles adoram coco, tudo que leva essa fruta vale a pena provar!!!

DSC01991_edited

Cartagena é linda, multicolorida e com muitos sabores a serem desbravados, vá com a mente aberta e prove tudo que apetecer seu paladar! Eu garanto que não irá se arrepender!!! 😀

ENDEREÇOS:

La Casa de Socorro

Endereço: Calle Larga 8E-112, Getsemaní, Cartagena | Tel +57 (53) 664-4659

Restaurante Cuzco Cocina Peruana 

Endereço: Calle Santo Domingo #33-48, Ciudad Amurallada, Cartagena | Tel +57 5 6606125

El Santisimo Restaurante 

Endereçp: Calle Del Torno #39-76, Ciudad Amurallada, Cartagena | Tel +57 5 6601532

La Paletteria

Endereço: Calle de Ayos #03-86, Ciudad Amurallada, Cartagena

Crepes Y Waffles 

Endereço: Centro comercial Caribe Plaza CL 29D No. 22-108 (pie de La Popa) | Tel 57 + 5 6720874

Plaza Santo Domingo 

Endereço: Calle 35 #3-1 a 3-123, Ciudad Amurallada, Cartagena

Portal de Los Dulces

Endereço: Carrera 7 #33-2 a 33-110, Plaza de Los Coches, Ciudad Amurallada Cartagena

IMG_9215

Leia mais em:

PROJETOS SOCIAIS – COLÔMBIA

ONDE COMPRAR EM CARTAGENA

A NOITE EM CARTAGENA E A MÚSICA COLOMBIANA

SPOTS PARA CONECTAR-SE NA COLÔMBIA

CONHECENDO CARTAGENA E SEUS MISTÉRIOS

FAZENDO A MALA: CARTAGENA E SAN ANDRES

VIAGEM A COLÔMBIA: CARTAGENA E SAN ANDRES

images?Todas as fotos deste post são de autoria e propriedade do Volto Segunda. Fotos de amigos e colaboradores são creditadas.

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário