FERNANDO DE NORONHA: PARAÍSO BRASILEIRO, POR ALINE AMORIM

15.01.2018 | Brasil, Convidados, Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco, que em 2001, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. De origem vulcânica e com uma história muito particular, a Ilha recebe visitantes de todos os lugares do mundo. Por se tratar de uma área de preservação, lá se encontram golfinhos rotadores, que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos. Com uma temperatura média de 26 graus, Noronha é a ilha perfeita para quem procura descanso, trilhas, mergulho, surf, lazer e muita diversão.

Para conhecer algumas praias como a Baía do Sueste, é preciso adquirir o ingresso individual e intransferível, que dá direito ao visitante a acessar todas as áreas de visitação pública do PARNAMAR, suas trilhas e praias. Saiba mais clicando aqui.

A Praia do Sueste é ótima para mergulho, as tartarugas marinhas adoram este local! De águas calmas e transparentes, abriga muitos peixes coloridos e corais no fundo do mar. Tem um quiosque muito bom, com bebidas, alimentos e até uma lojinha com roupas, acessórios diversos e lembranças de Noronha.

Existem duas maneiras de chegar até a Baía do Sancho, eleita a melhor praia do mundo pela terceira vez: por mar ou por terra. Se escolhermos por mar, há várias empresas na ilha que tem na sua programação semanal passeios de barco, que levam os turistas a desfrutar de belas paisagens pelas águas de Noronha. Em alguns dos passeios, o almoço em alto mar é incluído, com direito a peixes pescados na hora!

E se escolhermos por terra, podemos encarar a descida de uma escadaria encravada num paredão de pedras de 30 metros de altura ou optar pelo caminho mais tranquilo, que o Parque Nacional Marinho de FN inaugurou em julho de 2017. A trilha suspensa do Sancho, possibilita que os visitantes e moradores locais (inclusive com mobilidade reduzida) cheguem até o Mirante, onde poderão admirar a paisagem privilegiada da Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos, cartão-postal da ilha. A recompensa é um banho de mar em águas claras recheadas de peixes multicoloridos e tartarugas marinhas.

Morro do Pico é o ponto mais alto de Fernando de Noronha, com 323 metros de altura. É o cume de um grande sistema de montanhas submarinas de origem vulcânica, que se ergue do chão do oceano a cerca de 4.000 metros de profundidade. Podemos avistá-lo de vários pontos da Ilha, é uma referência quando estamos desbravando este paraíso!

A Praia da Conceição é famosa por suas ondas e agitos a beira mar…. Com algumas opções de bares e aluguéis de cadeiras e guarda sol.

A Praia do Porto é por onde entra tudo que vem do continente. Barcos chegam todos os dias, trazendo o que as pessoas precisam para viver e trabalhar na Ilha. Existem várias escolas de mergulho, e também é de onde saem os passeios de barco diariamente.

Passar o dia inteiro na Praia do Porto e assistir ao pôr do sol realmente é mágico, é um local privilegiado. De lá se assiste não só o nascer e pôr do sol, mas também, as chegadas e partidas de barcos e pessoas que saem em busca de novas experiências, seja em alto mar ou em baixo d’água.

Localizada no meio da Vila dos Remédios, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, principal templo católico da Ilha, teve o início de sua construção em 1737, mas só foi concluída em 1772, data que ostenta sua fachada.

Fernando de Noronha, ainda guarda vestígios do passado nas diversas construções históricas que permanecem de pé. Andar pelas ruas da vila, pode se transformar em um agradável passeio por diferentes períodos da história.

O ideal seria cinco dias, no mínimo, para conhecer toda a ilha, caminhando, de barco, de buggy ou de bicicleta, não importa como se vai… O importante é não perder nem um minuto desta experiência que é mágica, colorida e cheia de surpresas em cada metro quadrado!

Boa viagem! 😉

Por Aline Amorim

Aline Amorim é professora de educação física e simplesmente apaixonada por viajar, viver novas experiências e fotografar! Sempre que tem uma folguinha na agenda, prepara as malas e busca um novo destino, de preferência onde tenha sol! Esses lugares combinam com a paz de espírito que essa querida amiga nos transmite!

Fotografia: Aline Amorim.

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário

3 comentários em “FERNANDO DE NORONHA: PARAÍSO BRASILEIRO, POR ALINE AMORIM”

  1. Francisca A Schoffen disse:

    Realmente lindo,belas fotos Fernando de Noronha deve ser um lugar encantador e muito bem descrito tanto nos textos quanto nas fotos parabéns Aline Amorim!
    E que Deus permita que você possa voltar lá e ou nos presentear com fotos de outras viagens tão encantadoras quanto esta.

  2. Luciana Meinhardt da Silva disse:

    Linoca sempre Linoca!!! Sempre que escreve, impossivel não se emocionar!!! Agora deu uma vontade imensa de conhecer esse lugar maravilhoso…. sempre achei lindo, mas aos teus olhos me pareceu mais encantador ainda…. saudades de nossas conversas e festinhas!!! Amiga pra todo sempre!!!! Bjuuu no coração !!!

  3. Alessandra disse:

    Amiga linda o meu sonho é conhecer esse lugar é demais linda fotos é isso aí tem curtir e aproveitar todos os momentos bons da vida quem um dia eu consiga guardar dinheiro e ir bjao saudades