FUERZA BRUTA “WAYRA” – BUENOS AIRES, ARGENTINA

05.03.2016 | Argentina, Arte Pelo Mundo, Buenos Aires, Destinos, Viagens Curtas, Vida Noturna

Querido leitor!

Numa das minhas pesquisas pré-viagem li um artigo sobre esta companhia de teatro argentina e seu espetáculo que está há 10 anos em Buenos Aires e que já viajou o mundo, por cidades como Lisboa, Londres, Madri, Barcelona, dentre tantas outras. A peça também faz parte do circuito off-broadway, com apresentações regulares em Nova York. Em 2015 estiveram em São Paulo no período de 9 de abril a 31 de maio.

image1

Por onde passam, sempre lotam a casa. E não é pra menos! É um super experiência, no sentido mais completo da palavra. Resumidamente, trata-se de um espetáculo interativo com música ao vivo, que sem falas comunica-se intensamente com o espectador, despertando emoções de tirar o fôlego.

Numa sexta-feira à tarde, fomos comprar os ingressos no belo Centro Cultural da Recoleta, onde ele ocorre. Escolhemos a última sessão daquela noite (com início as 23h30), sem saber exatamente o que nos esperava. Hesitamos por alguns segundos, afinal é legal direcionar bem o tempo e o dinheiro numa viagem, mas foi, sem exageros, um dos espetáculos mais impressionantes, loucos e divertidos que já vi, neste caso, participei. Os tickets estão disponíveis a partir de 240 pesos argentinos, o equivalente a aproximadamente R$ 65,00 no câmbio de hoje.

foto 2 IMG_7575

Demos sorte, primeiro porque é recomendável comprar o ingresso com mais antecedência. Segundo, porque nas sextas-feiras às 23h30 é a edição especial Fuerza Bruta DJ Nights, o que significa que, ao finalizar o show, um DJ convidado transforma a Sala Villa Villa numa grande festa eletrônica.

Não quero estragar o elemento surpresa, que faz os 80 minutos de espetáculo passarem voando, mas vou te contar um pouco da vibe do lugar, do que senti naquela noite e te mostrar só alguns trechinhos do que vi.

A recepção do “teatro” já é super descolada. Você chega num ambiente com dois bares, música rolando e muita gente interessante, tudo pensado pra ir entrando no clima. Aí você pode relaxar, tomar uma cervejinha e conhecer pessoas. Pelo que senti, não é uma programa muito turístico, os locais são a maioria. Os argentinos apreciam muito todos os tipos de arte, tanto que Buenos Aires é recheada de programas culturais.

Perto da hora de iniciar abrem-se as portas e você é conduzido para um grande “pavilhão” (a Sala Villa Villa). Você ficará em pé todo o tempo, então vá com sapatos confortáveis. Tudo começa com uma banda muito louca, tocando uma “sonzeira” de respeito. Há uma equipe, quase invisível, que vai te deslocando para montar os cenários de cada “ato”, mas acredite, você está tão atraído com o que está rolando que quase nem percebe que andou.

O enredo, na minha interpretação, é toda a loucura que vivemos hoje, a correria das grandes cidades, o apego às coisas materiais, a morte, a luta do bem e do mal, a liberdade, o amor…. Representados de uma forma bastante visceral, sedutora e criativa. O elenco é demais! Os atores são incríveis e tem um preparo físico invejável, eles rompem barreiras, mergulham e voam a toda força. Você os escutará gritando “Wayra”, o nome do espetáculo, que significa vento em quíchua (língua indígena falada por alguns povos da América do Sul).

Foto 3 339

Foto 4 345

Durante o espetáculo o tempo parou. Fiquei envolvida, com os olhos vidrados pra não perder nenhum lance e com o coração batendo mais forte a cada cena. Vale destacar a energia coletiva do público, todos ficam bem juntinhos, caminhando, dançando, pulando e vibrando. É brutalmente harmônico e contagiante.

Foto 5 351 interagindo

O espetáculo encerrou em alta! A banda retorna com tudo e passa a reponsabilidade para o DJ seguir a festa. A galera que já estava no clima, vai à loucura com a música eletrônica, as portas são abertas e você tem acesso ao bar novamente. Este “ato final” foi até as 2 horas da manhã.

Foto 6 356

Gente! Esse mundo afora é recheado de arte, desde a mais clássica e tradicional até formas de expressão muito ousadas e inovadoras, como esse espetáculo. Se você já se interessa pelo assunto, sabe do que estou falando, mas se ainda não inclui esse tipo de programação no seu roteiro de viagem, repense com todo o carinho, você vai se surpreender! Experiências como essa abrem novos horizontes! 😀

Então, quando tiver a oportunidade, vivencie Fuerza Bruta! Você não vai se arrepender! Depois quero saber se gostou tanto quanto eu. Me conte aqui. 😉

ALGUMAS DICAS PRA VOCÊ APROVEITAR MAIS O ESPETÁCULO

  • Vá com sapatos confortáveis e roupas casuais;
  • Se estiver frio, use uma camiseta / blusa leve por baixo, faz bastante calor lá dentro;
  • Não vá com bolsas ou mochilas grandes, se necessário, leve uma bolsa pequena;
  • Se você usa óculos de grau, vá com eles e não com lentes de contato. Em algumas partes do espetáculo voam papéis picados, muito deles, daí você precisa fechar os olhos;
  • Se você tem claustrofobia fique ligado, algumas partes do espetáculo podem ser sufocantes no seu caso;
  • Não fiquei com receio, o “interativo” aqui não é aquele chato que você se sente exposto. Vá tranquilo;
  • Você não precisa entender espanhol, o espetáculo não é falado;
  • O show é recomendado para maiores de 08 anos de idade. Nas sessões de sexta-feira as 23h30, o Fuerza Bruta DJ Nights, é proibida a entrada de menores de 18 anos;
  • O espetáculo normalmente acontece: quintas-feiras as 20h30 / sextas-feiras as 20h30 e as 23h30 / sábados as 19h00 e 22h00 / domingos as 20h00. Sempre consulte o site oficial e o de compra de ingressos para informações atualizadas.

LEIA MAIS:

BUENOS AIRES: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

ROTEIRO DE 3 DIAS EM BUENOS AIRES

ONDE COMPRAR EM BUENOS AIRES

FUTEBOL, UMA PAIXÃO ARGENTINA

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário