O IMPERDÍVEL DE LONDRES

02.05.2016 | Cidades, Destinos, Explorando as Cidades, Hot Spot, Inglaterra, Londres

Sou suspeito para falar de Londres, pois é a minha cidade favorita. Já fui inúmeras vezes e deixaria de conhecer outros países para voltar para a terra da rainha. Tem muitos lugares legais para explorar, então vou listar alguns dos passeios que mais gosto de fazer aqui.

Brick Lane  –  Capital do curry em Londres, Brick Lane normalmente é associada ao tempero, pois ele é servido por diversos restaurantes indianos, paquistaneses e bengaleses distribuídos pelas redondezas. Até as placas de sinalização são em dois idiomas, inglês e bengali. Lá estão também grafites de Banksy (artista mundialmente famoso), exposições de arte, casas noturnas, mercados de antiguidades, roupas e alguns dos primeiros bagel shops judaicos de Londres (anteriormente essa região era toda habitada por judeus). Não deixe de provar o bagel recheado de salmão e cream cheese, o preferido dos locais.

É um ótimo lugar para ir aos domingos, onde acontece o Sunday Up-Market em uma antiga cervejaria, a Old Truman Brewery e também o Brick Lane Market, onde vendem roupas, móveis e comida. Na região há alguns brechós, entre eles a Rokit, um paraíso para quem gosta de garimpar barganhas ou peças de roupas vintage.

Placas de sinalização nos dois idiomas, inglês e bengali

Grafites incríveis pelas ruas de Brick Lane

Camden Town – O movimento punk-moicano londrino fez história justamente no Camden. Você vai ver o lado cheio de atitude de Londres, com jovens vestidos de couro, tachinhas e botas militares. O distrito tem jeito contestador com suas lojas de tatuagem e piercing, onde cogumelos alucinógenos são vendidos livremente em suas pequenas lojas. Mas você não precisa ser alternativo para visitar esse bairro maluco. Situada entre as estações Camden Town e Chalk Farm (ambas na linha Northern), a região atrai muitos turistas e possui cinco áreas separadas de lojas e barracas, cada uma com características próprias.

Tem o famoso Camden Lock Village, à beira do Regent´s Canal, lugar que rende um lindo passeio de barco em dias de sol. Aqui você encontrará várias barraquinhas de comida de todo o mundo, inclusive brasileira, com ótimos preços.
Aqui era a casa da cantora Amy Winehouse. Recentemente o bairro ganhou uma estátua de bronze da cantora, obra do escultor Scott Eaton.  Camden é parada obrigatória para quem está conhecendo Londres.

Camden Town e suas famosas fachadas pitorescas

Notting Hill – Andando pelas ruas desse charmoso bairro você descobrirá porque vários filmes foram rodados aqui, incluindo o mais famoso deles – “Um lugar chamado Notting Hill” – do galã inglês Hugh Grant. As encantadoras ruas com casas vitorianas coloridas são a marca registrada daqui. As lojas e os antiquários cheios de estilo satisfazem quem procura artigos diferenciados.

O famoso mercado da Portobello Road é animado e também um ótimo passeio. Localizado no West Side de Londres, nos finais de semana fica bem cheio, mas tem gente que prefere ir durante a semana para poder aproveitar bem todas as opções que o mercado de rua oferece. Ao longo da rua, encontram-se brechós, restaurantes, barraquinhas de bugigangas, lojas de antiguidades e é um verdadeiro paraíso para os colecionadores.

Portobello Road e suas encantadoras casas coloridas da era vitoriana

Rough Trade, clássica loja de cd e vinil

Covent Garden – O Covent Garden é um dos mercados mais atraentes da Europa, com suas barracas de artesanato, boutiques, restaurantes, bares, patisseries, chocolaterias, sorveterias, cafeterias e casas de chá distribuídas nos três pisos da construção. A praça central tem uma próspera cultura de café e é repleta de artistas de rua (que atraem  multidões com shows de mágica, malabarismo e música) e divertidos eventos durante todo o dia.

Em Covent Garden também está situada a Royal Opera House, uma das mais célebres casas de concertos da Inglaterra.

Os que curtem uma moda mais descolada, que fuja um pouco das tendências e do básico, procurem a Neal Street, verdadeiro reduto de lojas de vanguarda e repleta de pessoas estilosas andando pela rua. Outro local cool da região é o Neal´s Yard, que tem ares de jardim secreto e reúne inúmeros restaurantes e lojas de produtos orgânicos.

Se der fome, prove as deliciosas batatas onduladas com cheddar do Shake Shack

Neal´s Yard e seus ares de jardim secreto

Hyde Park – Maior e mais famoso parque de Londres. É enorme, lindo e cheio de peculiaridades que o diferenciam de qualquer outro parque no mundo. O Hyde Park é um dos lugares favoritos dos londrinos para curtir o sol, fazer piqueniques, conversar com os amigos e levar os filhos e animais para passearem. Alugue uma espreguiçadeira e relaxe, respirando o ar mais puro da cidade.

Piccadilly Circus – Famosa praça situada no ponto de cruzamento de várias ruas de comércio como a Regent´s Street. Além dos outdoors, o local é conhecido pela estátua de Eros, de Alfred Gilbert. Fazer compras ao redor do Piccadilly, principalmente em sua rua mais famosa, a Oxford Street, é um programa obrigatório em Londres.

piccadilly-circus-71

Big Ben / London Eye – A poucos metros da Abadia de Westminster está um dos cartões-postais de Londres, o Big Ben, onde está instalado o parlamento inglês, uma das paradas obrigatórias para qualquer turista que visita a cidade. Diferentemente do que muitos pensam, Big Ben é o nome do sino da Elizabeth Tower do Palácio de Westminster, em Londres, e não o do relógio que também fica na torre.

Do outro lado do Rio Tâmisa está o outro cartão postal londrino, a London Eye. Terceira maior roda gigante do mundo e um dos pontos turísticos mais disputados de Londres, o passeio dura cerca de meia hora e a vista lá de cima  é deslumbrante.

Borough Market – Uma incrível mistura de cheiros, aromas e sabores. Assim poderíamos resumir o mercado de alimentos mais antigo do Reino Unido, onde reúne dezenas de boxes que vendem  legumes, frutas, pães, queijos e comidas de todos os tipos. Aqui sempre tem coisas acontecendo pelos corredores ao mesmo tempo: aulas, harmonizações e degustações. Vale muito uma visita! Além de produtos e ingredientes de alta qualidade, oferece refeições para viagem a preços bastante interessantes.

O mercado é bem grande e as três áreas principais são o Jubilee Market, o Middle Market e o Green Market. Nas ruas próximas existem também muitas lojas e restaurantes interessantes para explorar. Chegar lá é muito fácil: fica junto da estação de metrô London Bridge, servida pelas linhas Jubilee e Northern.

Para seguir o passeio, sugiro uma ida ao The View from the Shard, a plataforma de observação do prédio mais alto de Londres, que fica bem próximo ao mercado.

IMG_2221

E aí, curtiu as dicas? Londres é de fato um lugar muito plural e que sempre pode te surpreender. Confira abaixo nosso vídeo explorando essa grande cidade!

 

 

 

Por Diego Oliveira

Deixe um comentário