AS FABULOSAS ÁGUAS TERMAIS DE ITÁ

03.12.2017 | Brasil, Destinos, Explorando as Cidades, Itá, Viagens Curtas

Vista para o Rio Uruguai na entrada de Itá

Itá está situada no oeste catarinense, possui aproximadamente 7 mil habitantes e tem uma história curiosa: em 1978, a cidade recebeu a notícia preocupante de que iria desaparecer para dar lugar ao lago de uma usina. Logo depois, a população iniciou a construção de uma nova cidade, inaugurada em 1996. Foi totalmente planejada, com um moderno conceito arquitetônico que se destaca na beleza exuberante da região, representando o princípio de uma nova fase para Itá.

Está localizada a uma distância de 60km de Chapecó, 470 km de Porto Alegre, 450 km de Curitiba e é considerada uma das 50 melhores cidades pra se viver no país. O rio Uruguai sempre esteve presente na história da região e no seu leito foi construída a Usina Hidrelétrica Itá, gerando 1.450 megawatts de energia. O lago da usina, que começou a se formar em 2000, favoreceu o surgimento de novas alternativas de lazer e esportes. Na região da cidade velha, já esvaziada pela população, quando as águas tomaram conta de tudo, apenas as duas torres da antiga Igreja Matriz ficaram de pé, intactas e hoje é um grande cartão postal e lembrança constante da história desta modesta cidade. Itá renasceu em nome do progresso!

Reservamos um final de semana pra conhecer e relaxar nas águas termais de SC. Fomos eu, Diego e o Rafa (nosso filho de 2 anos), que já estava ansioso pra aproveitar as piscinas. Saímos de carro de Novo Hamburgo/RS e levamos 8 horas pra chegar. Colocamos no GPS e seguimos tranquilos nossa viagem longa e cansativa, porém compensadora. Nos hospedamos no Itá Thermas Resort e Spa, que é referência na hotelaria catarinense. O hotel está situado em frente ao Lago Itá, formado pela barragem do rio Uruguai, próximo a usina e ao lado do parque Itá Eco Aventura, região montanhosa e de beleza exuberante. O complexo é um universo de lazer, diversão e tranquilidade para todas as idades e conta com 134 apartamentos nas categorias luxo, suíte luxo e suíte master. Os quartos são equipados com ar-condicionado, cofre, frigobar e TV a cabo. Também incluem banheiro com chuveiro. A equipe é muito atenciosa e solícita. O estacionamento privativo está disponível gratuitamente. Ficamos num quarto luxo com vista para a lago. Contemplar o nascer e o pôr do sol com essa paisagem foi fantástico!

Vista do nosso quarto

O maior atrativo do resort são as águas termais das piscinas internas e externas, que são aquecidas a uma temperatura de 32 graus e possuem efeitos terapêuticos como ação anti-inflamatória e antitóxica, além de hidratar e reduzir nossos níveis de gordura, beneficiando também diversas outras áreas da saúde. Um banho nas águas quentes é revigorante! Você se sente relaxado e leve! Outra vantagem é que você pode se hospedar lá o ano todo e mesmo assim curtir as piscinas, inclusive no inverno!

A  recreação do resort também merece destaque. As crianças a partir de 3 anos podem participar das atividades e a equipe é muito atenciosa, preparada e experiente. O Rafa, pela idade, não pôde participar sozinho com o resto da criançada, mas mesmo assim curtiu as brincadeiras acompanhado por mim. Inclusive, áreas de lazer não faltam: são 3 salas de recreação com brinquedos diversos, 1 sala especial pro berçário, piscinas com tobogã, jardins, cama elástica, sala de jogos, boliche e etc…

Os visitantes também encontram um restaurante com deck e vista para o lago, complexo esportivo com quadras de tênis, futebol e vôlei, trilhas, academia, auditório, bar molhado, mini golf, SPA e espaço chimarrão. O elevador é panorâmico e oferece uma bela vista pro lago e pra natureza. São muitos cantinhos e decks especiais espalhados pelo resort pra você descansar, relaxar e curtir o verde! Pra quem prefere não ficar muito parado, tem muitas atividades de recreação e brincadeiras pro adultos também, além de shows ao vivo no quiosque.

O hotel trabalha com o sistema de pensão completa (café da manhã, almoço e janta incluídos). Bebidas e extras são pagos à parte. Estávamos com uma expectativa alta em relação à gastronomia do resort, pelas indicações e relatos que lemos e essa expectativa foi superada! A comida é deliciosa e muito variada, com um padrão de resort internacional. O restaurante é amplo e moderno, cada dia com uma temática como: churrasco, feijoada, italiano, alemão, frutos do mar, mexicano, além de uma cozinha show, onde são preparados pratos na hora de acordo com a escolha do hóspede. Desfrutamos de uma explosão de cores, aromas e sabores. Outro diferencial são os alimentos sem glúten e sem lactose no serviço de buffet. Sempre há uma ilha que eles chamam de “cantinho saudável”, onde são servidas opções mais lights e saudáveis. Trata-se de um hotel onde o serviço e o foco no hóspede são quesitos insuperáveis! Tem opções gastronômicas pra toda família e pra todos os gostos.

No final de semana que nos hospedamos, tivemos a sorte de assistir a uma aula show com Michele Crispim, que foi campeã da quarta edição do Masterchef Brasil. Ela montou uma ilha dentro do restaurante com seu cardápio sugerido: a entrada era um tartar de salmão e os pratos principais eram: arroz de coco, purê de mandioquinha e moqueca de peixe e camarão. A sobremesa era um cheesecake desconstruído de morango. Tudo divino! Além da ilha já montada, ela mostrou e explicou a preparação do tartar e do cheesecake, depois tirou fotos e conversou com os hóspedes. Foi muito legal essa experiência e a Michele é uma querida! Merece todo o sucesso que está tendo!

Aula show com Michele Crispim, campeã do Masterchef Brasil

Tartar de Salmão da Chef Michele

No mesmo final de semana assistimos ao Natal Iluminado, que acontece de novembro a janeiro. O hotel fica todo decorado e iluminado com mais de 200 mil lâmpadas de led. O espetáculo enche nossos olhos com a magia natalina. O som tem sincronia com as luzes e torna tudo ainda mais encantador. O Rafa ficou impressionado, ainda mais com a chegada do Papai Noel, que foi no sábado a noite. Demais!

Além da vista exuberante que o hotel oferece, conseguimos ver o percurso da tirolesa passando por cima das águas do Lago Itá, coladinho no resort. Na hora que vimos, já ficamos com vontade de fazer o passeio e fomos buscar informações. Custa R$50 e pode ser agendado no quiosque da agência que fica na entrada do resort, com a equipe do Itá Eco Turismo. Marcamos para a manhã seguinte e um ônibus nos levou até o ponto de partida, que fica bem pertinho. A tirolesa de Itá é o terceiro maior percurso da América do Sul com 1780 metros e é considerado o cenário mais bonito no Brasil. A experiência foi incrível! Além da tirolesa, você pode fazer arvorismo, paintball, funicular,  passeios náuticos e trilhas no Eco Parque.

Atividades não faltam em Itá, não é mesmo? Nosso fim de semana foi incrível e já queremos voltar! O Itá Thermas nos surpreendeu e é uma ótima opção de hospedagem pra toda família, especialmente para as crianças. Curta a natureza e divirta-se  muito conhecendo esse cantinho especial de Santa Catarina.

Até a próxima! 🙂

COLABORAÇÃO

Itá Thermas Resort e Spa

Rodovia SC 155- Km 530- Lago Azul- Itá/ SC.

0800 643 9200 ou  (49) 3458 9200 – reservas@itathermas.com.br

Itá Eco Turismo

Av. Tancredo Neves, 02- Itá/SC

(49) 3458 2022 –  contato@itaecoturismo.com.br

LEIA MAIS:

EXPLORANDO A SERRA GAÚCHA COM CRIANÇAS

PORTO ALEGRE AO AR LIVRE

10 DESTINOS DIVERTIDOS PARA IR COM CRIANÇAS

O MELHOR DE CADA PARQUE DE ORLANDO

 

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário