JACO, COSTA RICA – O VILAREJO DOS SURFISTAS

07.11.2016 | Costa Rica, Destinos, Explorando as Cidades, Jaco

Jaco é a praia mais próxima da capital San Jose e está localizada na costa pacífica da Costa Rica. Possui apenas 4 km de extensão e é famosa por suas ondas e pela cena surfe. Os locais e turistas se misturam a procura de diversão e natureza. A pequena praia conta com uma boa infraestrutura de hotéis, bares, restaurantes, sorveterias e lojas. Campeonatos internacionais de surfe também costumam acontecer por lá. Confira abaixo dicas importantes para você se programar antes de colocar o pé na areia.

foto-10-3_650px

Informações básicas de JACO

Língua oficial: espanhol. Mas a maioria da população fala fluente o inglês.

Localização: Jaco é uma pequena praia, banhada pelo Pacífico, situada na província de Puntarenas, a 100 km da capital San Jose.

Quantos dias para conhecer: ficamos 3 dias inteiros em Jaco, tempo suficiente para aproveitar a praia e as atividades locais.

Documentação necessária: brasileiros precisam de passaporte e não necessitam de visto para ingressar no país. É obrigatória a vacina contra febre amarela comprovada na Carteira Internacional de Vacinação.

Como chegar: partindo da capital, fomos de van até Jaco. Contratamos o serviço incluído no nosso pacote. O trajeto leva em torno de 2 horas. Você pode também alugar um carro, se preferir.

Melhor época para ir: a alta temporada é entre os meses de dezembro a abril (época de seca) e de julho a agosto. As chuvas vão de maio a novembro, período em que pode ocorrer tormentas tropicais, no entanto, é quando os preços ficam mais convidativos. Para quem quer aproveitar as excelentes ondas para o surfe, na Costa do Pacífico os melhores meses são setembro e outubro.

Clima: fomos no início de dezembro e fazia mais calor que na capital, média de 30°C. Exceto dentro da floresta tropical, onde é mais frio e chove.

Moeda local: colón. Mas o dólar é aceito em todos os lugares, assim como cartões de crédito. 1 dólar equivale a mais ou menos 530 colones. Para sair à noite prefira a moeda local.

Onde ficar: por ser uma praia turística, existem muitas opções de hospedagem, como hostels, apartamentos para alugar e grandes hotéis. Optamos por ficar em um hotel na beira da praia e perto do centro. O escolhido foi o Canciones del Mar, com uma vibe bem tropical, simples e com um bom custo-benefício.

Transporte local: como a extensão de Jaco é de apenas 4 km, você pode explorar o centrinho a pé. Táxis estão por toda parte e também são uma ótima opção.

Fique Atento Volto Segunda

Segurança: existe policiamento nas ruas, mas fique atento! Não é recomendável andar a pé pelas ruas após as 19 hs, pois lá escurece cedo e os turistas podem se tornar alvo fácil de pequenos furtos. Deixe objetos de valor no cofre do hotel. Como em qualquer praia turística, cuide dos seus pertences.

Voltagem: 110V e as tomadas, normalmente, possuem dois pinos chatos. Leve adaptador universal de tomadas.

Fuso horário: – 3h de Brasília.

No próximo post confira o estilo off road de Jaco e tudo que fizemos por lá! 😉

foto-1_650px

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário