JACO, UMA AVENTURA OFF ROAD!

07.11.2016 | Costa Rica, Destinos, Explorando as Cidades, Jaco

Quando estávamos escolhendo uma praia próxima a San Jose (Costa Rica) para passar o final de semana, pensamos num lugar movimentado que além de surfe, tivesse balada. Desta forma chegamos a Jaco, com sua exuberante floresta tropical, areia vulcânica e belas montanhas verdejantes.

A praia é bonita e conta com uma boa infraestrutura, principalmente visitada pelos costarriquenhos, americanos e canadenses. Há muitos surfistas e os mais experientes optam por praticar o esporte na Playa Hermosa, que fica ao lado, para depois curtir a noite em Jaco.

Ficamos no hotel Canciones del Mar bem localizado na beira da praia, a apenas uma quadra do centrinho da cidade. O hotel é bom, com atendimento mediano e no geral os funcionários tinham um pouco de preguiça de ajudar. Café da manhã à la carte, bem básico, apartamento espaçoso e com ar condicionado, piscina ampla e limpa. Em frente ao hotel há redes e camas de praia estrategicamente localizadas em meio aos coqueiros, excelentes para relaxar!

foto-2-2

foto-2-3

O mar deste lado do Pacífico não é dos melhores para banhar-se, há muitas conchinhas e pedras pequenas na beira, o que dificulta a entrada na água. Durante nossa passagem por lá o tempo estava nublado, um pouco frio. A praia nos rendeu excelentes caminhadas e por ser tranquila é um ótimo lugar para conectar-se com a natureza!

foto-3_650px

O centrinho resume-se a uma rua com diversas opções de restaurantes, fast foods americanos, supermercados, lojinhas de artesanato e muitas danceterias (mais adiante falo sobre elas). Durante o dia é bem gostoso caminhar por lá, há muitos cantinhos pra explorar e num final de tarde pudemos presenciar uma revoada de pássaros pretos (da espécie anú-preto), que nos pegou de surpresa. Tivemos a sensação de estarmos dentro de uma cena do filme “Os Pássaros” de Hitchcock. Disseram que é um acontecimento comum, mas nos sentimos privilegiadas em assistir!

foto-4_650px

Imperdível Volto Segunda

PASSEIO DE QUADRICICLO PELAS MONTANHAS

Este foi o passeio mais off road que fizemos: explorar a floresta tropical em um quadriciclo. Entramos mata adentro seguindo nosso guia, o Pedro, com a Fernanda pilotando nosso 4×4. Tem que dirigir muito bem e estar atento aos sinais do guia: parar, andar, acelerar, não bater e o mais importante, não deslizar morro abaixo! 😉 À medida que fomos adentrando a floresta tropical, começou a garoar, é claro, lembram do post de San Jose? Pois é, não tínhamos mais nossas super capinhas de chuva. A estrada virou um lamaçal liso, inclusive presenciamos o resgate de uns turistas, que foram de táxi para lá. Não recomendo ir com veículo comum. Montanha acima, fomos abençoadas com uma exuberante vegetação, clareiras com vistas de encher os olhos e muita adrenalina!!!

foto-5-1_650px

foto-5-2_650px

foto-6_650px

Fizemos a primeira parada em uma cascata no meio da mata fechada, onde após escalar em um cipó pelas pedras, “adquire-se” o direito de nadar em uma piscina natural, no melhor estilo welcome to the jungle. Com a força da chuva, a água estava chocolate e gelada, porém revigorante! Neste local, a sensação é de plena conexão com a natureza e sua imponência.

foto-7-1_650px

A segunda parada foi num barzinho onde comemos tamal e empanadas, petiscos tradicionais. Ao lado do restaurante, em um vale, havia uma tirolesa longa e altíssima, no meio da floresta, muito roots. Assistimos alguns caras descendo que gritavam desesperados e fomos assim desestimuladas a experimentar esta aventura! 😀 Foi quando recarregamos as energias para iniciar a descida igualmente emocionante. Chegamos com frio, molhadas, sujas de lama e de alma lavada. Nosso guia, muito gentil, nos deu uma carona até o hotel. Contratamos o passeio no centrinho, há bastante oferta, sugiro pesquisar valores.

foto-8_650px

img_6679

PLAYA HERMOSA

Ao lado de Jaco, a apenas 10 minutos de carro, está a Playa Hermosa que faz jus ao nome. É uma praia de surfe, onde se pode observar o degradê de cores do mar azul em contraste com a areia cinza escura, arrematada pelos bosques tropicais verdes, cenário de uma beleza ímpar!

foto-9_650px

foto-10-1_650px

Demos sorte de assistir a um campeonato de surfe nacional quando estávamos por lá. A praia estava fervendo, os surfistas dando um show dentro e fora d’água, muita gente bonita circulando e música boa rolando, uma vibe PURA VIDA! O acesso à praia é por um barzinho chamado Backyard, onde nos abastecemos de drinks para acompanhar o campeonato. Aí também rola sunset parties.

foto-10-2_650px

foto-10-3_650px

Dica Volto Segunda

Em uma festa tivemos o privilégio de conhecer o Carlos Muñoz, um dos melhores surfistas da Costa Rica da atualidade. Gente boníssima, simpático, acessível, engraçado e fã do Medina, lógico! Sugiro que o sigam no instagram <@munozcali>, porque o cara posta fotos incríveis dos hot spots para surfar na Costa Rica e no mundo. Vale muito a pena!

foto-11_650px

foto-12_650px

Ainda nesta região fica o Parque Nacional Manuel Antonio, com praias belíssimas, intensa vegetação e onde o visitante tem oportunidade de estar em contato com flora e fauna diversificadas. Este passeio é bem popular, mas por falta de tempo optamos por explorar Jaco e suas redondezas mesmo.

Esta pequena praia também é “off road” a noite! Confira no próximo post. 😉

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário