LA PALOMA, A PRAIA MAIS DEMOCRÁTICA DO URUGUAI

14.12.2016 | Destinos, Explorando as Cidades, La Paloma, Litoral Uruguaio, Uruguai, Viagens Curtas

La Paloma é uma das praias mais democráticas e emblemáticas da costa uruguaia. Procurada por jovens e famílias, atende a todos os gostos, idades e estilos.

img_5988_edited

Está há 120km distante de Punta del Este e 158km da fronteira com o Brasil, localizada no departamento de Rocha e banhada pelo Oceano Atlântico. É a praia mais desenvolvida da região, com muitos restaurantes, bares e hotéis.

A visitamos em janeiro passado quando passamos férias de verão em La Pedrera, vizinha distante apenas 12km e onde costumamos nos hospedar (posts completos aqui!). Naquela ocasião, pegamos o carro e passamos um dia inteiro em La Paloma, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos e praias. Mas caso você opte por ficar hospedado aqui, considere 1 semana para aproveitar melhor todas as praias e atrativos da orla.

Pra você ter um ponto de comparação e decidir onde ficar, La Pedrera está para La Paloma, como Xangri-lá (Atlântida) está para Capão da Canoa. Quem é gaúcho vai entender. Mas traduzindo, La Pedrera é a praia do momento, mais cool e aconchegante e La Paloma, maior e mais popular, com público diversificado. Pra quem viaja entre amigos, La Pedrera é mais convidativa. Para famílias, La Paloma tem mais opções.

Sua extensão é grande, com praias bem frequentadas e para diferentes perfis, como: Playa Serena, Solari, Anaconda, Los Botes, El Cabito, Zanja Honda, La Balconada, Bahía Grande, Bahía Chica, dentre outras. Muitas ondas, tesouros históricos, movimento à noite e diversas atividades.

mapa_lapaloma

O CENTRO

Tudo acontece ao longo da Av. Nicolás Solari (a rua principal) e suas adjacências. Basta percorrer de ponta a ponta que você encontrará a maior parte dos restaurantes recomendados da cidade, bares, sorveterias, feiras, lojinhas, cassino, cinema e casas de câmbio. Em alta temporada o centro ferve, você vê artistas de rua pelos canteiros e muita movimentação. Um bom programa é tomar um sorvetinho por ali no final da tarde, assistindo o vai e vem.

Sobre onde comer, a Fê fará um post exclusivo sobre gastronomia com todas as dicas. Fique ligado! Nós almoçamos no Arrecife, um restaurante de cozinha típica uruguaia e estava uma delícia. 😛

AS PRAIAS CENTRAIS

O centro da cidade está rodeado pelas Bahías Grande e Chica. Que tem ondas calmas e são freqüentadas em sua maioria por famílias. A Bahía Grande oferece alguns poucos quiosques com sombra (leve seu guarda-sol) e acesso para pessoas com necessidades especiais. Nota 10 pra La Paloma por ser inclusiva. 😀

img_5992

425

img_5991

DCIM125GOPRO

Logo em frente a Bahía Grande tem um posto de gasolina da rede ANCAP bem completo, com lojinha de conveniência e banheiro. Outro utilitário que você encontra ali é um máquina com dispositivo para aquecer água (para o mate ou chimarrão) a 10 pesos. A água é purificada e o mobiliário urbano é bem útil pra quem vive na América do Sul. Adorei 😉

Nesta região você pode: banhar-se, tomar sol, brincar com as crianças, praticar esportes como stand up paddle, windsurf, skysurf, futebol, vôlei ou simplesmente relaxar.

461

464

AS PRAIAS DO SUL

No sul da cidade, passando o farol, você encontra: La Balconada, El Cabito, Los Botes, Anaconda, Playa Serena e Solari.

Playa Serena e Solari são praias virgens e silenciosas ao extremo sul. Boas pra quem gosta de tranquilidade e prefere beleza natural ao invés de agito.

Anaconda, Los Botes e La Balconada são procuradas em maioria por jovens. Por situar-se em um cabo, La Paloma sempre oferece boas ondas para surfe. Nestas 3 praias você encontra ondas bravas, especialmente entre setembro e novembro, março e maio. Em alta temporada acontecem aulas de surfe e você pode alugar pranchas, roupas e acessórios.

DCIM125GOPRO

DCIM125GOPRO

La Balconada é a mais famosa e foi onde passamos mais tempo do dia. Tem um parador com restaurante chamado Punto Sur, onde servem frutos do mar, peixes, chivitos, à la minutas, aperitivos e drinks. Ali também acontecem shows de pop, rock e outros estilos. Na ocasião estava rolando um showzinho de rock clássico uruguaio bem bacana. Também tem quadras de vôlei e outros esportes.

547

538

Los Botes é uma praia bonita e relativamente grande, de pescadores. Você pode fazer longas caminhadas e observar os barcos pesqueiros chegando à costa ao final do dia.

DCIM125GOPRO

577

579

El Cabito é pequena e tem uma particular beleza com algumas piscinas naturais. Ótima para mergulho e para ir com crianças.

DCIM125GOPRO

DCIM125GOPRO

559

AS PRAIAS DO NORTE

Ao norte estão:

  • La Aguada: fica logo após o porto e é ótima para prática de surfe, com fundo arenoso. É bastante procurada por jovens;
  • Costa Azul, Antoniópolis e Arachania para os que preferem sossego e natureza agreste. São praias abertas e arejadas, com larga faixa de areia, frequentadas, em maioria, por famílias.

Não estivemos nestas praias por falta de tempo, então não tenho subsídios pra relatar mais detalhes, mas pelo que verificamos em nossas pesquisas e relatos parece valer a pena, especialmente pra quem fica em La Paloma por mais tempo. 😉

ISLA DE LA TUNA

A cerca de 100 metros da baía, encontra-se esta pequena ilha, com rochas perfeitas para pescar. Quando a maré está baixa é possível chegar a pé ou nadando. Há também embarcações que fazem o percurso. Também não tivemos tempo de fazer a travessia. Fica pra próxima. 😀

Há dois locais  históricos que você deve visitar: El Faro de Santa María (o farol) e El Puerto de La Paloma ou “Paseo del Puerto” como chamam (o porto).

EL FARO DE SANTA MARÍA

O farol é a construção mais antiga (datada de 1874) e o cartão postal da cidade. Foi declarado Monumento Histórico Nacional pelo Ministério da Educação e Cultura.

521

472

É possível subir e contemplar a impressionante vista da costa. O acesso se dá por uma escada em espiral com 143 degraus, o equivalente a 30 metros. Pra quem tem medo de altura como eu, não é um passeio muito auspicioso. 😐 Venta bastante lá em cima e dá uma vertigem louca! 😛 No fim das contas eu encarei (me segurando no corrimão e nas paredes ehehehe) e valeu o sufoco, pois é a melhor vista do balneário.

img_8759

496

Sente a ventania bombando no vídeo 😛

Ao redor do farol foram construídas as primeiras casas de La Paloma e a região é chamada de Cabo de Santa María. Há interessantes residências ali, uma mistura de referências arquitetônicas, que vão do grego ao contemporâneo. É bonito de ver. Ao final do post você encontra valores e horários de funcionamento para visitação.

img_8717

img_6004

img_6014

Nos meses de agosto, setembro e outubro as baleias francas chegam à costa uruguaia para se reproduzir e é possível observá-las de pertinho. Um bom programa para fazer com crianças.

522

EL PUERTO DE LA PALOMA / PASEO DEL PUERTO

O Paseo del Puerto é um atrativo interessante. E foi ali que resolvemos ver o sol se pôr. As pessoas não descrevem nos sites e blogs o verdadeiro potencial do lugar e por isso foi uma grata surpresa pra nós.

DCIM125GOPRO

image1

DCIM125GOPRO

Dica Volto Segunda

É um ótimo local para conectar-se com a natureza e meditar, por exemplo. Você caminha sobre uma muralha de pedras construída em 1910 que forma um extenso paredão adentrando o mar. Ao final dela você pode se sentar e observar a vista do infinito, escutando o suave barulho das gaivotas em meio a alguns pescadores. A luz do sol vai cristalizando sobre o oceano e você simplesmente sente paz.

DCIM125GOPRO

DCIM125GOPRO

img_6066

614

613

610_edited

Ali funciona uma feira de artesanato e praça de alimentação que estão abertas diariamente até tarde da noite. Em alta temporada, acontecem shows de música que transformam o local em um ótimo passeio para a família! Você também pode observar a atividade dos pescadores artesanais e encontra peixes fresquinhos pra comprar. Delícia 😛

ONDE FICAR

Não nos hospedamos em La Paloma, mas há inúmeras opções na rede hoteleira. No geral, as acomodações têm preços acessíveis, semelhantes aos do Brasil e além de hotéis, você pode optar por hostels, pousadas ou sistema Airbnb. Que já usamos diversas vezes e nunca tivemos problemas.

Qualquer dúvida me escreva abaixo que respondo com prazer.

Espero que este post tenha te ajudado, obrigada pela leitura 😉

REFERÊNCIAS

EL FARO DE SANTA MARÍA

Endereço: Avenida del Faro, 27001 – La Paloma, Departamento de Rocha, Uruguai.

Horário: diariamente das 10h00 às 13h00 e das 15h00 até 15 minutos antes do entardecer. Os horários podem mudar em função das épocas do ano. Consulte.

Preço: 25 pesos uruguaios, o equivalente a R$ 3,00 aprox.

EL PUERTO DE LA PALOMA

Endereço: fica entre as Playas La Aguada e Bahía Grande, 27001 – La Paloma, Departamento de Rocha, Uruguai.

Horário: aberto diariamente.

Preço: não paga para acessar.

RESTAURANTE ARRECIFE

Endereço:  Av Nicolás Solari, 27001 La Paloma, Rocha, Uruguai

Horário: aberto diariamente, das 09h às 02h / não fecha nunca em alta temporada. Confira antes de ir.

LEIA MAIS

A “BUENA ONDA” DE LA PEDRERA, URUGUAI

A NOITE EM LA PEDRERA – LITORAL URUGUAIO

FAZENDO A MALA: PRAIAS URUGUAIAS

ROAD TRIP: PRAIAS URUGUAIAS

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário