O IMPERDÍVEL DE PORTO ALEGRE

26.03.2018 | Brasil, Cidades, Destinos, Explorando as Cidades, Hot Spot, Porto Alegre

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul é a cidade que escolhi pra viver! Hoje, 26 de março, ela faz 246 anos de fundação e para homenagea-la nada melhor do que mostrar tudo que ela tem de bom. Abaixo, listo pra vocês o que, na minha opinião de moradora, são as coisas imperdíveis de fazer por aqui. Embora ainda não sejamos um destino turístico consagrado, temos muita coisa legal que, aos pouquinhos, o mundo está conhecendo!

1 – Pôr do sol no Guaíba

Nosso cartão postal. Passear pela Orla desfrutando de uma das paisagens mais lindas da região será um momento inesquecível. Pra levar as melhores fotos e lembranças.

Fotos: Lih Jacobs

2 – Parcão

Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, um exemplo disso é o nosso parque Moinhos de Vento ou carinhosamente chamado de Parcão. Curtir o verde ali dando uma caminhada é imperdível. Cheio de gente bonita praticando esportes ou tomando um chimarrão. Você vai amar!

3 – Centro Histórico

Passear pelo Centro Histórico de Porto Alegre é bonito demais! Ali você encontra as origens da cidade, prédios lindíssimos, praças, museus, como o MARGS e o Santander Cultural. Vá em um dia de sol respirar cultura e tirar fotos lindas da nossa cidade.

4 – Mercado Público Central

Muitas cidades ao redor do mundo tem seus mercados centrais como ponto turístico, Porto Alegre não é diferente. Curta as bancas com diversos produtos frescos e artesanato e aproveite para almoçar no Restaurante Gambrinus, o mais antigo e tradicional da cidade. Peça um linguado ao molho de camarão, acompanhado de um bom vinho ou espumante e desfrute.

5 – Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)

Nosso poeta mais famoso morava no Hotel Majestic que foi transformado em uma casa de cultura que abriga exposições, um teatro e um cinema. No quinto andar está o Jardim Lutzenberg, um lugar lindo e aconchegante para relaxar e tirar fotos incríveis. No terraço está o Café Santo de Casa onde você pode assistir ao pôr do sol no Guaíba.

6 – Teatro São Pedro

Nosso mais antigo e belo teatro, está localizado no coração do Centro Histórico na Praça Mal. Deodoro (o entorno é lindo demais). Referência no cenário artístico e cultural da cidade, um programa imperdível. Verifique a agenda de espetáculos no site e aproveite.

7 – City Tour da Linha Turismo

Passear de ônibus pela cidade é coisa de turista sim, mas é a melhor forma de conhecer nossa capital, o trajeto passa por todos os pontos históricos e importantes e é tudo bem explicadinho. Dá pra ter uma visão panorâmica da cidade em poucas horas.

8 – Cisne Branco

Navegar pelas águas do Guaíba no tradicional Barco Cisne Branco é imperdível ao visitar Porto Alegre. Além de avistar a cidade por outro ângulo, você poderá assistir a um pôr do sol tão incrível quanto ao que podemos presenciar da Orla. E o melhor é que tem barzinho no deck superior, dá pra um tomando uma cervejinha e curtindo a brisa.

9 – Churrascada

Experimentar um churrasco suculento na nossa cidade é uma experiência gastronômica diferente pra quem não está acostumado e bem tradicional. Se você fizer amizade com um gaúcho, peça pra te preparar um churrasco caseiro, com certeza ele irá fazer com o maior prazer e orgulho. Porque temos orgulho disso! 😉 Ou então, escolha uma de nossas inúmeras churrascarias espalhadas pela cidade. Prefira as que oferecem “espeto corrido”, nosso verdadeiro churrasco.

10 – Passeio de bike

Pedalar é uma ótima forma de explorar a cidade. Porto Alegre tem diversos pontos de aluguel de bicicleta e várias ciclovias. Não deixe de percorrer a Orla do Guaíba, que fica ainda mais linda ao entardecer.

11 – Parque da Redenção e o Brique (ou Parque Farroupilha)

É o queridinho da maioria dos porto alegrenses. Aos sábados temos a feirinha orgânica e aos domingos um brique, mas o melhor mesmo é tomar um chimarrão perto do espelho d´água com seus amigos.

12 – Cidade Baixa

Curtir a vida boêmia na Cidade Baixa é imperdível pra sentir a vibe de POA. Lá é onde tem a maior concentração de bares e botecos super descolados. A melhor noite é as quintas feiras, não perca!

13 – Padre Chagas e arredores

Outro local com muitos bares é a Padre Chagas, uma rua localizada no Bairro Moinhos de Ventos, ponto mais nobre da cidade. Muita gente bonita, excelentes bares e restaurantes. Um happy hour por lá é imperdível e aos domingos lota.

14 – Estádio Beira Rio e Arena do Grêmio

Já ouviu falar em Grenal? Pois é, a rivalidade no futebol aqui é forte, mas um senso comum é que Porto Alegre tem 2 estádios de dar orgulho! Lindíssimos e de padrão internacional, o Estádio Beira Rio do Inter e a Arena do Grêmio são dignos de incluir em seu roteiro. A cidade oferece tour guiado em ambos e você pode entrar até nos vestiários. Vale a pena conferir, especialmente se você é fã de futebol. Eles recebem também os shows mais épicos que vem pra cá.

15 – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC – RS (MCT)

Um lugar cheio de experiências lúdicas e divertidas que tornam conceitos e teorias da Ciência acessíveis para pessoas de todas as idades. Para quem visita Porto Alegre com os pequenos é um programa empolgante e educativo.

Isso é só um pedacinho do que temos por aqui. Porto Alegre é uma cidade interessante, cheia de museus, teatros, cinemas, restaurantes e bares estrelados, vida noturna intensa e muita área verde. Venha descobrir!

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre POA, escreva nos comentários aqui abaixo.

Até mais gente 😉

LEIA MAIS:

PORTO ALEGRE: UMA CIDADE MULTICULTURAL

PORTO ALEGRE AO AR LIVRE

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário

Um comentário em “O IMPERDÍVEL DE PORTO ALEGRE”

  1. Gabriela Maldaner disse:

    Porto Alegre é demais!!! Esse post está super completo e cheio de dicas bacanas pra curtir na capital! bjss