O QUE LEVAR NA MALA E ONDE COMPRAR EM SAN ANDRÉS

16.05.2016 | Colômbia, Destinos, Fazendo a Mala, Onde Comprar, San Andrés

IMG_3203

San Andrés é uma ilha muito próxima da Jamaica como já comentamos em outros posts, então você pode imaginar que a música é o reggae e o estilo é ‘roots’, totalmente descontraído: shorts, camiseta e chinelinho. Um biquíni por baixo, chapéu, óculos de sol e nada muito mais do que isso. Cores claras também ajudam a afastar o calor, muito embora em San Andrés seja um pouco mais fresco do que em Cartagena e a gente passe a maior parte do tempo embaixo d’água. Na hora de fazer a mala não esqueça de incluir biquínis e maiôs que podem ser até mais confortáveis para os mergulhos do que os biquínis. Protetor solar é outro item indispensável, além de uma farmacinha básica, com alguns itens específicos para queimadura da pele por coral de fogo.

Aqui neste link você encontra tudo o que é necessário levar em sua farmacinha de viagem.

IMG_0905

20130929_103350

As principais atividades da ilha incluem mergulho, então o que você vai usar na maior parte do tempo são as roupas de banho, snorkel, sapatilha de mergulho e pé de pato. Relax total! Se você é do tipo que gosta muito de mergulhar ou é um profissional no assunto, é apropriado que leve seu equipamento, embora os passeios incluam todo o necessário, é sempre mais confortável usar o nosso próprio. Há muitos corais e conchinhas no mar de San Andrés e as sapatilhas de neoprene são item de segurança.

Neste outro link, você encontra um tutorial de como fazer a mala para essa trip colombiana. No nosso caso, fomos a Cartagena e San Andrés, então a mala incluiu looks próprios pra Cartagena também onde a vibe é mais “cidade”. Essa mala é apropriada para quase qualquer viagem ao Caribe. Assim fica mais fácil não se preocupar com nada além de se divertir! E qualquer dúvida é só deixar seu comentário abaixo do post, que respondo com maior prazer!

Fazendo a Mala_San Andres_complemento_revisado

Dica Volto Segunda

Reserve um espaço na mala para compras em San Andrés. A ilha é isenta de impostos, isso mesmo! Os preços de lá chegam a ser 20% mais baratos do que nos free shops dos aeroportos. As lojas vendem todo tipo de produto: eletrônicos, perfumaria, cosméticos, roupas, óculos, relógios, malas, alimentos e bebidas. Para evitar falsificados, prefira as lojas maiores como: La Riviera, La Parfumerie, President e Madeira. O comércio local tem um horário próprio: abre por volta de 9hs, fecha ao meio dia e reabre das 15hs às 20hs. As principais lojas estão na Av. Las Américas, bem no centro. Não esqueça de trazer algumas embalagens do café colombiano (eu comprei da marca Juan Valdez super recomendo), o aroma é uma delícia e vale carregar o peso na mala, especialmente para os viciados em café, como eu! 😉

Para as mulheres: as melhores lojas de cosméticos são La Riviera, La Parfumerie, BeverlyHills e Madeira (esta última é tipo uma mega-farmácia com muita maquiagem como L’oréal, Revlon e Bourjois, e produtos para cabelos).  Existem outras, mas estas são as mais confiáveis. Se vende muita coisa falsificada por lá e é preciso prestar atenção. As La Riviera La Parfumerie são as maiores lojas de cosméticos de San Andrés e estão em todo o lugar. Tudo é original. Já na BeverlyHills os produtos que ficam atrás do balcão são os originais e os produtos que ficam ao seu alcance são os “produtos alternativos”, de marcas mais baratas e imitações.

Na loja La Riviera:

Maquiagem: MAC, Dior, Chanel, Clinique, Lancome, L’oréal, Bourjois, Elizabeth Arden, Shiseido, Estée Lauder, Yves Saint Laurent entre outras.

Cosméticos: Clarins (minha favorita), Shiseido, Dior, Clinique, Elizabeth Arden, Biotherm, OPI, Essie, GlamGlow entre outras.

Na loja de eletrônicos da rede La Riviera você vai encontrar produtos da Apple, Playstation, Nintendo, GoPro, acessórios para eletrônicos e muito mais. Existem muitas lojas que vendem celulares e acessórios para computadores. E você encontra produtos originais da Apple, GoPro, Canon, Nykon, Sony e Playstation, porém, o preço quase não compensa no caso destes itens (principalmente com o valor atual do dólar).

Quanto à roupas e sapatos: a loja President vende grandes marcas como Tommy e Lacoste (todas neste estilo, para homens e mulheres).

O valor da sua compra pode mudar muito dependendo da forma de pagamento (efectivo = dinheiro, tarjeta = cartão de crédito). Pergunte as suas vantagens na hora de finalizar a compra, e peça desconto, sempre!

Fique Atento Volto Segunda

Se sua mala estiver explodindo com as compras, crie uma logística apropriada dentro dela, pois ao sair do país eles revistam TODAS as malas, sem exceção, e abrem uma por uma, então se não estiver muito organizada é possível que você tenha uma dor de cabeça pra conseguir fechá-la novamente. Espere passar pela “revista” para fazer o protect bag, que lá é manual.

Espero que as dicas tenham sido válidas e qualquer sugestão ou pergunta, não deixe de me escrever 😀

Boa viagem!

Beijos,

Angélica

LEIA MAIS:

O IMPERDÍVEL DE SAN ANDRÉS, COLÔMBIA

FAZENDO A MALA: CARTAGENA E SAN ANDRES

VIAGEM A COLÔMBIA: CARTAGENA E SAN ANDRES

SPOTS PARA CONECTAR-SE NA COLÔMBIA

GASTRONOMIA EM SAN ANDRÉS

SAN ANDRÉS E O MAR DE SETE CORES

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE SAN ANDRÉS, COLÔMBIA

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário

45 comentários em “O QUE LEVAR NA MALA E ONDE COMPRAR EM SAN ANDRÉS”

  1. Carla disse:

    Oii! Adorei o blog! Suas dicas são ótimas! Você sabe dizer se eu consigo achar Timberland na ilha? Estou procurando, mas não achei nada! Obrigada 🙂

    • Gabriela Maldaner disse:

      Olá Carla! Td bem? Obrigada por nos acompanhar e ficamos muito felizes com seu contato. Infelizmente não sabemos lhe informar se tem Timberland por lá. Também pesquisamos essa informação e não achamos nada. Depois conta pra gente se achou e como foi sua viagem. Aproveite muito por lá e marque #voltosegunda no insta pra podermos viajar com você! Qualquer dúvida mais, estamos à disposição. Abração e tudo de bom!
      Gabriela
      Volto Segunda

  2. Marcelo Melo disse:

    Estarei indo em 02/05/17 para San Andres estou com muitas duvidas do que levar e sobre o câmbio também, troco dolar no Brasil e levo, ou troco real direto no Aeroporto de Bogotá?

    • Maria Elisa Tartoni disse:

      Oi Marcelo, tudo bem?

      Sempre indico comprar dólares no Brasil, pois é possível pesquisar e conseguir cotações mais vantajosas. Geralmente o dólar é mais valorizado para a troca por moeda local e no aeroporto as taxas costumam ser as mais altas.

      Você já leu nossos posts sobre San Andres? Neste link abaixo você encontra informações básicas e, ao final do post, encontra todos os links relacionados com este destino no LEIA MAIS.

      Se tiver mais dúvidas, estamos a disposição.

      Espero ter ajudado 😉

      Abraços!

      http://www.voltosegunda.com/site/san-andres/

  3. leticia disse:

    Ola
    Com relação as compras feitas em San Andres teve algum problema com quantidade no retorno ao Brasil? As compras vc deixou embaladas sacola com nota ou não?

    • Olá td bem? Se comprares dentro da cota permitida pelo país não há problema. Nós compramos somente coisas pessoais tipo perfumaria, óculos, câmera fotográfica simples, café colombiano, temperos, etc. Isso tudo colocamos na mala e não tivemos problemas. Guardamos as NF’s conosco (não junto às compras). Eles revistam todas as malas, sem excessão na saída de San Andrés. Mas é mais para ver se há excessos ou coisas de origem animal ou vegetal que vc não pode levar. Industrializados não há problema. Deixe na embalagem original somente produtos que vc precisa proteger como perfumes ou óculos. O restante é mais indicado que tire das embalagens. Óculos por exemplo vc pode até levar na bagagem de mão, em uso. Produtos maiores podem ser despachados com NF, mas não podem passar da cota do país. Qualquer dúvida nos pergunte. Obrigada pela visita. Um abraço e Volte Sempre.

  4. Almê disse:

    Ola bom dia, amei suas informações
    Irei para san andres no reveillon deste ano, gostaria de saber onde voce comprou sua case para iphone a prova de agua?

    • Olá td bem? Ai que maravilha Almê! San Andrés é um paraíso! Você vai amar! Meu case de iPhone a prova d’agua eu comprei no Mercado Livre. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817181896-case-estanque-iphone-6-6s-prova-dagua-mergulho-40-metros-_JM. Depende qual é o seu iPhone é fácil de achar. Pro 6 é bem fácil. Mas vc pode jogar na busca do Mercado Livre que vem várias opções. Na loja da Apple às vezes tbm tem disponível aquela capa Lifeproof da Apple mas é quase 500,00 e tenho medo que não seja suficiente para mergulho. Parece ser mais resistente apenas a pequenas molhadas…às vezes você tbm acha no freeshop dos aeroportos e lá mesmo na ilha. Como San Andrés é livre de impostos tem vários freeshops lá e é quase certo que vc encontra bem barato. Mas caso não queira arriscar de deixar pra comprar lá, sugiro o Mercado Livre mesmo. Ajudei? Espero que sim…temos vários posts sobre San Andrés vá já leu os outros? Obrigada pelo carinho e estamos à disposição. Beijo grande e boa viagem! 😀

  5. Linda disse:

    Boa noite

    Vou para Cartagena e San Andres, e estou com duvidas a respeito da cota de bagagem quero comprar bastante coisas perfumes maquiagens roupas e etc. em San Andres. De Cartagena vou para San Andres e depois volto para Cartagena para voltar para o Brasil, aonde posso me informar também de quanto que posso levar de bagagem? AAAH já ia me esquecer seu blog é maravilhoso e esta me ajudado bastante a questão de duvidas.

    • Olá Linda tudo bem? A sua franquia de bagagem é a internacional certo? Aqui neste post você encontra direitinho as informações que procura: http://www.voltosegunda.com/site/fazendo-a-mala-o-que-voce-nao-pode-esquecer-parte-3/, tudo bem explicadinho.
      Apenas tens que cuidar nos trajetos entre Cartagena e San Andrés pois a franquia de bagagem pode ser considerada a de vôos domésticos e normalmente neste caso, o peso admitido é de no máximo 23kg. Será bem interessante vc se certificar desta questão dos voos entre Cartagena e San Andrés com as cias aéreas que vc escolheu, pra ver se a franquia é a de voos domésticos. Quando fizemos este trajeto interno na Colombia entre Cartagena e San Andrés, nossa franquia era a doméstica então fomos com uma mala de 20kg pra poder voltar com as compras e não ultrapassar os 23kg permitidos.
      Mas como a mala é de verão, faz muito calor lá (muito mesmo), seus itens serão bem leves pra levar, então é fácil ficar no limite de 20kgs. Aqui vc encontra minhas dicas do que levar na mala pra esta trip e onde comprar em San Andrés:
      http://www.voltosegunda.com/site/fazendo-a-mala-cartagena-e-san-andres/
      http://www.voltosegunda.com/site/o-que-levar-na-mala-e-onde-comprar-em-sanandres/
      Ahh uma coisa que precisa cuidar é se vc for passar pelo Panamá: faça protect bag, costumam haver pequenos furtos nas malas (nas conexões) naquele aeroporto, já aconteceu conosco, então a mala protegida com o plástico do protect e com o cadeado universal fica menos suscetível a roubos, mais garantido que não ocorra nenhum problema, ou pequeno furto.
      A cota para entrar no Brasil é de 500,00 dólares em compras. Se comprares dentro da cota permitida não haverá problema. Nós compramos somente coisas pessoais tipo perfumaria, óculos, câmera fotográfica simples, café colombiano, temperos, etc. Isso tudo colocamos na mala e não tivemos problemas. Guardamos as NF’s conosco (não junto às compras) apenas por precaução. Eles revistam todas as malas, sem excessão na saída de San Andrés. Mas é mais para ver se há excessos ou coisas de origem animal ou vegetal que vc não pode levar. Industrializados não há problema. Deixe na embalagem original somente produtos que vc precisa proteger como perfumes ou óculos. O restante é mais indicado que tire das embalagens, assim eles não complicam pois os produtos estão teoricamente parecendo estar “em uso”. Óculos por exemplo vc pode até levar na bagagem de mão, em uso. Produtos maiores podem ser despachados com NF, mas não podem passar da cota do país. Qualquer dúvida nos pergunte. Obrigada pela visita, pelos elogios e estamos à sua disposição. Um abraço e Volte Sempre. 😀

      Ah aqui vc encontra tbm outras informações úteis:
      http://www.voltosegunda.com/site/fazendo-a-mala-o-que-voce-nao-pode-esquecer-parte-2/
      http://www.voltosegunda.com/site/fazendo-a-mala-o-que-voce-nao-pode-esquecer/

  6. simone disse:

    Oi!
    adorei as dicas!
    To com uma dúuvida.
    Melhor trocar os dólares no aeroporto de bogota? ou já em cartagena?

    • Gabriela Maldaner disse:

      Olá Simone, td bem? É sempre melhor evitar os aeroportos para trocar moeda, as tarifas sempre mais altas. Se vc tiver oportunidade de descer em Cartagena, melhor trocar dinheiro no centro de lá, nas casas de câmbio maiores. Caso não desça em Cartagena, aí creio que possa trocar em qualquer um dos aeroportos porque as tarifas serão semelhantes…
      Obrigada por nos acompanhar e que bom que gostou das dicas!
      Continue nos acompanhando!
      Bjão e boa viagem!! Aproveite e depois nos conte como foi!

      • Patrícia disse:

        Olá estou tirando várias dúvidas e adorando ler os posts .
        Muito obrigada
        Vc acha que vale a pena já levar dólar do Brasil ? Do que deixar pra trocar lá ?
        Não vou parar em Cartagena, só Bogotá e San

        • Oi querida tudo bem? O ideal é levar dólares do Brasil. Porque assim vc pode pesquisar a melhor cotação com calma antes de embarcar e fica tranquila ao chegar lá. A moeda local é o peso colombiano. Cartões de crédito são amplamente aceitos. Então você leva dólares e troca uma parte pela moeda local nas casas de câmbios do centro, onde se encontram as melhores taxas. Vale ressaltar que as taxas de câmbio em aeroportos normalmente não são as mais vantajosas, por isso indicamos que procure as do centro. Evite fazer câmbio com pessoas na rua. Para compras no comércio local, é mais recomendado que se use pesos porque alguns estabelecimentos não aceitam dólares. Embora boa parte aceite dólares, o bom mesmo é de ter moeda local (pesos) porque na noite por exemplo ou em pequenos comércios pode ser confuso pagar em dólar e receber o troco em pesos (que é o que acontece) aí podem te enganar no troco porque na hora vc vai ter que ficar fazendo os cálculos. Então usando pesos, vc recebe o troco em pesos e é mais fácil não te passarem a perna. Na noite especialmente pagar em dólar é ruim por isso. Mas para comprar passeios e comprar produtos na “zona franca / freeshop ” de San Andrés aí o dólar é mais vantajoso acredito.
          Vc viu que tem vários posts sobre Bogotá no blog? Coloque Bogotá na busca que eles aparecerão. Acho que vai ajudar muito.
          Qq duvida nos chame. Volte Sempre e uma excelente viagem, temos certeza que vc vai amar a Colombia. Nós amamos. Beijos

  7. Cristiane disse:

    Boa noite ,
    Vou para SAN Andres na próxima semana, e gostaria de saber se é obrigatório tomar alguma vacina !Obrigada !

  8. Matheus disse:

    Boa noite!

    Pretendo ir para lá em Setembro, gostaria de saber se vale a pena comprar uma GoPro lá ou aqui? Qual valor de uma GoPro lá?

    Obrigado!

    • Olá Matheus tudo bem? Se vc tem dinheiro a vista, não quer comprar parcelado ( o que seria a única vantagem de comprar no Brasil ) acho válido comprar lá. Se vc dispõem da grana à vista, vale ou comprar no freeshop do aeroporto do Panamá (se é que vais passar por lá) tem muitas opções de lojas. Ou lá mesmo em San Andrés. Tem que ver tbm a conversão do dólar da data da sua viagem, e aí calcular se compensa. Nossa Gopro compramos há muito tempo, muito mesmo….e não foi nesta viagem a Colombia, então nem chegamos a olhar os valores de Gopro em San Andrés…não saberia te dizer quanto está….se vc olhar o valor em dólar nos sites dos freeshops da América Latina tipo os Duty Free….será mais ou menos o valor de lá…talvez um pouquinho mais barato…ajudei??? ehehehe boa viagem amigo!!! Aproveita muito, marca o Volto Segunda nas fotos do teu insta pra gente acompanhar a trip. Abração.

      • Giselle disse:

        Oi! Vc falou a respeito do free shop do Panamá… Será q vale mais a pena comprar lá ou em San Andrés, mesmo? Falo de bolsas, tênis, essas coisas… Obrigada

        • Olá Giselle tudo bem? O free shop do Panamá é enorme e tem uma grande variedade, maior do que em San Andrés, porém os valores podem variar muito. Então, minha sugestão é que você entre nos sites de ambos free shops e compare itens e valores, pois atualmente não tenho este informação precisa. San Andrés é incrível, um paraíso, você vai amar! Boa viagem! Continue nos acompanhando. Um abraço, Angélica e Equipe do Volto Segunda.

  9. Silvia disse:

    Boa noite.
    Super interessante as dicas, super útil.
    Queria tirar uma dúvida, não falo espanhol. Será que vou ter muita dificuldade?
    Outra coisinha,tenho o limite de compras de 500 dólares , mas é por pessoa?

    • Olá querida td bem? Acho que não terás dificuldades com o idioma, é um lugar bem turístico então os atendentes estão bem acostumados com pessoas que falam pouco espanhol. A cota de 500 dólares é por pessoa. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Um forte abraço, Volte Sempre! 😀

      • Patrícia disse:

        Muito bacana e detalhada todas as dicas
        Vc acha mais interessante levar dólar do Brasil ou deixar para trocar a moeda lá pela local ?

  10. Suellen disse:

    Olá!! Em relação a compra de bebidas, acha que teria problemas na hora que revistarem as bagagens?
    Obrigada, as dicas são maravilhosas!!!

    • Olá Suellen tudo bem? Não há problemas em trazer bebidas na mala desde que respeite algumas regras. Em primeiro lugar, você precisa ter mais de 18 anos. Quantidade permitida: em voos domésticos, é possível levar na mala de mão até cinco garrafas de bebida alcoólica de, no máximo, um litro cada. Elas precisam estar lacradas e devem ter teor alcoólico inferior a 70%. Nos voos internacionais, é preciso despachar as bebidas. O limite por pessoa é de 12 litros, o que corresponde a 16 garrafas de vinho ou 36 garrafas de 330 ml de cerveja. No duty free: além dos 12 litros permitidos por pessoa, é possível comprar mais 24 garrafas de bebidas alcoólicas no duty free de desembarque no Brasil. A quantidade máxima por categoria é de 12 unidades. Ou seja, você pode levar 12 vinhos e 12 whiskies, por exemplo. As bebidas precisam estar embaladas em sacola selada e acompanhadas das notas fiscais do dia do voo. Quanto mais variedade, melhor. Evite trazer muitas garrafas de um mesmo rótulo, porque o fiscal da alfândega pode deduzir que as bebidas serão comercializadas e não consumidas por você, o que coloca em risco a isenção de taxas em compras, que somam US$ 500 por pessoa. Além disso, é seguro guardar as notas das compras para mostrar aos fiscais, casos eles questionem o custo de cada garrafa…
      Caixa no lugar de mala: se vc optar por comprar uma caixa de bebidas fora do Brasil e decidir despachá-la como volume, e não dentro da mala, o conjunto de rótulos valerá como uma bagagem. Portanto, se o voo permitir, por exemplo, duas malas por passageiro, a caixa de bebidas será considerada a segunda mala….

    • Ao despachar as bebidas, é preciso ficar atento ao peso da mala, que não pode ultrapassar a franquia permitida pela companhia. Para proteger os vidros, as malas rígidas são mais eficientes do que as de tecido. Mas, ainda assim, é preciso ter certeza de que uma garrafa não vai bater na outra. Para aumentar a segurança, vale usar algumas medidas: embrulhar as garrafas em plástico filme, plástico bolha, em roupas de lã ou moletom, e até em fraldas descartáveis de bebê. Existem embalagens próprias pra isso, de plástico e lacradas que vc pode adquirir em lojas de bebidas (as de vinho chamam “wine skin”). Dê preferência para o centro da mala ao arrumar as garrafas. O ideal é que elas não fiquem balançando dentro da bagagem. Espero ter ajudado. Essas são as regras que conhecemos, mas sempre é bom checar as regras da sua companhia aérea elas andam mudando com certa rapidez. Então pra gente não entrar em roubada é bom ficar de olho aberto. Um abraço e Volte Sempre 😀

  11. Elias Pereira do Nascimento disse:

    O fato de ser livre de impostos em SAN Andrés, e a revista das malas só sair do país, não causará problemas se eu comprar por exemplo 10 perfumes ,cosméticos, etc?

    • Olá Elias td bem? Se ficar dentro da cota de 500 dólares por pessoa, não terá problema. Mas uma dica é que tires os perfumes das embalagens como se eles estivessem em uso, assim pode evitar que te questionem. Um macete pra passar mais tranquilo. Lembre de guardar as Notas Fiscais contigo, caso te questionem o valor gasto. Qq dúvida só chamar. Obrigada pela visita! 😀 Volte Sempre.

  12. patricia santos disse:

    30 dias em san andres. Quanto de gasto. Sendo que vai ser estilo mochilao. Se conforto. Mas aproveitar ao maximo os passeios

    • Maria Elisa Tartoni disse:

      Oi Patricia, tudo bem?

      Fomos já há algum tempo e optamos por ficar num hotel no sistema all inclusive para avaliar a experiência. Com relação a gastos, é difícil mensurar hoje pois fomos em 2013. Não comemos muito fora do hotel e para os passeios, fechamos alguns pacotes e barganhamos desconto na hora, por isso é bem relativo fazer uma estimativa. Sugiro que leia nossos posts para dicas de passeios e do fizemos por lá. San Andres é maravilhoso!

      Um abraço e boa viagem 😉

  13. Ricardo disse:

    Olá! Meu voou é dia 27/01/18 vou fazer uma escala rapida no Panamá. Sabe me dizer se tem loja da Apple em San Andrés?

    • Aline Maldaner disse:

      Olá Ricardo! Tudo bem? Quando fomos em 2013 não tinha loja da Apple em San Andrés, mas tinha a Loja Riviera que vendia Apple. San Andrés é um paraíso, SENSACIONAL, você vai adorar! Obrigada por nos acompanhar e boa viagem! Um abração!

  14. Claudia disse:

    Olá, vou viajar sozinha e estou pensando em San Andres vc recomenda alguma resort alias não sei se tem. Qual a melhor moeda para levar? Onde fez as melhores compras onde vc mais gostou? Como vou sozinha preciso tomar algum cuidado?

    • Maria Elisa Tartoni disse:

      Olá Cláudia, em nosso post falamos sobre resorts, ficamos na rede Decameron e nos sentimos muito seguros. O mais indicado para quem vai sozinho é fazer passeios com guia, em grupo, que podem ser comprados localmente. A moeda para levar é o dólar, sem dúvida. Com relação as compras, no centro da cidade existem vários free shops com valores bem interessantes, um pertinho do outro.

      Espero ter ajudado. San Andres é demais, você vai amar. 😉 Beijos

      • patriciapugas@gmail.com disse:

        Olá, tudo bem …
        Achei muito legal seus comentários e queria sua ajuda.
        Eu nunca viajei para fora, está é a minha primeira viagem .. meio lua de mel …. estou um pouco insegura ….rs
        Minha insegurança é sobre que tipo de roupa eu devo levar, sei que é praiano mas queria um estilo legal e saber o que as mulheres usam a noite nos restaurantes e nos jantares com música. Se possível dicas de sapato e roupas
        Vou ficar em Bogotá um dia e sei que é frio.
        Se puder me ajudar
        Obrigada

        • Oi querida td bem? Que bom que meu post te ajudou. Vai bem tranquila, que vai dar tudo certo. Montar a mala, às vezes, é meio complicado mesmo ehehehe…por isso que a gente criou a sessão “Fazendo a Mala” aqui no blog. Como eu sou formada em moda e sócia do blog, poderia assim ajudar nossos leitores nessa tarefa difícil. Eu fiz um post “Fazendo a Mala para Cartagena e San Andrés” que ajuda no quesito ” estilo “. Só que Cartagena é beeeeem mais quente do que Bogotá, além do mais Bogotá é a capital e por isso uma cidade mais ” metropolitana ” e pela altitude mais fria tbm. San Andrés faz calor e é super praiano, relax total. O ideal seria você seguir o estilo da Mala que montei pro Rio de Janeiro que aí eu acho que você está bem para Bogotá + San Andrés. As mulheres colombianas são bem charmosas, se vestem bem, mas não é um chique, é mais um “casual sensual” eu diria. Então para jantares com música a noite, se você levar vestidos elegantes (como os que coloquei no painel do post do RJ), sandálias de salto anabela ou bloco, e um blazer boyfriend, com bolsa pequena à tiracolo e um brinco de presença, estará linda e elegante. Bogotá passamos um pouco de frio, então pra lá talvez para a noite (só para garantir) uma calça estilosa com uma blusa linda que tenha um “q” de noite, seja pelo decote ou pelo tecido (como uma renda guipir) ou com uma pegada boemia (tipo batas fluídas) e por cima jaqueta jeans ou blazer, talvez seria bacana algum sapato de noite abotinado (uma bota ankle elegante com salto confortável caso esfrie mesmo (scarpin é legal mas não dá tanto conforto né?). Considere tbm acrescentar um maxi cardigan. Claro se for inverno e a previsão do tempo estiver mais fria pra Bogotá. Sempre é bom checar o clima um dia antes de embarcar e rever o que precisar na mala.
          Aqui abaixo está o link da mala do Rio de Janeiro. Estilo perfeito para o que vc vai precisar.
          http://www.voltosegunda.com/site/oque-levar-na-mala-para-o-rio-de-janeiro/
          Qq dúvida me chame, espero ter ajudado um pouco. Abraços e Volte Sempre. 😀

  15. iranildes teixeira disse:

    Bom dia…. Vou de Cartagena para San Andrés.. vou passar 4 dias, gostaria de saber se em Cartagena existe guarda volume para que eu possa deixar as malas durante esse periodo, pois viajarei para San Andrés apesna com bagagem de mão

    • Olá Iranildes tudo bem? Como não precisamos de guarda volumes naquela ocasião da nossa viagem, não sabemos se o Aeroporto dispõe de guarda volumes. Ou se existe este serviço em algum local da cidade. Mas sugiro que você negocie com o hotel onde vcs ficarão em Cartagena, de repente eles guardam pra vc e fica mais seguro. Eu olhei no site do aeroporto aqui neste link http://www.sacsa.co/index.php?lang=es&opc=3&sel=1 mas eles tbm não falam se tem guarda volumes, talvez fazendo contato ali pelo site eles possam te responder. Desculpa não ter conseguido ajudar nisso. Mas talvez essas dicas te deem um caminho para conseguir solucionar sua necessidade. Muito obrigada pela visita e volte sempre. Abraços da Equipe do VS

  16. Isabela Gomes disse:

    Olá Querida, boa tarde !
    Primeiramente, amo o blog, nao deixo de ler nenhum dia.

    Vou p/ San Andrés em Julho,e estou com várias dúvidas :

    Trocamos o real lá ?
    mês de Julho chove muito ?
    Roupas leves e só de calor né ?

    Um beijos

    • Olá Isabela tudo bem? Que bom saber que você ama o blog, a gente fica tão feliz! Obrigada!!!! 😀
      Que delícia que você vai viajar pra San Andrés, deu vontade de ir junto!
      Se você não vai passar por Cartagena ou Bogotá, onde tem ampla oferta de casas de câmbio, é melhor você levar pesos colombianos desde o Brasil, pois as casas de câmbio em San Andrés são poucas. Se você pretende fazer muitas compras na Zona Franca (tax free) de San Andrés até aconselho levar um pouco de dólares, mas é bom ter sempre a moeda local pra vc não ser lograda no troco (fazer a conversão na hora de receber o troco pode ser meio confuso). Melhor época para ir: as chuvas são mais frequentes de maio a dezembro. Ou seja chove em julho e tem rajadas fortes de vento na ilha entre junho e julho, no entanto, o tempo muda constantemente, então é super possível que você pegue dias lindos de sol. Sobre o clima: a temperatura é alta durante todo ano, média anual de 27°C (chegando a 30). Mas faz menos calor do que em Cartagena por ser ilha. Leve roupas leves só de calor (pode se guiar pelo post Fazendo a Mala: Cartagena e San Andrés (http://www.voltosegunda.com/site/fazendo-a-mala-cartagena-e-san-andres/). Um calça e jaqueta confortáveis (ou casaquinho) para os looks de aeroporto são necessários pelo ar condicionado forte nas aeronaves.

      Aqui estão todos os posts que você precisa ler com todas as dicas (no menu clica em Destinos / Colombia, vão aparecer 2 páginas de posts sobre San Andrés, Cartagena e Bogotá:
      http://www.voltosegunda.com/site/category/destinos/colombia/

      Espero ter lhe ajudado! Obrigada pela visita e Volte Sempre! Abraços, Volto Segunda

    • Outra coisa que esqueci:
      Não é bom trocar dinheiro nos câmbios dos aeroportos, a cotação geralmente é ruim, e a gente acaba perdendo um pouco na troca.
      E para você não ficar apavorada com as rajadas de vento e chuva em julho…chegamos lá e caiu o mundo, um temporal horrível, em menos de 1 hora o céu estava aberto e o sol lindo, brilhando….então a inconstância no clima é normal. Você vai poder curtir tranquilamente.
      Beijos da galera do VS

  17. Letícia Vinhas disse:

    Olá, Angelica! Amei suas dicas! Amo mergulho e estou indo com esse objetivo! Vc acha que devo levar as nadadeiras? Ou bastam máscara, snorkel e sapatilha? Estou indo sozinha e nos dias de scuba gostaria de uma dica de empresa confiável. Já tenho certificação.
    Obrigada!

    • Olá Letícia tudo bem? O mar de San Andrés é lindo demais, você vai amar! Acredito que se você for fazer mergulho em alto mar (não apenas nas piscinas naturais), seja bem interessante levar as nadadeiras. A única empresa que conhecemos é a que contratamos no hotel Decameron Aquarium, onde ficamos. É a Coral Adventures. Contato: daniel.adventure.sai@gmail.com. Neste post você encontra o link do facebook da empresa e mais detalhes sobre San Andrés. http://www.voltosegunda.com/site/san-andres-e-o-mar-de-7cores/
      Boa viagem e não esqueça de nos marcar em suas fotos para que possamos acompanhar pelo instagram (@voltosegunda). Um abraço e Volte Sempre. Angélica e Equipe VS.