Orlando e sua diversidade gastronômica

29.08.2016 | Destinos, Estados Unidos, Experiências Gastronômicas, Orlando

A gastronomia nos USA é resultado de uma miscigenação incrível, encontramos povos de todos os cantos do mundo, portanto o que quiser provar você irá encontrar. Comer por lá é tipo “ame ou odeie”, conheço gente que emagrece e outras, como eu, conseguem aumentar bem o ponteiro da balança na volta pra casa. Por isso, prepare-se! Então um brinde a uma “viagem por sabores diversos” 😉

1

Uma característica do local é o tamanho das porções, que são enormes, podem servir duas pessoas, apesar de serem apresentadas como individuais. Minha sugestão, para dois, é pedir uma entrada (eles são especialistas em appetizers) e um prato principal. O serviço normalmente é rápido, então se ficarem com fome ou vontade de experimentar mais opções, peçam depois. Agora, se adora comer e exagerou no pedido, peça um box pra levar o que sobrou, é bem comum fazer isso.

Dica Volto Segunda

Um dos ícones da gastronomia americana, já difundido no mundo inteiro, é o hambúrguer. Você encontra em todos os cantos da cidade e dificilmente comerá um ruim. Existem os sanduíches mais básicos, com uma carne bem grelhada, queijo cheddar, alface, tomate num pão fofinho, e outros mais gourmets. Vale muito comer um básico pra provar o gostinho americano. Experimentamos um delicioso no Nathan’s, que fica no caminho entre Orlando e Miami. E outro divino numa rede de NY chamada de Shake Shack, a lanchonete é muito bacana e a comida deliciosa. Os hambúrgueres mais elaborados, você encontra em restaurantes mais descolados como o Hard Rock Cafe, que fica dentro do complexo City Walk na Universal Studios.

2

A culinária italiana é bastante difundida no país, há diversos restaurantes dessa etnia pela cidade, mas o meu preferido é o Brio Tuscany Grill. Em Orlando, fica dentro do Milennia Mall, mas a rede está presente em todo o país. De entrada sempre pedimos o mix de bruschettas, que é delicioso, e uma salada servida de maneira bem interessante. Servem 1/4 de uma alface americana, coberto com tomate picadinho, bacon crispis e molho blue cheese. Com uma faca de cortar carne, você pode picar e brincar com a salada do seu jeito, além de gostosa é bem criativa. A casa oferece lunch dinner menu. O almoço é bem em conta, em três pessoas gastamos em torno de U$ 65,00 + tax, um excelente custo-benefício. Nas fotos abaixo veja um pouco do que já provamos por lá!

3

Ainda no universo italiano não deixe de conhecer o Olive Garden. E uma rede mais próxima do fast food, onde se come muito bem a preços convidativos. Acredite, por uma massa com molho, se paga somente $ 9,99, isso num restaurante servido por garçom e com decoração primorosa. Todos os pratos acompanham uma entrada, que pode ser salada ou sopa e um pãozinho de alho, no formato de palito que é divino!!!! Eu sempre vou de minestrone, uma sopa bem encorpada e saborosa feita de vegetais, feijão e pasta, que para mim é mais do que uma entrada. Uma ótima pedida é experimentar o Tour of Italy, onde são servidos três pratos em pequenas porções: o Chicken Parmeggiana, a Lasagna e o Fettuccine Alfredo. Nessa opção você prova os clássicos do lugar, uma forma de ter uma experiência quase completa.

Outro restaurante imperdível é o Sweet Tomatos, encontrado em diversos endereços na cidade e com um sistema simples, barato e muuuuito bom. Você paga algo como $ 15,00, come e bebe a vontade. As pessoas acima de 60 anos tem 10% de desconto e para crianças é mais barato, ótimo custo-benefício, e que benefício! O balcão principal tem um buffet de saladas enorme, com uma variedade ótima, até quem não gosta dos verdinhos vai adorar. Na sequencia um buffet de sopas, uma melhor que a outra, não dá pra perder o Chilli, e o clássico Chicken Noodles. O próximo é um buffet de massas que normalmente serve molhos básicos como marinara, bolognesa, queijo entre outros. Ainda oferecem pizzas, foccacias, muffins salgados e alguns acompanhamentos como bacon, cream cheese, batata doce e inglesa assadas. Pra finalizar, uma ilha de sobremesas e uma máquina de sorvete italiano. Para beber, tem a disposição uma estação com vários tipos de sucos, cafés, refrigerantes, chás gelados, tudo a vontade. O melhor pra mim é o Strawberry Lemonade. É possível encher seu copo e levar pra casa.

4

Um clássico obrigatório é o Cheesecake Factory, o cardápio é extenso, cheio de opções deliciosas. Não vá com muita fome, pois leva um tempo até escolher o que mais apetece. Enquanto isso, você vai petiscando um pãozinho com manteiga e se bobear acaba comendo demais, o que é um sacrilégio perante o que a casa oferece. Como sempre, as entradas são ótimas, experimentamos os corn dogs e os tamales, ambos divinos. O cardápio é impecável, só cuidado com os pratos picantes, pois são picantes mesmo. Escolha o seu pelo instinto, não tem como errar. E não deixe de comer uma cheesecake de sobremesa, é o carro chefe da casa, com várias alternativas de sabor. Para os amantes de chocolate, o Godiva Chocolate é imbatível. Eu escolhi o Fresh Strawberry (morango), porque pra mim, cheesecake combina com fruta.

Aqui paro para fazer uma ressalva, o molho de tomate servido em vários restaurantes tem quase o mesmo gosto e normalmente chamam de molho marinara. Eu gosto, mas é bem diferente do servido aqui no Brasil, é mais encorpado, bem temperado e um pouco mais gorduroso. Vá de mente aberta, pois vale a pena se acostumar com o sabor.

Se você gosta de fast food e de frango, o Pollo Tropical é parada obrigatória. é uma rede de comida cubana, na qual o carro-chefe são os frangos grelhados. Podem ser acompanhados de arroz e feijão preto, aipim cozido, banana da terra frita, tomate temperado com balsâmico e o melhor de todos, milho na manteiga, o milho é diferente, adocicado, muito bom. Além de frango, servem carne de porco. Lá você monta seu prato do jeito que quiser e paga barato. Só o atendimento não é dos melhores, mas pra quem está cansado de comer lanche é uma boa pedida.

Ainda falando de comida boa, rápida e barata, uma bela opção é a pizzaria Cici’s. A pizza é daquelas bem americanas, que você escolhe um topping (sabor) só, massa macia mas não muito grossa e com excelente custo. Nós compramos o combo que vinha 02 pizzas e uma entrada (garlic bread) por $ 16,99 + tax, que saiu um pouco menos que $ 5,00 para cada (estávamos em 4 pessoas). Comemos muito bem e ainda sobrou pizza para o café da manhã do dia seguinte. Para aquela refeição despretensiosa, é uma excelente opção. Você pode buscar na loja ou pedir pelo delivery.

Não deixe de tomar um café da manhã típico americano, as fotos abaixo retratam bem os pratos clássicos: scrambled eggs (ovos mexidos), bacon, ninguém tem bacon melhor que os americanos, biscuit (pãozinho amanteigado com uma casquinha crocante), Breakfast Potatoes (batatas temperadas e assadas), french toast (uma espécie de rabanada), frutas vermelhas com iogurte, waffle e linguiça picante. Só faltaram as famosas pancakes com maple syrup (uma calda feita da folha do maple, uma espécie de melado super saboroso) e os bagles (pãezinhos no formato de rosca com uma massa mais pesada e com sabor peculiar) com cream cheese. Um lugar bem americano para comer bem é no Perkins.

5

6

Se quiser uma overdose das boas no café da manhã, eu recomendo ir ao IHop, restaurante muito conhecido nos USA, normalmente você encontra um em cada esquina. O cardápio é enorme e as porções não ficam atrás, por isso peça combos. Financeiramente vale a pena se estiver em pelo menos 02 pessoas, dá e sobra! Ótima maneira de começar o dia.

7

Uma das tendências na gastronomia é uma alimentação mais saudável ou a “comida de verdade”, aquela comida que é feita com ingredientes selecionados e sem muita adição de químicos, e os Estados Unidos não poderia ficar de fora, apesar de serem o berço do “junk food”. Um lugar bem legal de conhecer é o Jasons Deli. Eu cheguei ao restaurante perto do horário do almoço, mas ainda não tinha tomado café, por isso optei por um sanduíche, mas eles tem um sistema de buffet muito bonito e pelo jeito, gostoso. Eu optei pelas “muffalettas” um pão crocante com patê de azeitonas e peito de peru defumado, simplesmente demais! Para acompanhar batatas chips assadas, uma delícia! Tudo isso por $ 6,29 + tax.

Conhecer os supermercados americanos é um belo programa para quem gosta de gastronomia. Recomendo conhecer o Publix, os produtos são diferentes e de qualidade. Dê enfase especial para o balcão de frios cortados na hora, o peito de peru é delicioso e não é um embutido, é carne mesmo. O setor de congelados também é ótimo. Pra quem quer economizar e comer legal tem até comida indiana gostosa pra comprar.

Outro lugar bacana é o Whole Foods, supermercado de comida natural e orgânica, o paraíso pra quem quer uma alimentação mais saudável e com sabor. Gaste pelo menos 01 horinha por lá, tem muita coisa para ver, desde cosméticos até comida pronta para levar, tudo numa batida saudável e muito bem apresentada.

Fomos conhecer uma cidadezinha ao lado de Orlando chamada Winter Park. Ela me surpreendeu, tem muita coisa legal, num estilo New England. A arquitetura faz você se sentir fora da movimentação Disney.

O que mais se destacou para mim foi o The Wine Room. Um bar com degustação de vinhos e delicatessen com mais de 150 rótulos disponíveis em taças, você carrega um cartão com o valor que desejar e serve-se nas máquinas Enomatic. Se alguém da sua turma não gostar de vinho, não se preocupe, eles tem 05 torneiras com cervejas diferenciadas, tem para todos os gostos, além de um cardápio com comidinhas bem gostosas. Dotado de vários ambientes, você vai se sentir em casa, sentando nos sofás ou nos balcões.

Ainda em Winter Park encontramos um lugar bem pequenininho, mas muito charmoso que serve os famosos grilled cheeses americanos (nossas torradas ou mistos quentes com os mais diversos sabores), o Toasted. Ótima parada para um lanche. Decoração divertida e um cardápio amplo. Nós experimentamos o sanduíche Braised Brisket (carne desfiada, queijo tipo fontina, cebola caramelizada e molho BBQ) e o As Gouda As It Gets (queijo tipo gouda defumado, frango desfiado, pimentão vermelho grelhado e espinafre aromatizado com alho). Nem sei dizer qual é melhor, vale muito experimentar!

Para beber, você encontra uma infinidade de tipos de refrigerantes, sucos, águas saborizadas, cervejas, drinks, vinhos, enfim, tudo o que quiser está a disposição. Eu, como desbravadora de novos sabores, experimento sempre algo diferente, já me dei super bem e também super mal. Adoro os blends de suco de frutas tropicais com banana, além de alimentar bem, é uma delícia!

Há vários sucos de garrafinha, gosto bastante dos que misturam manga com laranja e dos de frutas tropicais, esses sabores são bem próximos do real. Não temos o costume de beber água saborizada no Brasil, mas lá é bem comum e uma ótima opção para matar a sede com sabor. As piñas coladas, mojitos e margueritas são muito saborosos, e se os Estados Unidos tem uma qualidade, é a padronização. Já fui diversas vezes pra lá, e sempre consigo comer e beber aquilo que experimentei há anos atrás, com o mesmo gosto.

Deu pra perceber que são infinitas opções, não é mesmo? Afinal, não é só de parques e junk food que vive Orlando, há muitos restaurantes bons a desbravar por lá. E aí, abriu o apetite?

LEIA MAIS:

ORLANDO E O MUNDO MÁGICO DA DISNEY – INFORMAÇÕES BÁSICAS

DICAS PARA EXTRAIR O MÁXIMO DOS PARQUES DE ORLANDO

MAGIC KINGDOM

EPCOT – O PARQUE MAIS ADULTO DA DISNEY

DISNEY HOLLYWOOD STUDIOS

ANIMAL KINGDOM

UNIVERSAL STUDIOS

ISLANDS OF ADVENTURE

THE WIZARDING WORLD OF HARRY POTTER

BUSCH GARDENS – O PARQUE DAS MONTANHAS RUSSAS

ORLANDO E O MUNDO MARAVILHOSO DAS COMPRAS

SEA WORLD

PARQUES AQUÁTICOS – DIVERSÃO NA ÁGUA

GASTRONOMIA DENTRO DOS PARQUES

VIDA NOTURNA EM ORLANDO

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário