PRAIA DO ROSA: UM PARAÍSO NO SUL DO BRASIL

28.01.2017 | Brasil, Destinos, Experiências Gastronômicas, Explorando as Cidades, Praia do Rosa, Viagens Curtas, Vida Noturna

Praia do Rosa é um paraíso. Sabe aquele lugar que você tem vontade de ir o ano todo em qualquer estação? Uma baía escondida entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico no centro da Região das Lagoas em Santa Catarina, no sul do Brasil.

Há quem se incomode com o rápido crescimento e evolução da praia nos últimos anos (pessoas que frequentam há muito anos e dizem não ser mais tão exclusiva em alta temporada), mas há também quem está recém se apaixonando por ela. O meu caso é um amor antigo e eu não me importo que o mundo a tenham descoberto!

IMG_7776

Cartão-postal do município de Imbituba, onde é situada, está a 90 km da capital catarinense, Florianópolis e é cercada de outros paraísos naturais, como a Guarda do Embaú, 35 km para o norte, e a histórica Laguna, 40 km para o sul.

Nos anos 70 foi habitada por hippies, pescadores e surfistas e hoje é internacionalmente conhecida e frequentada. O periódico inglês The Guardian a considerou como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”. Também foi ranqueada como uma das “30 baías mais belas do mundo” e uma das “10 baías mais bonitas do Brasil”. A primeira vez que fui pra lá, há mais de 15 anos, lembro que as ruas eram estreitas recém exploradas, de difícil acesso e as instalações eram bem rudimentares! Me apaixonei de cara e volto sempre que posso! <3 Hoje o Rosa tem de tudo, sem perder a beleza natural de origem e seu jeitinho de praia de pescador.

IMG_3660

Está às margens da serra e entre lagoas e é por esta razão que a natureza é tão abundante e vívida, com muito verde por todos os lados. As casas e pousadas tem vistas deslumbrantes para a baía, com decorações repletas de objetos de surf e artesanato, mesclados com alguns elementos místicos e astros (sol, lua e estrelas, por exemplo). Quem vê um nascer-do-sol ou uma lua cheia no Rosa entende a inspiração.

IMG_8937

IMG_8668

IMG_8840

Há um Rosa pra casais, com ótima gastronomia, cantinhos românticos, noites ao luar e hospedagens de luxo. Como também há um Rosa pra solteiros, com baladas, esportes e gente bonita. É gostoso no inverno, com lareira e vinho, é perfeito no verão, com banho de mar e caipirinha! Você vai ter muito o que fazer em qualquer mês do ano! E se for com crianças não se preocupe, você também encontrará pousadas de alta infra-estrutura e atividades de lazer, como a Fazenda Verde, só pra citar um exemplo.

A alta temporada vai de dezembro a abril e “bomba” mais nos feriados de Ano Novo, Carnaval e Páscoa. No restante do verão o movimento é linear e constante. No inverno você encontra surfistas, casais e turmas de amigos, em sua maioria pessoas que vão pra lá com certa frequência e preferem a praia mais deserta e exclusiva. Eu, particularmente, acho o Rosa ainda mais charmoso no inverno! 😀

A praia tem 2km de extensão em formato de meia-lua e dois cantos, o Rosa Norte e o Rosa Sul, divididos pela Lagoa do Meio, que como o nome indica, fica bem no centro da praia, entre morros e verdes e tem água salgada e tranquila. Ótimo local pra praticar um SUP (stand up paddle) calminho!

17206321

IMG_3819_2

ROSA NORTE

O Rosa Norte é o canto esquerdo de quem sobe o morro a partir do centro. Na Estrada Geral do Rosa tem placa indicando onde entrar. Ali é bem difícil estacionar em alta temporada, então, dependendo de onde você estiver hospedado, vale dar uma “pernada” morro acima. Cheio de gente bonita, barraquinhas com drinks e comidinhas típicas de praia (água de coco, milho, sanduíches naturais, pastéis, salada de fruta, tem de tudo e com uma batida mais “natural”). Ótima pra surfar e tomar sol, especialmente em dias de vento nordeste! Está mais na moda atualmente.

IMG_0251

IMG_0260

IMG_0252

IMG_0256

Ali você também pode iniciar uma trilha pelo morro, subindo pelas pedras, até chegar na Praia Vermelha, e se tiver fôlego, esticar até a Praia do Ouvidor. A vista é linda e o caminho é bem sinalizado.

IMG_8479

IMG_7523

IMG_8490

IMG_8521

Dica Volto Segunda

No inverno a Praia do Ouvidor é um lugar bonito pra você assistir o sol se pôr, tomando um vinho ou chimarrão. Se a maré estiver baixa, dá pra acessar a areia de carro, estacionar de frente pro mar e ficar quentinho, só assistindo o espetáculo. É uma praia com casas de moradores, nada mais. Porém, o visual vale a pena. Além disso, tem dunas ótimas para a prática de sandboard.

DSC07092

ROSA SUL

O Rosa Sul é o canto direito e onde a praia termina. Em alta temporada tem mais vuco vuco, mas é igualmente lindo. Ali você encontra a maior concentração de bistrôs de beira de praia, como o Coral, San Diego, Capitão Davi, Saladeria Rosa Sul, Beleza Pura (Bar de Mar), dentre outros e que são ótimos lugares pra almoçar, caso você queira uma comidinha mais elaborada e rápida no meio do dia ensolarado. Você pode acessar o canto sul à pé, pegando a trilha da Fazenda Verde do Rosa, depois de passar a entrada do Caminho do Rei, ou de carro estacionando ao final da rua principal.

Você também pode ir do Rosa Norte ao Rosa Sul pela beira da praia. Os cantos são interligados pela areia.

IMG_8571

IMG_8669

IMG_8746_2

Caminho da Fazenda Verde até o Rosa Sul

Pra quem gosta de desbravar territórios, ali você pode ir caminhando pelas pedras até a Prainha, um cantinho com casas de pescador e uma vista incrível.

IMG_8931

IMG_8932

Ou então iniciar uma trilha maior subindo o morro até chegar na Praia do Luz, onde você acessa a Praia e a Lagoa de Ibiraquera. Um lugar perfeito para longas caminhadas na areia, esportes nas dunas ou na água, como sandboard, surf, stand up paddle, kitesurf e windsurf.  

IMG_3763

Dica Volto Segunda

Se for fazer qualquer uma das trilhas até o final, tanto do Rosa Norte até o Ouvidor, como do Rosa Sul até Ibiraquera, é recomendável que você vá de tênis porque você vai atravessar muitas pedras, barro e mato. Especialmente na trilha até Ibiraquera, que tem mais “obstáculos”! Inclusive, você vai encontrar alguns bois e cavalos pelo caminho! Então, se precisar correr, já está equipado ehehehe, brincadeira, eles são tranquilos e acostumados com gente. Protetor solar, boné e água também são importantes. 😀

IMG_7750

IMG_7741

IMG_7740

IMG_7745

OUTRAS ATIVIDADES

Além das trilhas e dos esportes que mencionei acima, tem outras possibilidades interessantes:

  • Aprender a surfar. O Rosa e Ibiraquera tem escolas de surfe, aluguel de pranchas e equipamentos;
  • Andar de caiaque ou fazer passeios de barco nas Lagoas de Ibiraquera e do Rosa. Uma atividade interessante para famílias com crianças;
  • Passear de bike ou cavalgar pelas trilhas, caminhos e praias! O que também pode ser legal com a turma mirim;
  • Voar de helicóptero por toda a região, observando a exuberante vista;
  • Paraquedismo;
  • Observar as baleias francas no inverno. Elas chegam à praia em julho pra se reproduzir e ficam até meados de novembro. Com sorte você pode até surfar com elas! 😉

PARA OBSERVAR AS BALEIAS

É um espetáculo gratuito que pode ser visto da beira da praia, das dunas de Ibiraquera, dos estacionamentos nas praias do Rosa (especialmente no canto sul), de dentro do carro na estrada da Ribanceira ou até mesmo da sua sacada, tomando um café da manhã. Muitas pousadas tem vista pro mar e é comum observá-las dali. Você facilmente as vê batendo cauda, esguichando, velejando com  a cauda pra fora d’água ou pulando. As crianças adoram! Se você quiser uma proximidade ainda maior, informe-se sobre os passeios de barco que acompanham o movimento dos gigantes mamíferos a poucos metros de distância. Uma aventura ecológica inesquecível e segura.

Fique Atento Volto Segunda

Se for nadar, surfar ou mergulhar em região com a presença de baleias, mantenha a distância mínima de 50 metros.

GASTRONOMIA (por Maria Fernanda Tartoni)

Um capítulo bem recheado! Há muitas opções de bares e restaurantes no Rosa, pra diversos bolsos e gostos \o/ \o/ \o/. São muitas culturas misturadas em uma só! Passeando pelas ruas estreitas e pitorescas, você encontrará desde comida oriental até crepes franceses. Vou fazer um tour gastronômico e deixar aqui diversas dicas pra você fazer suas escolhas.

  • TIGRE ASIÁTICO E LUA MARINHA, OS MAIS CONCORRIDOS!

Estes dois restaurantes merecem destaque. Em ambos é melhor fazer reserva, pois sempre lotam, especialmente no verão.

No Tigre, o cardápio é de comida asiática (fusão entre Tailândia, Indonésia e Japão) com uma batida tailandesa mais forte. Tem ótimas opções de pratos e menu criativo! O de sobremesas, então, é demais! A decoração é linda, a gente se sente na Ásia, literalmente. Eu optei pelo Nasi Goreng, arroz de curry amarelo, legumes, especiarias e camarão, servidos numa metade de abacaxi, delicioso e com bela apresentação. Estávamos em uma mesa com 12 amigos e cada um pediu algo diferente. De forma geral, todos os pratos atenderam a expectativa, mesmo sendo feriado de Ano Novo com casa lotada! Portanto, escolha o de sua preferência e desfrute! 😛

Nasi Goreng

IMG_8635

O Lua Marinha da renomada Chef Taís Muradás, já recebeu 1 estrela no Guia 4 Rodas e tem um cardápio especializado em frutos do mar e culinária exótica. A decoração é rústica e cheia de cores, com uma iluminação baixa, deixando o clima bem intimista e romântico para o jantar. O deck é o lugar mais concorrido nos dias quentes, onde dá para enxergar a lagoa. O pôr do sol ali é especial, chegue cedo pra assistir! Os pratos são servidos em tigelas de madeira e pra compartilhar, então prepare o paladar pra desfrutar de muitas delícias. Nós escolhemos o camarão com abacaxi flambado na cachaça e folhas de bergamota e camarão ao coco com arroz cremoso de limão (um clássico da casa), ambos deliciosos. Dizem que as ostras e o polvo são especiais, mas ainda não provamos.

IMG_3718

IMG_3715

IMG_3712

IMG_8870

Algumas ressalvas: o Lua é polêmico! O restaurante já recebeu muitas avaliações positivas e algumas críticas negativas (meio injustas e cruéis) no TripAdvisor. Acreditamos que algumas pessoas criam uma expectativa muito distorcida e por isso não gostam. O fato é que o lugar é diferente, criativo e  simples. Super cool! A culinária é exótica e muito imaginativa (leia-se: não servem nada comum), tem diversas frutas nos pratos, contrastes de sabor e especiarias. Se você gosta de uma comida mais normal, recomendamos que escolha outra opção. A sofisticação está na criatividade e no sabor dos pratos, o diferencial está na simplicidade do lugar bem no meio da natureza. Pra mim, é o verdadeiro espírito do Rosa! Se optar por ele, vá de mente aberta, pronto pra experimentar uma comida saborosa e diferente de tudo que você já provou! E sim, os temperos são sentidos, a chef não tem uma pegada clássica, nem insossa! Lemos muitas críticas ainda a respeito do acesso difícil,  mas te garantimos que não é tão complicado assim (tem plaquinhas sinalizando ao longo do caminho e qualquer coisa é só perguntar pros bicuíras). Pra nós, super valeu todas as vezes! 😀  

  • URUCUM, CULINÁRIA BRASILEIRA CAPIXABA

Quando estivemos no Restaurante Urucum do chef Rafael Miralha, ele ficava dentro da Pousada Solar Mirador, aberto ao público e bem concorrido. Ao meio dia não precisava de reserva, mas a noite era melhor garantir mesa. Há pouco tempo, cerca de uns 3 ou 4 meses, o restaurante mudou de lugar (está no Urucum Lounge Pop Up Verão 2017, junto ao Mar Del Rosa). Espaço provisório enquanto a nova casa não fica pronta. A previsão é que em março/17 já esteja no misterioso novo local. Restaurante nômade hein, mas delícia! ehehe…bueno, não sabemos pra onde ele vai, mas mesmo que não fique no Solar Mirador (onde a vista é deslumbrante, divina, um sonho!), vale a pena ser seguido. 😛

IMG_8456

IMG_8453

IMG_8455

Especializado em culinária brasileira, a moqueca é o destaque! A carta de vinhos é ótima, a maior da região. Tudo é feito com ingredientes frescos e orgânicos, colhidos direto da horta Urucum e os pratos, em sua maioria, são preparados e servidos em “cumbucas” de barro, quer coisa mais original e brasileira?  Almoçamos lá e a experiência gastronômica foi uma das melhores no Rosa até hoje. Pedimos um peixe com purê de mandioquinha e de sobremesa uma espécie de panqueca com sorvete de creme e calda de pitanga, deliciosos!  E pra acompanhar, um vinho rosé. Lembro até hoje da crocância e do sabor de tudo! Único!

  • REFÚGIO DO PESCADOR, FRUTOS DO MAR E ÓTIMA PAELLA MARINEIRA

O Refúgio do Pescador fica dentro da Pousada Hospedaria das Brisas e é aberto ao público. Especializado em frutos do mar e famoso pela paella marineira. Serve uma diversidade bem surpreendente de pratos, tem uma bela carta de vinhos, bom atendimento e é indicado pelo Guia 4 Rodas. Dentre os destaques da casa você encontra: paella, linguado mediterrâneo, salmão ao molho de laranjas com rosti mediterrânea, lulas recheadas, camarões, risotos, pastas e filés. Nas 2 oportunidades que nos hospedamos ali, jantamos diversas vezes no Refúgio, nosso prato preferido é o risoto de camarão, bem temperado e saboroso. A decoração do restaurante é inspirada em uma casa de pescador, os detalhes são fofos e o restaurante é aconchegante, todo envidraçado com vista pro verde. Uma boa opção.

IMG_8808

  • CREPE DA GEORGETTE, UM CLÁSSICO        

Outra opção clássica do Rosa é o Crepe da Georgette, no Caminho do Rei! Sempre reservamos um dia pra ir lá fazer um almo-janta. Os crepes são deliciosos, seguindo genuínas receitas suíças e feitos com muito carinho pela própria dona, a Georgette. A vista do deck é linda! Dá pra assistir o pôr do sol no canto da Lagoa de Ibiraquera. O cardápio é rico em opções e ingredientes e sempre fomos bem atendidos. Um boa pedida é o crepe de camarão ao curry pra jantar e o de Nutella pra sobremesa. Às vezes a Georgette vem à mesa interagir um pouco, mas tem dias que ela está na dela e se restringe às pick ups! Você consegue assisti-la nas chapas (que ficam atrás de janelas de vidro, visíveis ao público), preparando os pedidos. Tem uma atmosfera simples, decoração colorida e alguns dias oferece rodízio. Você pode reservar mesa ou apenas chegar!

IMG_8693

IMG_1450

IMG_1448

  • SUSHI

Pra você que sempre fica com aquela vontade de comer um sushi, a melhor opção é o Goen Temaki Lounge. Nas minhas pesquisas foi o mais citado e recomendado. Como eu prefiro desbravar comidas locais, ainda não fui.

  • GRELHADO DAS GURIAS, O BOM E VELHO PF

Não é só de comida gourmet que vive o Rosa! Se você está afim de pagar barato e comer bem (em porções “generosas”), vá ao Grelhado das Gurias no centrinho. Dá para comer um PF (prato feito) tri bom por bem pouco. O lugar é de umas gaúchas e não é por nada (ehehehe), elas mandam bem! É possível optar por carne, frango ou peixe, todos bem servidos e saborosos! Está sempre lotadaço, especialmente no verão! A fila de espera para uma mesa é de uns 15 minutos mais ou menos. Aguarde que vale!

Grelhado das Gurias

Grelhado das Gurias

Outras delícias do Centrinho, junto ao Grelhado das Gurias 😛

A Praia do Rosa tem inúmeras opções de restaurante e abrem novidades a cada temporada! Mas por ser uma praia pequena e receber uma super lotação no verão, podem ocorrer problemas de atendimento e até mesmo de qualidade. Vá de peito aberto, o lugar é tão astral, com uma vibe tão boa, que não vale a pena se preocupar com contratempos! 😉

Outras opções você encontra avaliadas no TripAdvisor! O top em críticas positivas do público é o Bistrô Pedra da Vigia que ainda não conhecemos. Ele também é indicado pelo Guia 4 Rodas e está na nossa lista “must go” para uma próxima oportunidade. Se conferir, nos escreva contando sua experiência. 😉

  • FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DO MUNDO

O tradicional festival gastronômico Sabores do Mundo ocorre durante duas semanas (a 7ª edição foi de 14 a 23/out, no ano passado) e os estrelados restaurantes do litoral catarinense preparam pratos especiais pro público, com a alta gastronomia a preços atrativos. Os valores especiais também estão nas pousadas e resorts, que oferecem diárias com desconto de até 40% para o período. O Sabores do Mundo faz parte da Temporada da Baleia Franca, que começa em julho, encerra no final de novembro e brinda o início da primavera! Para saber como funciona acesse o link. A data de 2017 ainda não foi divulgada.

VIDA NOTURNA (por Gabriela Maldaner)

A Praia do Rosa tem opções pra todos os gostos. A vida noturna aqui é famosa em todo litoral catarinense. Os vizinhos (gaúchos e paranaenses) adoram e no verão então? Lota mesmo! Inclua o Mercosul nessa conta. Os preços variam bastante, assim como o estilo de festa. Abaixo confira um resumo do que você encontra por lá.

  • BELEZA PURA, NOSSA 1ª OPÇÃO 

O Beleza Pura Cosmic Bar  é um lugar bem descontraído, aconchegante e decorado com velas. Tem um espaço ao ar livre com mesinhas e outra parte fechada que é a pista de dança, onde rolam shows de diversas bandas legais e onde o DJ toca de tudo (menos sertanejo ehehe). Lá você pode jantar e eles servem umas pizzas deliciosas! Reserve uma mesa e já fique pra balada. Se você consumir R$ 100,00 no jantar, é isento do ingresso pra festa, o que vale bastante a pena. Junto com a casa, ao lado, tem um sushi dos mesmos donos, que também entra no esquema de jantar, gastar um certo valor e isentar ingresso. No Beleza, as comidas e bebidas no geral, não são muito baratas. O atendimento é rápido e eficiente. É bem localizado e de fácil acesso, na rua principal. O valor da entrada depende muito se é alta temporada, do dia da semana, da lotação da casa (varia inclusive na mesma noite, aumentando de acordo com o movimento) e da banda que está tocando. Você pode comprar o ingresso antecipado, se preferir. O público que frequenta é jovem e bonito, o local está sempre lotado e as festas são animadas. É nossa primeira opção de balada no Rosa, muito bom! 😀

  • PICO DA TRIBO, REGGAE, SAMBA ROCK E HIP HOP

No Pico da Tribo o público é bem jovem. A casa é mais focada em reggae, samba rock e hip hop e trazem bandas que tocam nessa vibe. Geralmente lota bastante e é interessante que você compre seu ingresso antecipado. O local é um pouco mais afastado do centro, mas de fácil acesso. É rústico, de madeira, bem estilo praiano.

  • MAR DEL ROSA, BALADA SUPER SUPER JOVEM

O Mar del Rosa atualmente é frequentado por um público mais adolescente e as festas são esporádicas. O melhor é consultar a programação antes de ir. Faz muito tempo que não vamos lá, portanto não sabemos muito detalhes e se está bacana ainda.

  • LOLA, PIZZA E AGITO

O Lola Resto Bar localizado bem no centro do Rosa, tem música ao vivo e uma pizza deliciosa. A casa fica lotada sempre, vale a pena conferir e dar um esticadinha na noite por lá.

  • PEEK NEEK SURF BAR

Neste verão abriu um barzinho bem bacana chamado Peek Neek. Fica bem pertinho do Beleza Pura e é frequentado, em maioria, pelo público local, não lota muito e é ideal pro aquece. Tem música ao vivo, comidas saudáveis, uma pizza deliciosa de massa orgânica e uma ótima caipirinha de morango. O serviço às vezes é um pouco lento. Algumas noites cobram couvert, em torno de R$ 5,00 / 10,00. A decoração é bacana, os copos são vidros de conserva, bem cool, e servem Budweiser de 2 litros.

  • VIRADA MÁGICA

Vale lembrar que existe uma festa muito famosa na Praia do Rosa, a Virada Mágica. Ocorre apenas um vez por ano, no Reveillon. É montada uma mega estrutura na beira da praia (na Fazenda Verde) e lá acontece uma super festa que vai até o sol raiar ao embalo de DJs famosos e shows especiais! Os ingressos são bem caros e precisam ser adquiridos com antecedência. Vem gente de todo Brasil e do mundo pra comemorar a virada!

Dica Volto Segunda

Ahh, mais uma dica pras mulheres baladeiras: optem por sapatos bem confortáveis (rasteiras, anabelas ou salto bloco), pois as ruas e o piso das baladas, na maioria das vezes, são irregulares, de madeira e com degraus. Assim você fica confortável a noite toda. E escolha uma bolsa pequena pra transitar fácil pelas baladinhas lotadas…

ONDE FICAR

O Rosa oferece incontáveis opções de hospedagem. A grande maioria das possibilidades são: casas pra alugar, albergues e pousadas, mas também tem alguns resorts, spas e hotéis. Você encontra todos os preços e categorias.

Se você gosta mais do dia do que da noite, pode optar por uma casa ou pousada no topo do morro no Rosa Norte ou acima da Lagoa do Meio, onde a vista para o mar é linda! Ou pelo Rosa Sul, onde a vista também é muito boa e o acesso à praia é uma comodidade. Se você é muito baladeiro, fique no centro, pra circular à pé pelos bares livremente sem ter que pegar o carro. Outra opção ótima são as pousadas do Caminho do Rei, quanto mais pra cima, melhor a vista! E normalmente são as escolhas dos casais. Pra quem quer economizar valendo, tem as casas pequenas que pertencem aos pescadores locais, lá pros lados do Lua Marinha, por exemplo.

Vou escrever um pouco sobre os locais onde já ficamos.

  • CASAS DO SEU DOMÍCIO

O Seu Domício é um conhecido pescador local que tem casas pra alugar. Já ficamos hospedados lá algumas vezes, nos primeiros anos de Rosa, quando éramos mais novos e tínhamos menos grana (não que agora a gente tenha muita, ehehehe). São simples, mas tem o que precisa à preços bem convidativos. Caminhando, em 2 minutos você está na Lagoa onde o pôr do sol é divino, pertinho do Lua Marinha. A última vez que ficamos lá foi na Páscoa de 2010. E eles sempre nos receberam muito bem! A Dona Isaura, esposa do Seu Dodô faz o melhor camarão na moranga que já comi na vida! Eles são fresquinhos e gigantes, pescados pelo marido e a decoração dos pratos de acompanhamento é um primor, com frutas e flores! Simples prazeres da vida. 😀 Contato: Seu Domício (55 48) 3354-0308

ROSA 066

  • CABANAS ENGENHO DO ROSA

As Cabanas Engenho do Rosa são bem simples e rústicas, no início da estradinha da Fazenda Verde. São bem localizadas, a 150 metros da praia e com boa estrutura (quarto, sala, banheiro e cozinha americana com o básico). Tem estacionamento e serviço de camareira. O único inconveniente é que não tem vista pro mar, fica no meio do verde. Mas um bom custo-benefício, considerando a proximidade da praia e a facilidade de acessar o centro. Fiquei hospedada ali em 2008 no Reveillon. Gostei! Contato: (55 48) 3355-7225 / engenhodorosa@hotmail.com

  • CASAS BUDA DA CORUJA

As casas são rústicas, de madeira, mas a vista é incrível da varanda e a estrutura é completa! Ficam no Rosa Norte acima da Lagoa do Meio. Próprias para casais e turmas de amigos. Ficamos hospedados no meu aniversário em 2014 em 5 pessoas e foi perfeito. Na ocasião aconteceu um dos maiores temporais que já presenciei no Rosa e assistimos da sacada os clarões dos raios iluminando a praia e o barulho retumbante dos trovões no silêncio. Meio assustador, mas um espetáculo! Ainda mais depois de algumas taças de vinho ehehe. 😛 Faltou luz um tempão, não deu pra sair, mas curtimos a vibe ali mesmo! Um inconveniente do lugar pra quem é muito de festa, é que tem que descer o morro pra chegar no centrinho (onde estão os bares) e o caminho é puxado, especialmente na volta. Mas eu não me importo com isso, porque prefiro mil vezes curtir a natureza do que ir pra balada. Mas dá pra fazer os dois. E tomar café da manhã na sacada com aquela vista, não tem preço. Super indico, foi um fim-de-semana maravilhoso. Ahh, tem wi-fi! Contato: Larisa (55 48) 9637-5796 / larisin@gmail.com

IMG_3662

DSC02509

DSC02514

IMG_3661

Vista do Rosa Norte

Vista do Rosa Norte

DSC02500

  • HOSPEDARIA DAS BRISAS

Já fiquei na Hospedaria das Brisas 2 vezes. A primeira, foi com namorado no inverno de 2007 e amei (tem lareira uhuull \o/\o/)! Depois voltei com minha mãe no feriado de Ano Novo em 2015. Notei muita diferença nas suítes entre a primeira e a segunda vez. Os móveis não estão mais tão novos, tem um leve cheirinho de mofo e percebi muita falta de manutenção (tinha goteira no nosso quarto, o banheiro empossava água e a porta da sacada não trancava). A limpeza também deixou a desejar alguns dias. Mas em feriadão os estabelecimentos dão uma pirada mesmo, espero que tenha sido isso! Gerei uma super expectativa na minha mãe, pois a 1ª vez que estive lá foi impecável, e como o preço do pacote estava salgado, esperávamos mais (inclusive da ceia da virada que estava inclusa no pacote). Mas de modo geral é um lugar agradável e charmoso, gosto da decoração, as camas são confortáveis (se não tiver goteira), o banho é ok e o café da manhã é saudável e saboroso. Servem suco verde feito na hora, cereais, muitas frutinhas, omelete, pães e frios fresquinhos. O atendimento é atencioso. Se você pagar um valor de diária normal (não de feriadão) acredito que vale a pena.

IMG_8831_1

IMG_8837

IMG_8474

IMG_1455

  • POUSADA HALLINY DO ROSA

A Halliny é uma pousada com bom custo-benefício e ótima estrutura do lado do Beleza Pura, bem no centro. Pros festeiros é uma opção certeira e econômica! Você sai da pousada e cai dentro do Beleza! Tem uma boa área comum de lazer com academia, piscina, sinuca e churrasqueira,. Os quartos são simples, mas tem ar-condicionado ou ventilador de teto, cozinha pequena e banheiro. Ótimo lugar para turma de amigos. Contato: (55 48) 3355-6000 / pousadahallinydelarose@hotmail.com

IMG_7381

IMG_7400

IMG_7390

IMG_7616

Para famílias, as mais indicadas são a Fazenda Verde by Neco e o Resort Village Praia do Rosa. Outra famosa é a Vida, Sol e Mar Eco Resort e Beach Village que tem uma estrutura enorme e um braço da empresa especializado em ecoturismo e passeios embarcados, além de chalés lindos e vista exuberante no meio da natureza. Uma das casas que visitei tem até adega subterrânea, linda demais! Para casais, destaque para o Solar Mirador Exclusive Resort & Spa (que já hospedou famosos como Cauã Reymond e a equipe do Cirque du Soleil) e tem uma estrutura elegante com uma das melhores vistas de ponta a ponta do Rosa! Tem ainda o Quinta do Bucanero Hotel de Charme, super exclusivo e a Pousada Rêmora que tem uma piscina de borda infinita com vista surreal, no Caminho do Rei. A Morada dos Sisais também foi projetada para receber casais, é super cômoda e bem decorada, com uma belíssima vista acima da Lagoa do Meio. Esses são alguns dos destaques do Rosa pra quem busca charme e conforto.

Além destas, outras ótimas opções você encontra aqui!

No TripAdvisor há também uma lista de opções com suas respectivas avaliações e posição no ranking.

Se você ainda não conhece o Rosa, coloque na sua lista e visite assim que puder, tenho certeza que vai se apaixonar! Sempre saímos de madrugada de Porto Alegre/RS e pegamos o amanhecer na estrada com este visual! Curte aí abaixo! 😀 A viagem é de aproximadamente 5 horas / 400km. Mas você também pode ir de avião até Floripa, saindo de Porto Alegre leva 45min. Alugue um carro online, retire no aeroporto e em 1 hora (conforme estiver o trânsito) você estará no paraíso.

Beijo gente até a próxima! 😉

IMG_7352

REFERÊNCIAS:

Endereço: centrinho da Praia do Rosa / SC. Vá pela rua principal e na esquina da Loja Made in Guarda dobre à direita (se estiver entrando no Rosa), é logo na próxima esquina, também à direita.

Funcionamento: todos os dias das 19h às 23h.

Reservas: (55 48) 3355-7045 / tigreasiaticorestaurante@hotmail.com

Endereço: no cantinho da Lagoa na Praia do Rosa / SC. Siga as placas coloridas.

Funcionamento: todos os dias a partir das 18h.

Reservas: (55 48) 3354-0613 ou 8803-4877

Endereço: Urucum Lounge Pop Up Verão 2017, junto ao Mar Del Rosa – Praia do Rosa / SC. Espaço provisório enquanto a nova casa não fica pronta! 

Funcionamento: diariamente das 13h00 às 00h00. Por enquanto ele está abrindo às 18h (em jan/17), mas é temporário. Então, melhor se informar inbox pela Fanpage do Facebook ou por telefone!

Reservas: (55 48) 3355-7330 / restauranteurucum@gmail.com

Endereço: Caminho do Alto do Morro, s/n | bem no início do Caminho do Rei a 300mts da esquina, junto a Pousada Hospedaria das Brisas – Praia do Rosa / SC.

Funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h. Na Fanpage tem mais informações.

Reservas: (55 48) 3355-6020

Endereço: no topo do Caminho do Rei, s/n – Praia do Rosa / SC.

Funcionamento: de quinta à sábado das 18h às 23h. No facebook diz que abre as 17h, mas a última vez que fui abriu às 18h. Então melhor telefonar e se informar.

Reservas: (55 48) 3355-6646 / crepegeorgette@yahoo.com.br

Endereço: Av. Porto Novo s/n, Centrinho do Rosa / SC

Funcionamento: de segunda à sexta  das 18h às 00h, sábado e domingo das 18h à 01h
*Folga nas Quartas

Reservas: (55 48) 3355-7256 / contato@goentemaki.com

Endereço: Centrinho da Praia do Rosa / SC. Vá pela rua principal e na esquina da Loja Made in Guarda dobre à direita (se estiver sentido chegando no Rosa), é antes da próxima esquina, também à direita, antes do Tigre Asiático.

Funcionamento: no verão todos os dias das 11h30 às 22h00.

Contato: (55 48) 9965-9854 ou 9649-0967 / não precisa e não faz reserva

Endereço: Caminho do Alto do Morro, s/n | bem no início do Caminho do Rei a 100mts da esquina, junto a Regina Guest House – Praia do Rosa / SC.

Funcionamento: de dezembro à março todos os dias, das 14h00 às 00h30 / de abril à novembro, terças à sábados, das 14h00 às 23h00.

Reservas: (55 48) 3355-6247 ou 9982-7112 / reginagh@terra.com.br

Fique Atento Volto Segunda

SEMPRE VERIFIQUE OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E FAÇA SUA RESERVA ANTES DE IR. NO ROSA TUDO MUDA MUITO RÁPIDO A CADA TEMPORADA. 😉

Endereço: Estr. Geral do Alto Arroio (rua principal), s/n – Praia do Rosa, SC.

Funcionamento: todos os dias a partir das 20h30.

Reservas: (55 48) 3355-7490 / contato@belezapurabar.com.br

Endereço: Rua Pico da Tribo, 33 – Praia do Rosa, SC.

Funcionamento: terças, quintas, sexta e sábados, a partir das 23h. Fanpage aqui!

Contato: (55 48) 3355-6065 ou 9965-3557 / picodatribo@hotmail.com

Endereço: Estrada Geral de Ibiraquera, s/n – Praia do Rosa / SC

Funcionamento: conforme agenda na Fanpage aqui!

Contato: (55 48) 3354-0444

Endereço: Rua Idalino Manoel de Carvalho s/n – Centrinho – Praia do Rosa / SC.

Funcionamento: todos os dias das 12h às 02h. Já abre as 12h pro almoço e a partir das 19h serve janta e tem música ao vivo.

Reservas: (55 48) 3355-6225 / lola.praiadorosa@gmail.com

Endereço: Centrinho – Praia do Rosa / SC.

Funcionamento: de domingo à quinta das 20h às 00h / sexta e sábado das 20h às 02h.  Fanpage aqui!

Contato: (55 48) 9134-2065 / anelise@casamundobrazil.com.br

Endereço: Pousada Fazenda Verde do Rosa Estrada Geral da Praia do Rosa, s/n – Praia do Rosa / SC

Funcionamento: toda virada de ano das 23h às 06h.

Contato: whatsApp (55 48) 9838-7032 de seg. a sex. – 13h às 17h / contato@viradamagica.com.br

Escola de Surf Capitão David  / Contato: (55 48) 9990-9458

Escola de Surf Rosa Norte /  Contato: (55 48) 3354-0523

Escola de Surfing Vida, Sol e Mar / Contato: (55 48) 3355-6111

Kite & Surf / Contato: (55 48) 3255-1251 ou 9973-7439 / escola@kiteesurf.com (aulas de surf, aulas e passeios de kitesurf e stand up paddle)

Ibiraquera Adventures / Contato: (55 48) 9111-4433 (windsurf, kitesurf, bike, caiaque e stand up paddle)

Turismo Vida, Sol e Mar / Contato: (55 48) 3355-6111/ reservas@vidasolemar.com.br

Rosa EcoAdventure / Contato: (55 48) 9982-6356

Vida, Sol e Mar / Contato: (55 48) 3355-6111

Rosa Ecoadventure / Contato: (55 48) 9982-6356

Helicon / Contato: (55 41) 9655-1517 ou 9873-0202 / gustavo@voehelicon.com.br (passeios e táxi aéreo)

Skyzimba Paraquedismo / Contato: (55 48) 9151-1551 / contato@skyzimba.com.br / Infos no site e aqui

Zeno Castilho  / Contato: (55 48) 9999-5547 ou 9839-0350

  • Informações sobre eventos da Praia do Rosa, acesse aqui
Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário

12 comentários em “PRAIA DO ROSA: UM PARAÍSO NO SUL DO BRASIL”

  1. Sarah Gomes disse:

    A praia do Rosa é maravilhosa estivemos por lá agora em abril e amamos, pena que ficamos por dois dias e não deu pra aproveitar muito pois choveu bastante e ainda nem fiz esse post, e vou usar muitas dicas tuas pra quando voltar lá, belo post!

    • Oi Sarah td bem? Sim, a praia do Rosa é maravilhosa mesmo. Nós amamos! Tomara que na próxima vez vc consiga ir com mais tempo e usufruir com mais calma. Aquilo é um paraíso escondido. Ahh que saudades! Nós precisamos voltar lá tbm. Volte sempre aqui no blog, adoramos seus comentários. E qualquer sugestão pode nos falar viu?! Beijão e uma ótima semana pra vc 😀

  2. Pousada Rêmora - Praia do Rosa - SC disse:

    A Praia do Rosa é realmente linda, o lugar é perfeito para quem quer relaxar a dois em uma das mais belas paisagens brasileiras.

  3. Pousada Pedra Grande - Praia do Rosa - SC disse:

    A Praia do Rosa é sem duvida umas da praias mais belas do Brasil, vale muito a pena visitar para quem não conhece, e se deslumbrar com um mar lindo e muita natureza!!

  4. Vigia das Marés - Pousada Praia do Rosa - SC disse:

    possui belezas naturais e tranquilidade, a praia do rosa tem trilhas pra se explorar. O clima da cidade, o centrinho são bem aconchegantes. Vale a pena tirar uns dias pra curtir com os amigos ou visitar com a família. Tem várias opções de barzinhos e restaurantes

  5. MORADA DOS BOUGAINVILLES - PRAIA DO ROSA - SC disse:

    Ótima para surfar, caminhar, bronzear, relaxar, curtir!
    https://www.moradadosbougainvilles.com.br

  6. Pousada Bangalôs do Rosa - Praia do Rosa - SC disse:

    Um dos melhores lugares do mundo para passar férias. Beleza natural incrivel, Festa da Virada Magica magnifica. Gente educada e bonita. Otimos restaurantes.

  7. POUSADA CASA DO CEO - PRAIA DO ROSA - SC disse:

    Natureza, praia limpa e água cristalina, é uma praia para quem busca sossego e esportes aquáticos

  8. Willian disse:

    Gostei muito dos comentários, tentei contato com seu Domicio e não consegui. Tu tens o endereço e outro número de contato.