PROJETOS SOCIAIS DA COSTA RICA

03.11.2016 | Costa Rica, Destinos, Projetos Sociais

A Costa Rica, apesar de ser conhecida por sua exuberante natureza, belas praias e o surfe, é um polo tecnológico, onde muitas empresas estrangeiras investem, em especial as norte-americanas. Segundo os costarriquenhos, é uma terra de oportunidades. O povo tem um bom nível de educação e as possibilidades são muitas para quem estiver disposto a estudar e trabalhar. Seus programas sociais são mais focados na solução de problemas ambientais, pois vale ressaltar que o país guarda 5 % da biodiversidade de todo planeta!

A Universidade da Costa Rica desenvolve diversos programas com o propósito de despertar a consciência nos estudantes e sensibilizá-los ao engajamento de ações de retribuição a comunidade. Além de projetos focados na educação, como o desenvolvimento da infância e educação adulta (acima dos 50), existe um projeto bacana de quiosques socioambientais com a finalidade de promover uma cidadania ativa. São chamados Kioscos Socioambientales para el Fortalecimiento Organizativo e oferecem informação e comunicação, aconselhamento jurídico e técnico, e apoio organizacional para que a comunidade e as empresas locais estejam a par de seus direitos e deveres com relação ao meio ambiente. Instituições locais como Cedarena e internacionais como Avina, buscam também trabalhar questões de controle hídrico e climático conscientes, bem como reciclagem e sustentabilidade, com olho voltado as indústrias. No site da Cedarena, você encontra alguns dos programas representados pelas fotos abaixo:

Os costarriquenhos são tão engajados em proteger seus recursos ambientais que até mesmo drones utilizados em missões militares no Iraque e no Afeganistão são atualmente, parte de um projeto que busca proteger tartarugas e tubarões em risco de extinção no Pacífico. A esse esforço se uniram organizações não governamentais e empresas privadas, que forneceram os recursos na esperança de proteger essas espécies, cujas populações diminuíram drasticamente. Conheça mais no Programa de Restauração da Tartaruga Marinha – Pretoma.

Pesquisando projetos sociais no país encontrei um muito bacana de brasileiros. Eles buscam ações sociais em diversos lugares do mundo junto a ONGs, para proporcionar uma experiência de curto prazo a voluntários viajantes. Amei este projeto! A ideia é aliar férias tradicionais com a possibilidade de fazer a diferença ajudando ao próximo e ao planeta! Não é incrível? A Costa Rica está entre as opções de destinos, com um projeto no Parque Nacional Marino Las Baulas, que ajuda a salvar tartarugas marinhas da extinção nas mais importantes praias de desova restantes no mundo.

A Volunteer Vacations oferece pacotes a partir de 7 dias. Custos e maiores informações você encontra no link.

Então, se animou a viajar e fazer o bem? Bora lá, depois conta pra gente. 😉

Por Maria Elisa Tartoni

Deixe um comentário