PUNTA DEL DIABLO: SOL, MAR E MUITA FESTA NO LITORAL URUGUAIO

28.12.2016 | Destinos, Explorando as Cidades, Litoral Uruguaio, Punta del Diablo, Uruguai

Punta del Diablo é uma praia que fica ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa, no Departamento de Rocha, Uruguai. Localiza-se a 300km da capital do país e a aproximadamente 47km do Chuí.

img_0593

Sua população fixa é de cerca de 650 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos. Tem uma arquitetura interessante, com casas rústicas em estilo bem praiano. No verão, transforma-se em um dos principais balneários do país, recebendo grande número de turistas argentinos, brasileiros e europeus. O destaque aqui são as festas frequentadas pelo público de 20 e poucos anos. Você encontrará bares, pubs, grandes danceterias e muita animação em Punta del Diablo. A balada começa as 2 da manhã e acaba por volta das 10h, com o sol brilhando.

img_0581

img_2714

Dá pra ver logo na chegada que o lugar é bem roots, não tem asfalto e há pouca sinalização nas ruas, o que não é um problema, pois o trânsito é bem tranquilo mesmo em alta temporada. O comércio gira em torno da pesca, gastronomia e artesanato. Você pode circular a pé praticamente por toda praia e encontra mercadinhos, vários restaurantes, sorveterias e uma feira de artesanato com várias opções de souvenires. Punta Del Diablo tem 10km de costa e é dividida em quatro praias:

PRAIA LA VIUDA: é mais juvenil, bem movimentada, com festas, bares, música alta e muitos surfistas.

img_2673

img_2675

PRAIA DE LOS PESCADORES: mais central e tranquila. Atrai jovens e famílias. É de encher os olhos ver as embarcações chegando com a pesca, no fim do dia, ao pôr do sol.

img_2697

PRAIA DEL RIVERO: mais tranquila e bem frequentada, para o nosso gosto. O público não é tão jovem quanto em La Viuda e também possui boas ondas pro surfe e bares.

img_2720

img_2710

PRAIA GRANDE: separa Punta Del Diablo de Santa Teresa. Pra chegar lá você precisa caminhar um pouco. Subir um monte de rochas e atravessar algumas dunas, mas pode crer que a vista vale a pena. É uma praia meio deserta e com mar aberto, ideal para silenciar e entrar em contato com a natureza.

dsc02362

Escolha a praia que mais faz o seu estilo ou separe um dia pra cada uma e divirta-se. 😉

Para hospedagem, Punta Del Diablo oferece inúmeras opções entre camping, hostel, pousadas e casas pra alugar. Nossa escolha foi a pousada Villa Lavanda, localizada na região de Rivero, por isso sempre frequentávamos a praia por ali mesmo, a apenas 2 quadras. Gostamos muito e recomendamos! É confortável, tem ar condicionado, cofre, acessórios pra praia (guarda sol, cadeira) e o café da manhã é bem gostoso. Reservamos através do booking, com certa antecedência. Em alta temporada, no mês de janeiro, principalmente, a praia é bem concorrida e é bom se programar com tempo, pra não ficar sem lugar.

img_0576

Curtindo a vista da nossa pousada

A cidade oferece muitas opções gastronômicas, desde restaurantes especializados em peixes, frutos do mar, até pequenos lugares de “comida ao passo”, como eles chamam os de comida rápida e lanches. Dentre os que provamos, destacamos o Il Tano Cucina, de culinária italiana e o Panes e Peces, um bistrô com comidinhas saborosas e lanches. Esse último foi especial, porque lá brindamos a nossa chegada a praia com uma “Patricia” bem gelada! 😀 Nossa Chef Fê vai lançar logo logo, um post contando sobre as delícias gastronômicas do litoral uruguaio e detalhar sobre cada local que experimentamos. Confira em breve, tá demais!

Falando em chegada, tivemos uma surpresa um tanto quanto estranha quando colocamos o pé pra fora do carro. A praia estava tomada por pererecas. Tipo, lotada mesmo! Era um passo e 3 bichinhos saltavam na nossa frente. Eu, particularmente, não simpatizo muito com anfíbios, mas logo relaxei, entrei no clima e fiz amizade com eles, afinal se não pode vencer o inimigo junta-se a ele, hehehe… 😉 Nos contaram que naquele ano (2013) aconteceu um fenômeno natural e elas se multiplicaram muito rápido, o que não é tão comum por lá. Notamos também que tem muitos cachorros pelas ruas, mas todos amigáveis e bem tratados pelos locais e visitantes.

Punta Del Diablo não tem muitas atrações turísticas, o ideal mesmo é ir pra relaxar, curtir a praia, o sol, o mar e guardar energias pra noite, porque essa sim oferece várias opções. O agito começa pelos bares e pubs e depois se estende pras discotecas. Na segunda e última noites, ou seja, sexta e domingo, fomos no Primata Bar, que fica na praça de La Viuda. Não paga para entrar, é frequentado por uma galera bem legal, tem música boa rolando, basicamente cumbia e reggaeton, e a bebida tem preço justo. Nos divertimos muito, boas lembranças! Um ponto negativo é que tem apenas 1 banheiro e é unissex, mas a vibe é tão boa que não vale se apegar a detalhes. 😉

img_2672

Quinta e sábado fomos numa das maiores danceterias de lá, Bitácora, que está localizada a umas 10 quadras da rua principal. Ela já existe a mais de 15 anos e o público que frequenta tem em torno dos 25-28 anos. Ah, e tem um hostel bem tradicional em Punta Del Diablo com o mesmo nome, não chegamos a pesquisar se é do(s) mesmo(s) dono(s), mas os lugares estão relacionados. A danceteria tem duas pistas com DJ’s, a música é variada, dos hits do momento, passando pelo reggaeton pegado e pela tradicional cumbia, até os ritmos tropicais. A área externa é bem grande e fazem uma fogueira pra aquecer a noite fresquinha, super buena onda. A galera se diverte valendo até altas horas da manhã! Nós entramos no clima, fervemos por lá! São frequentes os grandes shows de bandas nacionais, inclusive eles tem uma programação intensa na primeira quinzena de janeiro, com um show a cada dia.

Ainda, algumas dicas importantes. Leve pesos uruguaios, o real também é aceito, mas a conversão não é tão boa pra gente e eles sempre dão o troco em pesos. Vá prevenido com dinheiro vivo, pois nem todos lugares aceitam cartão de crédito e não há caixas eletrônicos. Leve sempre roupas mais quentinhas, porque mesmo em pleno verão, à noite pode fazer em torno de 15 graus, acompanhado de um ventinho.

E aí, se animou? A costa uruguaia é realmente atraente e cheia de opções. Escolha a praia que mais te agrada e curta muito seu verão, no melhor estilo Volto Segunda! 🙂

LEIA MAIS

ROAD TRIP: PRAIAS URUGUAIAS

FAZENDO A MALA: PRAIAS URUGUAIAS

A “BUENA ONDA” DE LA PEDRERA, URUGUAI

A NOITE EM LA PEDRERA – LITORAL URUGUAIO

LA PALOMA, A PRAIA MAIS DEMOCRÁTICA DO URUGUAI

CABO POLONIO, UMA COMUNIDADE ALTERNATIVA NA COSTA URUGUAIA

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário