RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

20.07.2016 | Destinos, Experiências Gastronômicas, Montevidéu, Uruguai

IMG_3296_edited

Oi gente tudo bem?

Quando inauguramos o blog em março, a Elisa fez um post contando a nossa história e como tudo começou, se você não leu e está curioso, acesse este link “Volto Segunda: Como Tudo Começou”. E lá ela contou um pouco sobre nós e como são nossos encontros pós trip. Sempre nos reunimos ao voltar pro Brasil para trocar fotos, assistir aos vídeos, fazer um brain para os posts do blog, e relembrar as experiências e os sabores da viagem. Então, é bom demais! A gente viaja juntos de novo e é uma delícia. 😀

Como alguns de vocês já sabem sou chef e tenho um restaurante de cozinha italiana, o Tartoni, e por isso, desbravar os sabores das cidades por onde passo é parte importante em minhas viagens. Tenho feito muitas trips focadas exclusivamente em tours gastronômicos e pesquisa de mercado, como uma das minhas últimas visitas a Chicago para a NRA (National Restaurant Association Show), uma das maiores feiras de gastronomia do mundo. Sempre trago na mala, além de mais conhecimento, ingredientes para a minha cozinha. Vocês também já devem ter percebido que escrevo sobre experiências gastronômicas aqui no blog.

Cada destino nos presenteia com memórias incríveis e grande parte delas vem da mesa, do sabor e dos aromas. A comida diz muito sobre a história de um povo e faz parte da sua cultura.

RECEITAS DO MUNDO” aqui no blog, é uma categoria nova que inventamos pra você poder preparar tudo na sua casa, viajando pelos países através da mesa! Recordar é viver. Cozinhar é compartilhar!

Hoje vou ensiná-los a preparar alguns pratos da cozinha uruguaia, resultado da nossa última visita a Montevidéu. A famosa Milanesa Napolitana com seus acompanhamentos, e uma deliciosa panqueca de doce de leite de sobremesa. Para harmonizar, um bom vinho tannat ou uma cerveja uruguaia. Escolhemos a Patrícia, desta vez.

Então, vambora?! 😉

PRATO PRINCIPAL: MILANESA NAPOLITANA

Você vai precisar dos seguintes ingredientes pra fazer Milanesas para 4 pessoas:

  • 4 bifes de patinho ou alcatra de aproximadamente 150g cada (esse é o corte que encontramos no Brasil mais próximo do utilizado pelos uruguaios)
  • 3 ovos batidos e temperados com alho
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • 1 xícara de molho de tomate caseiro (os de caixinha vão deixar sua milanesa com gosto de pronta)
  • 4 fatias de presunto cozido
  • 4 fatias de mussarela
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • orégano a gosto
  • óleo vegetal suficiente para fritar

image2

IMG_3270

O modo de fazer é bem simples e está ilustrado no vídeo abaixo, mas vou explicar por aqui também:

Bata os bifes até ficarem bem fininhos, tempere com sal e pimenta, e reserve. Bata bem os ovos, tempere com alho picadinho e coloque em um prato fundo. Em outro, espalhe a farinha de rosca. Passe os bifes pelo ovo e logo em seguida pela farinha de rosca, apertando bem com as mãos para que ela fique bem compacta na carne e não desmanche na hora de fritar.

Aqueça 1 cm de óleo em uma frigideira com laterais altas e frite os bifes por 2 min cada lado, ou até dourar. Transfira para uma forma, cubra com um pouco do molho de tomate, 1 fatia de presunto, 1 de mussarela e 1 fatia de tomate, tempere com sal e leve ao forno para o queijo derreter e o tomate amolecer. Polvilhe orégano sobre o tomate, faça isso depois que sair do forno para não queimar o tempero e alterar o sabor.

image4

IMG_3305_2

Monte o prato utilizando um dos acompanhamentos mais consumidos pelo uruguaios, batata frita ou arroz branco ou salada russa (salada de batata com maionese, ervilha e cenoura cozida) ou salada mista (alface, tomate e cebola roxa).

Simples e saboroso!

 IMG_3310

image1

IMG_3311

SOBREMESA: PANQUECAS DE DOCE DE LEITE

Na sobremesa não pode faltar o famoso doce de leite. Como nosso intuito nesse evento é se divertir, decidi fazer uma opção simples, fácil e deliciosa. Para faze-la será preciso:

  • 2 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • 2 colheres de açúcar
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pote de doce de leite (usamos o da marca Lapataia)
  • açúcar demerara para decorar

IMG_3322

A maneira de fazer é simples também, basta bater todos os ingredientes no liquidificador exceto a manteiga, o doce de leite e o demerara, até formar uma massa lisa e líquida.

Aqueça uma frigideira antiaderente e derreta 1/2 colher de manteiga. Adicione 1 concha pequena da mistura do liquidificador e deixe cozinhar até as bordas iniciarem a dourar e vire-a. Aqui, se você tiver habilidade tente virar a panqueca jogando-a pro alto, será divertido 🙂 . Se não der, solte as laterais com um garfo e com o auxílio de uma espátula vire e deixe dourar.

Recheie cada panqueca com 1 colher de sopa cheia de doce de leite. Disponha em um prato de servir e decore com fios de doce de leite derretido e açúcar demerara.

IMG_3419

IMG_3420

Para acompanhar as panquecas, um cafezinho images

IMG_3424

Aqui mostrei para você um pouquinho de como transformamos nossa saudade do destino que visitamos em mais diversão, e uma diversão super saborosa! objects-0181Wine

LEIA MAIS:

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

PAIXÃO POR VIAGEM E GASTRONOMIA

 

 

 

Por Maria Fernanda Tartoni

Deixe um comentário