EXPLORANDO A SERRA GAÚCHA COM CRIANÇAS

09.11.2017 | Brasil, Canela, Destinos, Explorando as Cidades, Gramado, Viagens Curtas

Oi pessoal! Para mais informações de como chegar na Serra Gaúchaoutros detalhes e dicas importantes, você vai encontrar mais 3 posts (post 1, post 2 e post 3) super completos falando de Gramado e Canela. E a verdade é que podemos escrever matérias infinitas, porque a diversidade de programas e coisas bacanas pra fazer nestas cidades é enorme.

Aqui vamos te contar nossa experiência com o pequeno Rafa, num final de semana pra lá de especial!

O Rafinha está numa fase (quase 2 anos) que está amando os animais. Pensamos que um hotel fazenda seria perfeito pra ele curtir a bicharada. Então escolhemos o Pampas Hotel Fazenda e, dito e feito, ele adorou!

O hotel está localizado em meio à paisagem de araucárias na cidade de Canela, um dos mais belos locais da Serra. Tem uma vista surpreendente e está instalado a 5 minutos de Gramado, com fácil acesso pela estrada que liga as duas cidades. Sua tradição é mantida através da preservação de hábitos regionais, aliados à modernidade e conforto em perfeita harmonia com a exuberante natureza local. O hotel tem 74 suítes, dentre elas 14 pipas rústicas estruturadas em madeira, antes usadas para armazenar vinho. Durante sua estada, além de usufruir do conforto e relaxar, você terá momentos de muita diversão em família, desfrutando dos passeios a cavalo, curtindo os animais que vivem ali e tendo a fantástica experiência do turismo de aventura nas trilhas off-road.

Uma outra vantagem, é que tem uma parada do Bustour dentro do estacionamento do Pampas, o que pode facilitar bastante caso você opte por fazer esse passeio. Eu acho uma ótima ideia, pois é uma forma objetiva e panorâmica de conhecer Gramado e Canela. Saiba mais sobre esse tour no nosso post ou no próprio site.

Logo na entrada do hotel, você se depara com um simpático casal de avestruzes, que já vem se exibir para os novos hóspedes. Algumas suítes do térreo tem ampla varanda e vista para um belo “quintal”, onde vivem livremente esses animais, que ficam em constante contato com os visitantes. Pavões passeando pela frente do hotel e pegando um sol na sacada dos apartamentos também compõe essa bucólica rotina do Pampas. Percorrendo as trilhas da fazenda, você encontrará lhamas, ovelhas, cavalos, pôneis, pássaros selvagens, galinhas e mais outros animais.

A equipe é um espetáculo à parte, todos muito simpáticos e solícitos. Vestidos com a indumentária gaúcha, nos ofereceram um chimarrão já na chegada, onde pudemos conversar curtindo a lareira (sempre acesa) para tomar conhecimento do funcionamento do hotel.

Os apartamentos no prédio principal, onde funcionou um mosteiro antigamente, tem vista para a cidade ou para a área de lazer, todos com calefação, banheiro com ducha quentinha, ar condicionado, TV e frigobar. As camas são amplas e confortáveis. Disponibilizaram um bercinho fofo pro Rafa. Tudo estava sempre limpo e organizado.

Recentemente o complexo ganhou chalés feitos em pipas centenárias de vinho, com três pisos, duas varandas, cozinha, banheiro e dois quartos. As pipas são, também, um lindo cenário para fotos durante o passeio pela fazenda, e a estadia nesse local fica em total harmonia com a natureza, com sua decoração rústica que remete ao passado. Escolha perfeita, inclusive, para uma Lua de Mel.

Sexta a tarde, após o check-in, ficamos curtindo toda a estrutura do hotel e vibrando a cada descoberta do Rafa na fazenda. A noite estava rolando um coquetel de inauguração do Ruano, o restaurante do complexo. Fomos convidados a participar e foi muito bacana. O clima estava super animado e ainda tivemos a sorte de encontrar o elenco de um longa-metragem que estava sendo filmado na região. Nos deparamos com vários atores e pessoas queridas da produção e equipe técnica. Todos estavam também hospedados no Pampas. O filme se chama “A cabeça de Gumercindo Saraiva”, do diretor Tabajara Ruas e refere-se a uma história regional. A comida do restaurante é bem campeira, tradicional, uma delícia! Com certeza, o local será um sucesso. Abrirá todos os dias para o almoço, atendendo, além dos hóspedes, o público em geral. No mesmo espaço, é servido o café da manhã, que é bastante variado e mais reforçado do que nos hotéis tradicionais. Tem vários doces, bolos, pratos quentes salgados e ovos. Além de frutas, pães, panquecas, sucos e iogurtes.

No sábado, após o café, como o clima estava friozinho e ventoso, fomos passear de carro pelo centro de Canela e paramos em algumas lojinhas obrigatórias, como a de chocolate, pra comprar alguns mimos pra família. Quem não gosta de chocolate, não é? Ainda mais da Serra Gaúcha! A decoração da cidade já está linda, em clima de Natal!

Nossa opção para o almoço foi o Restaurante Malbec, super bem localizado na Avenida Borges de Medeiros em Gramado. O lugar é lindo! São três ambientes envidraçados com vista para a rua e um deck, misturando o contemporâneo “classudo” com o aconchego e o atendimento é super cortês! São especializados em grelhados de cortes nobres de carnes bovinas, peixes e aves e servem também pratos variados como massas, saladas, risotos, comidinhas de boteco e sequência de fondue. Aí sim, você vai encontrar um fondue diferenciado. As “carnes a la parrilla” são o destaque do cardápio, seguindo uma batida uruguaia e argentina que adoramos!

O antepasto com manteiga aromatizada, tomates desidratados, caponatta italiana, lascas de parmesão e pães com fermentação natural é delicioso, já dá pra sentir a qualidade do que virá! Como prato principal escolhemos o Prime Rib, corte da primeira costela com bife de chorizo no ponto certo, acompanhado de legumes na brasa, batatas assadas e arroz. Este prato serve 3 pessoas tranquilamente. Os molhinhos pra lá de especiais deixam a carne ainda mais saborosa, destaque para o Malbec, uma redução do vinho com geleia de frutas vermelhas e especiarias. Também pedimos uma Salada Tapera, mix de folhas verdes com presunto parma, tomatinho cereja e queijo parmesão em lâminas, apetitosa e refrescante. Ah, e o Rafinha comeu um prato do cardápio infantil, filezinho com batatas sorriso e arroz. De sobremesa fomos de Supremo Portenho, semiflan de doce de leite, cream cheese e leite condensado com caramelo toffee, dos deuses e único, não tenho outras palavras pra descrever, só provando! Você sente que tudo é preparado por quem entende do assunto e que tudo é cuidado nos mínimos detalhes. Ah, e peça um bom vinho Malbec da carta pra harmonizar com seus pratos! Indico de olhos fechados! 😉 Faça sua reserva, a casa é concorrida!

Prime Rib com legumes na brasa, arroz e salada

A tarde, retornamos pro Pampas e fizemos o passeio a cavalo. Pra combinar e acertar os valores, você pode ir direto à Cabanha Gaúcha, que tem sede atrás do hotel, ao lado direito das pipas, próximo a um belo lago. Você será muito bem recebido pela simpática e “gaudéria” equipe e o passeio é uma experiência típica regional, muito bacana! Fizemos o trajeto mais curto, mas é possível explorar trilhas longas. As paisagens pelo caminho são incríveis!

A noite não sobrou muita energia e ficamos pelo hotel mesmo. Mas sugiro que você conheça o restaurante Magnólia em Canela. A comida é fantástica, o casarão é lindo e tem espaço kids com recreacionista. Reserve antes e saiba mais sobre o local aqui.

Outra indicação é a Casa Di Pietro. Esse restaurante é um clássico que fica ao lado da igreja São Pedro, a principal de Gramado. Servem um buffet de sopas com 5 variações, pães, frios, saladas e sobremesas e, além disso, tem opções de grelhados e massas para incrementar o jantar. Uma excelente alternativa pra contrabalancear as refeições do dia e dormir mais leve. No almoço, oferecem um buffet a quilo com fartas opções de saladas, pratos quentes, carnes grelhadas na hora e sobremesas. Nós somos fãs!

Logo em frente à Casa de Pietro está o tradicional Pasteleiro, que faz a alegria das crianças e dos adultos, é claro. A decoração do ambiente e o nome dos pastéis remetem a filmes que marcaram nossas vidas, homenageando o Festival de Cinema de Gramado. O lugar é despojado e os pastéis com massa caseira são deliciosos e super recheados. Você pode escolher o “super 8”, o “curta” e o “longa-metragem” de acordo com sua fome, dentre mais de 30 variedades. E reserve lugar para um pastel doce, te garanto que vale a pena. No cardápio, você encontrará também sanduíches, croissants, petiscos, lasanhas, sopas no pão, saladas e sobremesas, vai agradar toda a família! 😀

Domingo o dia amanheceu lindo, ensolarado e mais quente. Após o café da manhã fomos fazer um passeio no Super Carros, que está na Avenida das Hortênsias, entre Canela e Gramado.

Quem nunca sonhou em dirigir um carrão esportivo? No Super Carros isso é possível! Você pode pilotar ou ir de carona em circuitos exclusivos, que exploram o charme das estradas.

São mais de 40 carros expostos e disponíveis para drive experience. Você poderá escolher entre Ferrari, Porsche, Lamborghini, Rolls Royce e dezenas de outras super máquinas. No segundo piso, há uma loja bem equipada para os amantes de velocidade e o Espaço Diversão, onde é possível testar um carro de Formula 1, sentir e entender a performance em circuitos consagrados no mundo, com os simuladores de corrida.

Logo na entrada do Salão, uma estátua gigante dos Transformers já indica a magnitude das máquinas que estamos por ver. Depois de conhecer os carros e a loja, fizemos um test drive em um trajeto de 8,7 km com um Dodge Challenger na companhia do instrutor Gean, que foi muito atencioso e nos fez mergulhar no universo dos Super Carros. O Rafinha foi junto, claro, e colocaram uma cadeirinha especial pra ele no carro. Achei aquilo o máximo e ele curtiu andar numa máquina potente com o papai dirigindo. Foi uma experiência única, no melhor estilo “Velozes e Furiosos”!

Depois do passeio, você pode comprar o vídeo e as fotos do drive experience. A empresa também oferece o serviço de locação de diária de alguns carros da frota. Para mais informações, clique aqui.

Depois de tanta velocidade, resolvemos desacelerar e relaxar no restaurante Monã.

A entrada pela estrada de chão, em meio à linda vegetação, já vai nos ambientando e preparando para uma genuína experiência gastronômica numa fazenda cenográfica no interior de Canela.

Esse é um local perfeito pra curtir o dia em família. Quando chegamos, o Rafa estava tirando um cochilo. Os donos, Daniel e Aline, logo se prontificaram e trouxeram tapetes e esteiras que colocamos no chão, em meio ao verde, na sombra das árvores e ali o Rafa dormiu por 1 hora! Que delícia de soneca em meio à natureza!

A experiência começa pelas entradinhas, que estavam dispostas numa mesa charmosa na margem do lado. Neste dia serviram pão integral de fermentação natural, geleia de araçá, passa bergamota, queijo serrano, linguiça e manteiga artesanais. Tudo muito saboroso!

O almoço é um espetáculo! São diversas carnes deliciosas e suculentas como: assado de ovelha, costelão, picanha e linguiças, preparadas e servidas nas mesas pelo dono e Chef Daniel Castelli. Os acompanhamentos do dia eram a tradicional polenta cremosa com ragu de cordeiro, carreteiro de charque, pesto de pinhão e talos, além de saladas e vegetais na brasa. A Aline, esposa do Daniel, é uma querida e cuida de todos os detalhes da decoração e do funcionamento com muito carinho. Que dupla dinâmica!

Passeando pela fazenda, você se depara com a horta, onde são plantados diversos alimentos e temperos que são utilizados na preparação do almoço, garantindo a proposta de alimentação orgânica e fresca do Monã. No mesmo terreno, vale a visita na marcenaria, onde Daniel confecciona lindas tábuas de mesa em madeira nobre, uma verdadeira obra de arte. As tábuas ficam expostas para venda no lado do restaurante e garantimos a nossa!

Diversos animais, como ovelhas, patos e galinhas compõem o cenário do verdadeiro almoço rural. Para completar o clima único desse lugar místico, uma banda de blues, Instrumental Best Dream, embala a experiência gastronômica. Que vibe! Os caras são uma simpatia e tocam muito! Ah! E mesmo sendo proposta de comida orgânica, lá tem cerveja, viu? Oba! Blues, cerveja e relax tem tudo a ver! E ali ficamos a tarde toda, apertamos o botão off e curtimos muito o lugar, respirando ar puro e descansando na sombra das árvores. Amamos! 😀

A casa onde está o restaurante principal, tem quartos que podem ser alugados para hospedagem. Além disso, a fazenda possui duas casas lindas, com telhado verde de grama, que podem ser locadas. Eles também aceitam reservas para eventos fechados, sociais e empresariais. Abrem para o almoço todos sábados, domingos e alguns feriados. Sugiro consultar a programação aqui e fazer reserva prévia.

Ah, neste dia era meu aniver e da minha mana Aline, sócia aqui do blog. A dona do Monã, Aline também, preparou um bolo especial e delicioso pra gente, com amoras colhidas diretamente na fazenda. Que capricho e que carinho! Obrigada de coração por nos receberem tão bem! Nos sentimos em casa e voltaremos muitas vezes!

E assim terminou nosso lindo e inesquecível fim de semana na Serra Gaúcha! Se for pra lá com crianças, existem muitas outras opções de passeios. Vou preparar um post só com essas dicas pra você aproveitar ainda mais com os pequenos!

Até a próxima! 😉

COLABORAÇÃO:

Malbec Restaurante

Av. Borges de Medeiros, 2101, Centro- Gramado/RS.

(54) 3286-5174

Monã Vivencias

Estrada do Morro Calçado – Canela/RS.

(54) 99919-3611

Pampas Hotel Fazenda By Mantra Group

Estrada Gramado- Canela, 156- Canela/RS.
 
4007 2788 / 0800 0002788
Salão Super Carros

Av. das Hortênsias, 4635 – Gramado/ RS.

(54) 3286-7945

 

LEIA MAIS:

QUE TAL CONHECER GRAMADO E CANELA FUGINDO UM POUCO DO ÓBVIO? | PARTE I

QUE TAL CONHECER GRAMADO E CANELA FUGINDO UM POUCO DO ÓBVIO? | PARTE II

GRAMADO AO AR LIVRE, PARA OS AMANTES DE ATIVIDADE FÍSICA – POR MARIA CRISTINA SCHOKAL

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário