SONS DA COSTA RICA E A NOITE EM SAN JOSE

01.11.2016 | Costa Rica, Música Pelo Mundo, San Jose, Vida Noturna

A cultura musical na Costa Rica é forte, variada e está representada por expressões de raiz como o calypso, bolero, cumbia, tambito, além de outras influências mais modernas como o folk, ska, reggae, funk, gypsy, rock, pop, dance hall e hip hop. Os costarriquenhos conservam muito sua tradição folclórica, principalmente a dança típica chamada Punto Guanacasteco, mas a vida social atual é bem mais moderna e cosmopolita.

Entre as bandas e artistas locais que se destacam estão: Malpaís, Mekatelyu, Cocofunka, Ojos de Buey, Passiflora, Los Ajentos, Escats, Gabriela Ximenes, Chavela Vargas, Gandhi, Sonámbulo, Patterns entre outros.

Observamos que na Costa Rica toca todo tipo de música. No geral, o povo é bem “musical” e curte a vida noturna. As mulheres são sensuais e tem um jeito típico charmoso de dançar, no melhor estilo Rihanna, que na verdade é de Barbados. 😉 Adoramos conhecer um pouco mais do ritmo dance hall e alguns reggaes diferentes que escutamos por lá.

Veja a seguir amostras que traduzem a cena musical e dançante da país. As 3 primeiras bandas são as nossas preferidas, o primeiro vídeo tem um som de arrepiar e imagens lindas da Costa Rica, assista! 😀 As duas últimas, sons que bombavam por lá. Curta e deixe a vibe PURA VIDA te levar!

Malpaís – Mirá a tu alrededor

 

Cocofunka – Pa’ Romper La Rutina ft. Pato Machete

 

Ojos de Buey – Ya No

 

Major Lazer – Watch out for this (Bumaye) feat Busy Signal, The Flexican & FS Green

Joey Montana – Moribundo ft. De La Ghett

 

Quanto à vida noturna em San Jose? Boa pergunta… não exploramos muito, o que nos frustrou um pouquinho, mas tudo bem, não dá para ganhar todas. 😉 Realmente os dias foram curtos demais e as atividades intensas.

No dia que chegamos, terça-feira, fizemos uma tentativa. Fomos ao Centro Comercial El Pueblo, um local de entretenimento, com bares, restaurantes e danceterias, mas estava super parado. Escolhemos o bar Chavetas Bar, que tinha um certo movimento. Provamos a cerveja local Imperial, com sabor amargo e marcante, para comemorar mais um destino VOLTO SEGUNDA. Logo o pessoal do bar veio conversar conosco, contaram muitas curiosidades sobre o país e ganhamos um drink local que só os fortes bebem 😀 , um shot de suco de tomate, tabasco e a cachaça Cacique da Costa Rica. Caliiiiiente!!!!

É interessante conhecer o El Pueblo, no final de semana deve lotar, mas recomendamos ter cuidado, pois pelo que nos pareceu pode ser meio barra pesada.

foto-21_650px

Quarta durante o dia foi nosso passeio 3 em 1, estão lembrados? Pois é, a nossa Chef Fê abusou um pouco: tomou os shots apimentados na noite anterior, experimentou todas as comidas típicas e caminhou pra caramba debaixo de chuva, resultado: teve uma espécie de congestão! Então, como não é legal abandonar a amiga no hotel passando mal, nesta noite aproveitamos pra descansar e recarregar as baterias.

Quinta foi a grande noite do tão esperado show Gigante 2, com Juan Luis Guerra da República Dominicana, o pai de todos, rei do bolero, bachata, salsa e merengue e Marc Anthony, “nuyorican” (como chamam os nascidos em Nova Iorque de descendência porto-riquenha), ex-marido e pai dos filhos da Jennifer Lopez e rei da salsa. Foi no Estádio Nacional pertinho do hotel, então fomos caminhando, tinha muita gente na rua e a organização do evento foi ótima.

img_3879

Para os apaixonados por música latina como nós, o show destes grandes e renomados artistas estava impecável, incrível, emocionante, bailante, enfim, difícil descrever em palavras!

Pra ter uma “palinha”, aperte o play:

Ao som de Guerra e Marc nos despedimos de San Jose rumo a Jaco, uma praia no litoral Pacífico da Costa Rica. Nos acompanhe em mais esta aventura PURA VIDA nos próximos posts!

Ah, a blogger Gabi me ajudou escrever esse post! Valeu mana!

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário