URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

04.07.2016 | Destinos, Explorando as Cidades, Montevidéu, Uruguai, Viagens Curtas

Tem coisas na vida que são poesia pra alma: amigos, música, viagens e vinhos são algumas delas, concorda?

Um dos passeios mais interessantes de se fazer no Uruguai, é visitar as bodegas, especialmente para quem ama conhecer vinhos, como eu.

O país possui uma extensa área de vinhedos e algumas das principais vinícolas se localizam nos arredores da capital Montevidéu, cerca de 45 km do centro da cidade. Visitá-las, certamente será um passeio agradável! Você entrará em contato com a abundante riqueza natural e será presenteado com vistas de cinema.  Além disso, você poderá conhecer os processos de cultivo e fabricação, e entender porque o terroir (solo) uruguaio é tão especial para o plantio das cepas que dão origem a estes imponentes vinhos tintos.

Bouza18_650px

Há basicamente 6 regiões que abrigam as viñas mais importantes do país: Colônia, Montevidéu, Canelones e Maldonado que são mais ao sul, Salto e Rivera, mais ao norte (você pode conferir o mapa ao final do post).

O Uruguai é mundialmente conhecido pela qualidade de seus vinhos tannat, alguns super premiados, como o Stagnari Viejo safra 2008, da Bogeda Héctor Stagnari. Considerado o melhor tannat e um dos 6 melhores vinhos tintos do mundo. Héctor supervisiona pessoalmente as cepas 100% tannat que irão formar este vinho. Elas são envelhecidas por 12 meses em barricas de carvalho francês, e 6 meses dentro da garrafa na região uruguaia de La Caballada, em Salto. Por ser longe de Montevidéu, não cheguei à visitar a vinícola, mas sem dúvida, é um tinto excelente que você precisa experimentar! Eu amei! 😉

A tannat dá origem a vinhos de muito caráter, bastante corpo, estrutura e taninos marcantes, com grande intensidade de cor, aromas deliciosos de frutas escuras e chocolate, que acompanham muito bem pratos de carnes vermelhas, com molhos fortes. Com o frio que geralmente faz por lá, degustar um tannat bem encorpado com um bom corte de carne uruguaia, é um programa imperdível para a sua viagem. Além de aquecer a alma, esta combinação faz você sentir o que é ser um autêntico uruguaio.

Se você pretende fazer uma viagem focada em turismo enológico, existem cerca de 20 vinícolas importantes espalhadas pelo país e outras tantas menores e não menos interessantes. Você pode consultar a lista completa aqui:

Associação de Turismo Enológico do Uruguai

Associação de Vinhos do Uruguai

Mas se seu foco não é esse e você tem pouco tempo, sugiro visitar as vinícolas mais próximas a Montevidéu.

BODEGA BOUZA BOUTIQUE, MONTEVIDÉU

Se você tem apenas 1 dia livre, sem dúvida recomendo que vá direto à Bodega Bouza, fica na capital, cerca de 20min do centro. É a vinícola uruguaia mais bem cotada no TripAdvisor, além de ter sido uma das melhores experiências que tive no Uruguai nas diversas vezes que visitei o país. Acho que só perde para o pôr do sol visto da Casa Pueblo em Punta del Este e para os amanheceres em La Pedrera. Mas com certeza está no meu “top 10 coisas para fazer” neste país. 😉

Bouza1_650px

A Bouza é uma bodega-boutique de origem familiar, pequena, charmosa e acolhedora, com um visual de tirar o fôlego. Faz você sentir um pedacinho da Europa aqui mesmo na América Latina. Está entre as principais desta região e suas especialidades são: Albariño e Chardonnay, em vinhos brancos, Merlot, Tempanillo e Tannat, em vinhos tintos, os dois últimos meus preferidos.

Bouza2_650px

Bouza_650px

Bouza19_650px

Natureza abundante e cheia de cores

Terroir perfeito para o cultivo das cepas

A visita guiada e a degustação de vinhos são bem conduzidas e super informativas. Recomendo que faça a visita logo na chegada, como nós fizemos, para entender um pouco do processo de cultivo e fabricação. Deixe a degustação por último, assim tudo fará mais sentido e deixe aflorar todos os seus também. O restaurante é espetacular, com mesas cuidadosamente decoradas, algumas ao ar livre com uma vista de cinema! Todos os detalhes específicos da visita você encontra ao final deste post e no site.

Reserve uma mesa, de preferência ao ar livre, que são as melhores, e bom proveito! 😉

Bouza6_650px

Adega subterrânea, vinhos na temperatura perfeita! \o/ \o/ \o/

Degustação :P

Degustação 😛

Bouza10_650px

Bouza10a

Dica Volto Segunda

Logo após a degustação, vale passar algumas horas nas espreguiçadeiras ao sol no quintal do restaurante. Elas ficam entre os parreirais, e para quem ama se conectar com a natureza ou ficar de papo com os amigos, regado a um bom vinho, é um lugar perfeito para estar. Me senti no cenário de Vicky Cristina Barcelona e eu, simplesmente, adoro essa vibe! Além de ser uma parada ótima para renovar as energias!

Bouza13_650px

Bouza12_650px

Bouza11_650px

Bouza14_650px

Outro atrativo da Bodega, especialmente para os aficionados por carros é a garagem de automóveis clássicos da família Bouza. Ao final da visita guiada, antes da degustação, eles te conduzem até a exposição que fica ao lado do restaurante. Lá você terá a oportunidade de ver 30 carros e motocicletas antigos, modelos dos anos 1920 em diante, que representam o estilo de vida do Uruguai dos anos 30. Logo em frente à garagem, no jardim, você também encontrará um vagão inglês de 1929 que está em processo de restauração. A coleção é incrível e super conservada. Até para mim que não sou uma grande apreciadora de carros, foi interessante conhecer uma coleção assim, uma verdadeira relíquia!

Bouza15_650px

Bouza16a

Bouza16_650px

Bouza5_650px

Dica Volto Segunda

Depois da experiência, compre alguns exemplares de vinhos das edições limitadas que você só encontra na Loja da bodega. Eu sei que levar vinhos na mala, no meio das roupas dá um certo pânico, não dá?! Todavia, lá mesmo você pode comprar embalagens “wine skin”, com elas o vinho fica protegido e não corre o risco de quebrar na sua mala. Eu trouxe e não deu problema. Então fique tranquilo, caso você seja um consumidor de vinhos empolgado como eu, deixe espaço na bagagem, compre as embalagens especiais e se jogue na lojinha. 😀

Feliz com a minha comprinha :)

Feliz com a minha comprinha 😀

Ainda nas proximidades do centro da capital, há outras viñas que valem a visita, como as Bodegas Carrau em Montevidéu, Establecimiento Juanicó, Artesana e Pizzorno Family Estates Winery em Canelones. Eu não estive nestas bodegas, mas são super bem cotadas no TripAdvisor e todas possuem visitas guiadas com degustação. Ao final do post você achará os contatos de todas. Eu ainda espero conhecê-las. 😉

Um pouco mais distante de Montevidéu, você encontra outras experiências incríveis.

THE WINE EXPERIENCE, PUNTA DEL ESTE – JOSÉ IGNÁCIO

Como o nome revela, The Wine Experience não é uma bodega propriamente dita, e sim, uma experiência. Punta del Este fica cerca de 1h50min da capital. Se você estiver por lá, é bem viável passar o dia em Punta. Ou se já estiver em Punta del Este, melhor ainda.

O programa é super VIP, você é recepcionado e conduzido por um sommelier / concierge chamado Ryan Hamilton, especialista em vinhos e profundo conhecedor da cultura do país, apesar de ser inglês. Ele busca você no hotel ou onde estiver e o conduz por uma experiência eno-gastronômica inesquecível. Uma parte do programa inclui uma degustação ou almoço no restaurante da Narbona Wine Lodge ou ao Alto de La Ballena Bodega y Viñedos. E ao final do dia, você é conduzido a uma propriedade particular na Playa Vik em José Ignácio, onde acontece um jantar com degustação e uma aula sobre vinhos ao pôr do sol. A propriedade é cheia de obras de arte, decoração singular e uma piscina com borda infinita que proporciona uma vista deslumbrante para o mar, onde você terá uma das melhores Sunset Wine Experiences de sua vida.

Como a experiência é criada da forma que você quiser, o valor à primeira vista parece caro, mas vale cada centavo. E com a alta do dólar, os valores oscilam muito, então sugiro que faça um orçamento no site TWE aqui e sua reserva. O tempo do passeio também pode variar muito, dependendo do que negociar com o Ryan, pode levar de 4 a 8 horas.

Tell us about Your Dream…. and We will make it Happen” (conte-nos o seu sonho…e nós faremos acontecer): este é o conceito do TWE, então imagine uma Wine Tour perfeita, eles farão acontecer.

The Wine3_650px

The Wine2_650px

ALTO DE LA BALLENA BODEGA y VIÑEDOS, MALDONADO

Alto de La Ballena foi fundada em 1998 por Álvaro Lorenzo e sua esposa Paula Pivel, que até hoje atendem pessoalmente as visitas guiadas com degustação, o que torna a experiência mais intimista. É uma das mais expressivas vinícolas jovens (start-up wineries) do Uruguai, o que indica que Maldonado tem um futuro promissor neste setor. O casal estabeleceu a pequena bodega a cerca de 16km do mar, na encosta rochosa da Sierra de La Ballena, o que faz o solo ser rico em ferro / granito cinza oxidado, tornando-o altamente fértil para o cultivo de varietais como cabernet franc, syrah, viognier, merlot e tannat. A degustação acontece em um deck de madeira bem rústico e simples, com bela vista e excelentes vinhos jovens. Custa em torno de U$ 30,00 com 5 variedades de vinhos e acompanhamento de queijos e pães. A natureza dá um grande show a sua volta. Vale a visita.

Alto de La Ballena1_650px

BODEGA ALTOS DE LA BALLENA MALDONADO URUGUAY 2007

NARBONA WINE LODGE, CARMELO E PUNTA DEL ESTE

Narbona Wine Lodge é um espetáculo! Toda a produção e o cultivo da bodega fica em Carmelo na região da Colônia, cerca de 3 horas de Montevidéu. Neste local, sua sede conta com 2 adegas, hotel boutique com piscina e bar, restaurante, acesso ao campo de Golf e ao Porto Camacho, além de passeios de bike pelas videiras, helicóptero e outras tantas atividades com vistas de tirar o fôlego. Não estive lá ainda, mas fiquei com muita vontade, as fotos já te deixam sonhando, e lendo os relatos de tudo o que há pra fazer lá, com certeza, são planos para uma próxima viagem, bem próxima, espero. Acredito que vale se hospedar lá no Chateaux e usufruir de toda a infraestrutura desta Winery fundada em 1909. Em Punta del Este, há apenas o Restaurante da Narbona que oferece também degustação guiada e não menos elegante. Visite o site deles e vá sonhando junto comigo. As fotos são demais!

Narbona1_Carmelo_650px

Mais fotos de encantar o coração você encontra aqui.

Ainda na região de Carmelo, você encontra outras duas bodegas familiares que vale a pena visitar: Bodega Boutique El Legado e a Bodega da Família Irurtia. Abaixo seguem os contatos.

Há muito para falar sobre a cultura vitivinícola do Uruguai e renderia um post infinito. Voltarei com novas experiências e mais informações em outro momento.

Aqui você já tem um mundo de possibilidades para explorar. Eu também! 😀

Cheers VinhoVinho

Angélica

 

REFERÊNCIAS

 

Bouza Bodega Boutique

Cno. de la Redención 7658 bis, Montevideo – Uruguay.

Tel.: (598) 2323 7491

Tel.: (598) 2323 3872

Tel. Restaurant: 2323 4030

bouza@bodegabouza.com / visitas@bodegabouza.com

Horário de funcionamento:

Aberta todos os dias

Horário de inverno: das 9h00 às 18h00.

Horário de verão: das 9h00 às 19h00.

Visitas Guiadas:

De segundas às sextas-feiras: 11h00, 13h30 e 16h00.

Sábado, Domingos e feriados regionais: 11h00 e 16h00.

Valor: $ 490,00 pesos uruguaios / U$ 17,00 (cerca de R$ 60,00)

Degustação:

Inclui a visita guiada nos horários estipulados acima.

Todos os dias: das 10h00 às 18h00.

Valor: $ 1.000,00 pesos uruguaios / U$ 35,00 (cerca de R$ 120,00)

O restaurante funciona todos os dias para almoço, com cozinha internacional, aberto das 12h00 às 15h30. Não almoçamos lá, optamos apenas pela degustação que já foi super farta e saborosa, com uma seleção especial de queijos regionais, fiambres e pães fresquinhos acompanhados de 4 vinhos. Uma delícia!

Recomendamos fazer sua reserva antes (do Brasil), através do e-mail visitas@bodegabouza.com e aproveite para solicitar o transfer que oferecem, custa $ 700 pesos uruguaios (equivalente à cerca de R$ 90,00, podendo variar conforme a cotação na data de sua visita). Leva cerca de 20 minutos do Bairro Pocitos e é super cômodo.

 

Bodegas Carrau

César Mayo Gutiérrez 2556, Montevideo, Uruguay

Tel: (+598) 2320 0238

export@bodegascarrau.com

Contato: Nicolás Neme

 

Establecimiento Juanicó / Família Deicas

Ruta 5 Km. 37,500 – Juanicó, Canelones, Uruguay

Tel: (+598) 4335 9735 / 9725

juanico@juanico.com

Contato: Lic.Nicolás Bonino

 

Artesana

Ruta 48 km. 3.600 – Las Brujas, Canelones, Uruguay

Tel: (+598) 9-578-0629 / 9-823-1711

lfellows@artesanawinery.com

Contato: Leslie Fellows

 

Pizzorno Family Estates Winery

Ruta 32 Km 23 Canelón Chico, Canelones, Uruguay

Tel: (+598) 2368 9601

info@pizzornowines.com

Contato: Carlos Pizzorno

 

The Wine Experience

Tel: (+598) 97 348 445

 

Alto De La Ballena Bodega y Viñedos

Ruta 12 Km. 16,400 Sierra de la Ballena, Maldonado, Uruguay

Tel: (+598) 94 410 328 (Visits) / +598 94 240 365 (Sellings)

info@altodelaballena.comContato: Paula Pivel / Álvaro Lorenzo

 

Narbona Wine Lodge

Ruta 21 Km 268, Carmelo, Uruguai.

Tel: (+598) 4540 4778

reservas@narbona.com.uy

Lodge:

Tel: (+598) 4540 4778 (int. 4)

reservas@narbona.com.uy

Restaurante Narbona Carmelo:

Tel: (+598) 4540 4778 (int. 3)

reservas@narbona.com.uy

Adega:

Tel: (+598) 4540 4778 (int. 2)

Wine Maker Valeria Chiola

Cel.: (+598) 97329339

valeria.chiola@narbona.com.uy

Tambo / Armazém:

Tel: (+598) 4540 4778 (int. 1) / (+598) 4540 2243

lacteos@narbona.com.uy

Restaurante Narbona Punta del Este:

Tel: (+598) 4410 2999

 

Bodega Boutique El Legado

Ramal Ruta 97, Carmelo, Uruguai

Tel: (+598) 098-307-193

bodegalegado@adinet.com.uy

 

Bodega Família Irurtia

Ramal Ruta 97 Km. 2,300 Carmelo, Colônia, Uruguay

Tel: (+598) 4542 2323

contacto@irurtia.com.uy

Contato: María Noel Irurtia

 

O MAPA DO VINHO NO URUGUAI

 

mapa-uruguai

 

Nota final: o conteúdo deste post foi elaborado a partir da experiência e opinião da própria autora, e não tem como intenção avaliar tecnicamente nenhum vinho ou estabelecer qualquer vínculo com rankings oficiais. Queremos apenas inspirá-lo a experimentar as coisas bacanas que já tivemos o privilégio de viver, ou as que ainda queremos conhecer.

LEIA MAIS:

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

 

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário