URUGUAI – O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

15.07.2016 | Destinos, Montevidéu, Música Pelo Mundo, Uruguai

1123 edited

Os uruguaios se expressam muito através da música e da dança. Quando pensamos nesse país vizinho, a tradição musical não vem em primeiro lugar, mas ao conhecer a diversidade de sons, festas populares e a qualidade dos músicos e bandas, certamente repensamos nesse conceito.

Os estilos musicais mais tradicionais no país são: o candombe (originário dos escravos africanos na América do Sul), a milonga (canção folclórica, que parece uma versão mais rápida do tango), o tango e a murga (uma espécie de teatro musical do carnaval uruguaio).

IMG_8413 - original

O CANDOMBE é um estilo de música de rua com base em uma adaptação de ritmos africanos. É produzido com “tambores afromontevideanos”, muito tocado nos “Desfiles de Llamadas” durante o carnaval do Uruguai.

MURGA também faz parte do ritual do carnaval e consiste em um grupo de pessoas que canta letras sobre a sociedade, política, notícias, entre outros assuntos, com um tom de ironia e humor. Além de cantar em um estilo muito original, alguns músicos de rua também representam contos ou esquetes interpretando os temas de suas canções. A murga é um dos selos culturais mais importantes do país.

Quer conhecer mais? Assista à esses belos e super completos documentários do blog Mundo a Volta:

 

Sem dúvida o Brasil é o país do carnaval, mas não podemos menosprezar os festejos do carnaval uruguaio que são os mais extensos do mundo, prolongando-se durante todo o mês de fevereiro e boa parte de março. Durante 40 dias, em desfiles de rua e cenários de bairros, ocorrem espetáculos cheios de cor e alegria.

O país também tem uma forte tradição de ROCK’N’ROLL desde os anos 60, na época uma forma de manifesto contra a ditadura. E mistura os estilos locais acima citados, como tango, murga e candombe com os solos de guitarra.

1029

Você pode observar essa fusão, com El Cuarteto de Nos, uma das bandas mais renomadas do rock uruguaio, que começou nos anos 80 e tem 13 discos gravados. Distinção para o álbum “Raro”, indicado ao Grammy Latino e famoso pela música “Yendo a la casa de Damián”, que ficou conhecida também na Europa.

Yendo a la casa de Damián

 

Jorge Drexler é outro afamado cantor e compositor deste país, vencedor do Oscar de melhor canção original pela composição “Al Otro Lado del Rio”, tema do filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles. Lembrou dele, com seu violão e voz de veludo? Em seu último disco “Bailar en la cueva” (2014), aposta num estilo mais dançante. Vale conferir! 😀

Al otro lado del rio

 

Outra das maiores bandas de rock uruguaias da atualidade, é a No Te Va Gustar, popularmente abreviada como NTVG. Começou nos anos 90 e ficou conhecida por fazer um rock melancólico, com um pouco de reggae, ska e até de murga e candombe. Mucho loco! Seu álbum mais recente é “El tiempo otra vez avanza” (2014).

Me ilumina hoy

 

La Vela Puerca é outro grupo de muito sucesso por lá. Sua música, uma combinação de rock, reggae e ska, se potencializa com seus shows intensos, que incluem performances teatrais e outras atrações. Eles fazem sucesso também na Argentina e na Europa, particularmente na Alemanha.

El Viejo

 

Ainda vale conferir: Sante Les Amis, uma banda de indie rock com músicas “para la pista de baile” e o cantor Rubén Rada, com destaque para uma salsinha chamada “Loco de Amor”.

A famosa CUMBIA uruguaia não pode ficar de fora. Esse gostoso ritmo musical é dançado a dois ou sozinho em todos os boliches, como chamam as danceterias do país.

O ritmo tem origens indígenas e africanas, nasceu na Colômbia e se popularizou para todo o continente, com diferentes adaptações comerciais e hoje está na moda. A mescla de ritmos tropicais e pop, somados a letras alegres e boas bandas, acabou conquistando os adolescentes e jovens do Uruguai.

A “cumbia villera” é aquela que nasce nas periferias, com a mesma conotação do rap. Quando ouvirem falar em “cumbia cheta” ou “cumbia pop” é a versão mais moderna que está bombando nas pistas, seria equivalente ao nosso “sertanejo universitário”.

Post 3_O que Conhecer_Foto 42

O grupo Rombai nasceu entre amigos e hoje é um fenômeno de renome não só no Uruguai, mas também na Argentina, onde já lotaram o Teatro Gran Rex. O primeiro tema, “Locuras contigo”, foi o hit dos verões de 2015 e 2016 e o videoclipe foi gravado num iate em Punta del Este.

Locuras contigo

 

A banda Marama nasceu em 2014, mas foi em 2015 que se consolidou. Também faz grande sucesso no país vizinho, a Argentina. Conheça suas músicas que tocam muito nas pistas por lá:

Loquita

 

Canto para bailar tem uma original combinação de letras em espanhol e português. A vocalista do grupo nasceu em Rivera e imprime um estilo muito particular à banda.

Soltera Soltinha

 

Outros grupos mais atuais desse estilo são: Toco para Vos, Tocama, Golden Rocket, Buen Puerto e La Mano Rancla. E ainda alguns com mais tempo de estrada e seus sucessos:

Vi-Em

Vi-Em feat. Angel Y Khriz – Mágico

 

El Gucci

Rompe La Barra

 

E, para finalizar o tema cumbia, não poderia deixar de falar dos grupos precursores, como Los Fatales e Chocolate e orquestras clássicas como Karibe con K, Sonora Borinquen e Sonora Palacios.

Aposto que você ficou surpreso com a diversidade musical e com os grupos e cantores do Uruguai, não é?! Bom, espero que sim e que tenha gostado!

E pra arrematar, aí vai uma playlist com mais hits que tocam nas pistas do país, não necessariamente de bandas locais. Assim, se seu próximo destino for qualquer cidade uruguaia, já estará por dentro e poderá curtir cantando e dançando com eles. Dale!? 😉

LEIA MAIS:

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Aline Maldaner

Deixe um comentário