VIAJE COM UM SORRISO SAUDÁVEL: PREVENÇÃO E EMERGÊNCIAS

25.11.2016 | Bem-estar, Dicas

ANTES DE EMBARCAR

Para você ter uma viagem tranquila, sem dor ou intercorrências odontológicas, aqui cabe o velho e sábio ditado: “É melhor prevenir do que remediar! ”

Antes de embarcar consulte seu dentista, faça uma revisão geral e uma profilaxia (limpeza de dentes). Marque essa consulta com tempo suficiente para concluir os tratamentos necessários e viajar despreocupado, pois casos inacabados podem trazer problemas quando estiver longe.

Aline curtindo o belo visual no Parque da Ferradura- Canela/RS.

Aline com seu belo sorriso curtindo o visual no Parque da Ferradura- Canela/RS.

EMERGÊNCIAS

Mesmo com todo o cuidado, as urgências dentárias não podem ser previstas. Caso isso ocorra na sua viagem, pergunte na recepção do hotel se eles conhecem algum dentista de confiança para indicar. Verifique também se você tem cobertura odontológica no seu seguro viagem (o que é mais raro). Informe-se sobre o idioma falado pelo dentista, para facilitar a comunicação entre vocês. Ao chegar no consultório, verifique se o profissional e auxiliares utilizam um novo par de luvas para cada paciente, máscaras faciais, gorros e óculos de proteção. Os instrumentos utilizados devem ser descartáveis ou apropriadamente limpos e, então, desinfetados ou esterilizados após o uso. Antes de iniciar os procedimentos pergunte ao dentista quanto vai custar a consulta, para evitar surpresas depois.

Se precisar, compre a medicação prescrita pelo doutor e nunca se automedique, apenas se você já conhece ou é familiarizado com o remédio.

DENTRO DO AVIÃO

Durante um voo, há menos pressão atmosférica, baixa quantidade de oxigênio disponível, baixa umidade do ar e baixas temperaturas. Essas variações podem agravar possíveis problemas já existentes na polpa do dente, provocando dores de variadas intensidades, que podem piorar durante a mastigação e ingestão de alimentos quentes ou gelados. Aqui a prevenção é também a melhor alternativa, pois nesse caso, o passageiro só receberá um atendimento adequado quando o avião pousar.

Se a dor surgir durante o voo:

  • Tome um analgésico de 4 em 4 horas;
  • Procure ficar tranquilo e relaxar, pois o nervosismo pode piorar a situação;
  • Prefira líquidos e alimentos com temperaturas mais amenas;
  • Procure um atendimento profissional logo que aterrissar.

Por fim, numa viagem, lembre-se de manter os mesmos cuidados com sua saúde bucal que você tem em casa. Leve sempre sua escova de dente, pasta e fio dental na bagagem. Não pegue escovas dentais emprestadas e mantenha a sua sempre higienizada e na capinha protetora. A última dica e a mais importante delas: com uma boca saudável e dentes bem cuidados, você vai poder sorrir à vontade e tirar lindas fotos! 🙂 Divirta-se, aproveite ao máximo, sorria muito e boa viagem!

img_0650

Fê, Elisa e Aline felizes da vida nos altos de Machu Picchu- Peru.

Qualquer dúvida, comente aqui abaixo.

Beijos, Gabi

Gabriela Antunes Maldaner é cirurgiã dentista, CRO/RS 15084 e especialista em Prótese Dentária. Formada há 12 anos, atua no seu consultório na cidade de Novo Hamburgo/RS. Faz parte da ONG Turma do Bem, atuando como Dentista do Bem, além de outros trabalhos voluntários prestados na sua região. Contato: gabriela@voltosegunda.com

LEIA MAIS:

CUIDANDO DA SUA SAÚDE NAS VIAGENS | PARTE 1: DURANTE O VOO, POR DR. MARCELO SEIDL GOMES

VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS

10 DICAS PARA UM VOO MAIS TRANQUILO

O VOLTO SEGUNDA APOIA O GLOBAL WELLNESS DAY

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário