A “BUENA ONDA” DE LA PEDRERA, URUGUAI

08.12.2016 | Destinos, Explorando as Cidades, La Pedrera, Litoral Uruguaio, Uruguai, Viagens Curtas

A mais antiga das praias de Rocha no Uruguai, La Pedrera ou La Pe como a chamamos carinhosamente, destaca-se pela sua beleza natural, sua interessante vida noturna e suas novidades gourmet.

img_5927

Especialmente em alta temporada, com pico em janeiro, a rua principal se converte em uma passarela tranquila de uruguaios, que desfilam em massa com seus mates em meio a fachadas coloridas, artesanato e diversas manifestações artísticas e musicais. E como se não bastasse toda essa buena onda, o pôr do sol faz um belíssimo background sobre o mar para este charmoso vai e vem. Atributos de uma praia simples, mas com uma boemia chique que não encontramos em qualquer lugar.

Difícil descrever, mas sabe aquele povo acolhedor e festeiro, que não perde a elegância? Nossos hermanos são assim. O que mais amo lá, é que à beira mar você sente uma paz incrível, consegue escutar o barulho do mar e conecta-se com a natureza, não há carros de som, nem zueira, você só escuta uma música boa saindo dos bares ou dos violões, e mesmo no maior agito é tudo tão pacífico…ahhhh como eu amo o Uruguai! 😀 😀 😀

img_2349

Localizada em uma falésia de rochas a 40 metros sobre o nível do mar e banhada pelo Oceano Atlântico, La Pedrera é linda mesmo! A vista desde a Rambla é um dos cartões postais mais belos da costa de Rocha. De areia fina, mar verde, emoldurada por grandes pedras multiformes que lhe dão nome, La Pe é nosso destino favorito de verão.

O QUE FAZER POR LÁ

A rua principal desemboca na Rambla e ao longo dela estão as formações rochosas de La Pedrera, como o mapa abaixo indica. Em meio a essas formações você encontra escadarias que dão acesso à areia, e ali também pode sentar e apreciar a vista. A leste (para esquerda de quem olha pro mar) está a Playa El Desplayado e a oeste (à direita) está a Playa del Barco, nossa preferida.

1039

captura-de-tela-2016-12-08-as-18-29-34

PLAYA EL DESPLAYADO | PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS E PRÁTICA DE SURFE

Quase em frente à rua principal, você desce para a esquerda e logo cai dentro dela. Um lugar ideal para famílias com crianças, já que suas ondas são mais tranquilas para o banho e possui uma extensa faixa de areia branca. Excelente para tomar sol e brincar com as crianças. No início tem um quiosque bem estruturado com petiscos, comidinhas e bebidinhas onde você pode almoçar. Não é o que normalmente fazemos, mas uma boa dica para famílias.

296

Mais próximo das rochas, há formação de ondas ótimas para a prática de surfe, direitas perfeitas e formação tubular com fundo rochoso. O acesso é difícil, pelas pedras, mas encontrando o momento perfeito, dá pra se jogar e rende uma boa série. A gente não surfa, mas acompanhamos o espetáculo dali algumas vezes. Curte aí nas fotos a pressão do surfista pra conseguir entrar, quebradeira 😛

323

PLAYA DEL BARCO | CASUAL E JOVEM, ÓTIMA PARA O SURFE

Logo no canto direito de La Pedrera (a oeste), está a Playa del Barco. Indo pela rua principal você toma a Rambla à direita, passa em frente a Casa Dulce (que só tem delícias by the way, um capítulo à parte que a Fê vai contar no post de gastronomia)  e desce por uma “rampa” de madeira, caindo nela. Mais jovem e casual, é perfeita para a prática de surfe porque tem as melhores ondas. Chama-se assim porque em sua encosta encontram-se os restos do barco Cathay 8 que naufragou ali em meados de 1977.

658

img_6073

Tem um quiosque bem estruturado com wi-fi, música, ótimas comidinhas, sucos e drinks.

Você pode passar o dia ali, almoçar algo gostoso e curtir o entardecer com aquele pôr do sol espetacular. Mas como em La Pe tudo é pertinho, também pode ir e voltar quantas vezes quiser durante o dia.

398

img_6225

O PEQUENO CENTRO

Tudo acontece em uma única rua e tem um encanto especial. Há coloridos comércios, lojas de artesanato, restaurantes de alta qualidade, sorveterias, igreja, farmácia e supermercados. Opções gourmet não faltam. A feira artesanal é acompanhada de espetáculos musicais independentes ao anoitecer, que são um atrativo para o clássico passeio de sunset. Das 18h em diante você pode se deslocar pra lá e curtir a “buena onda” de que tanto falamos. Não há necessidade de traduzir esta expressão, só sentir. Esse movimento é um aquecimento para o que vem a noite. A maioria dos pubs e danceterias estão ali também.

img_2377

DUAS FORMAS DE CURTIR “LA PE”

1. SE VOCÊ É “DEL DÍA”

Acorde cedinho, antes das 06h, faça um petit breakfast e corra para a Rambla pra assistir o amanhecer. Você vai ver o sol nascendo no silêncio da praia e este espetáculo não tem preço. A brisa do mar é energizante e possivelmente a melhor hora do dia. Faça sua caminhada ao longo da Playa El Desplayado e volte pra “casa”. Tome um café reforçado, coloque seu biquíni, pegue as tralhas e volte pra praia, desta vez no canto “del Barco” e fique por lá até a hora que quiser.

img_5933

img_5961_2

Faça um lanche no quiosque lá mesmo ou na Casa Dulce na Rambla ali pertinho. Curta mais um pouquinho a praia. Se preferir faça uma cavalgada ou aula de surfe.

Ao entardecer vá para a rua principal e compre um sorvetinho ou um churros de doce de leite pra adoçar a vida. Passeie sem pressa para ver o sol se pôr ao fundo. Outra hora fabulosa do dia por lá. Curta o máximo que puder aquele astral.

img_6325

img_6151

Volte pra “casa”, descanse um pouco, tome aquele banho renovador, faça uma “produ” básica e vá jantar em algum dos tantos restaurantes gourmet super estilosinhos que tem por lá, comendo algo saboroso acompanhado de uma Patrícia, cerveja local, ou de um bom vinho.

Meu amor vai pro Moro Bar. Restaurante marroquino fofo que estava aberto na última temporada, espero que ainda funcione em janeiro próximo. Nossa chef Fê está preparando um post exclusivo sobre gastronomia, então não vou me aprofundar, mas a comida é uma delícia, o ambiente é mágico e te transporta pra Marrocos. Outros dois lugares delícia pra jantar são o Restaurante La Pe e o Petisco.

img_6322

Mesmo não sendo baladeiro fique pra dar uma conferida na movimentação noturna que começa ali pelo La Negra próximo da Rambla e se estende por vários bares ao longo da rua principal. Mas prepare-se, a noite começa tarde, bem depois da 1h. A Aline vai contar tudo sobre la noche em outro post.

E falando em “produ” já viu meu tutorial “Fazendo a Mala” com dicas do que levar pra passar 1 semana no litoral uruguaio? Está bem completinho, confira 😀

2. SE VOCÊ É “DE FIESTA”

Bueno, se você é tipo nós, “de fiesta”, prepare-se, em La Pedrera a festa começa tarde e só acaba ao amanhecer, especialmente em alta temporada. A dica é que você se planeje pra chegar lá em uma quinta-feira, apesar de segunda, terça e quarta também rolarem noites bacanas, quinta é quando o movimento já está a pleno vapor, então se instale na pousada ou onde estiver e já se arrume pra balada.

Na rua principal jante no Petisco ou no La Negra e aguarde a movimentação começar. Você vai precisar de sapatos confortáveis pra passear, porque a moda é ir de bar em bar. Se instale onde o clima estiver bacana e dance até amanhecer.

Se der aquela fominha, tem um lugar que vende empanadas 24h bem na frente do La Negra, chama-se “Tu Deleite”. E são uma delícia. Isso já vai ser de manhã. 😀

Direto da balada, sente na escadaria da Rambla e com seus amigos espere o sol nascer, a sensação é de recarregar as baterias e descansar os pezinhos, com aquela vista épica. Volte pra “casa”, tome aquele cafezão da manhã e banho revigorantes e durma até a hora que quiser. Os uruguaios vão a praia normalmente mais tarde, depois das 12h.

1040

243

820

Se arrume pra curtir a praia, mas passe antes pra almoçar no centrinho, é bem econômico! Especialmente pra quem já gastou bastante na balada hehehe. Se preferir almoce lá no quiosque da praia mesmo. No restante, você pode seguir as sugestões que dei acima.

CAVALGADAS

Para quem curte cavalgar, La Pedrera oferece um serviço de horse trekkingChama-se Cabalgatas La Pedrera. Dura em torno de 1 a 2 horas e percorrem a costa pela praia. Você pode escolher uma cavalgada curta e rápida ou mais longa pela costa oceânica. É possível ir até quase Cabo Polônio se quiser, a natureza é abundante, o sol te acompanha em todo o percurso refletindo sua luz na areia. Dizem que também é possível ver diversas espécies de passarinhos ao longo do caminho. Ainda não fizemos este passeio, mas como cavalgar na praia está na minha ” bucket list “, vai rolar na próxima.

DETALHES PRA QUEM SURFA

DESPLAYADO OU “EL DESPLA” – Catalogada entre as 3 praias do Uruguai com as melhores direitas. Com ventos calmos, “El Despla” quebra com perfeição total. Ondas com força, que podem ser tubulares e começam sobre um fundo rochoso se estendendo por um banco de areia. Quando o swell chega com força o acesso fica difícil, é necessário entrar pelas rochas, calculando as séries para encontrar o momento preciso para atirar-se na água.

DEL BARCO Y “EL TRUENO” – Tem mar profundo e areia grossa e geralmente apresenta bons bancos de areia que formam ondas tubulares dependendo do swell, vento e maré. Esquerdas quebram sobre as rochas e direitas no setor chamado “El Trueno”. Pesadas, potentes e perfeitas, com canais de entrada bem definidos, oferecem perigosas correntes e perigo aos banhistas. Uma das melhores diretas do Uruguai.

ESCOLA DE SURFE – Aulas, aluguel e venda de pranchas e surfcamp. Para maiores informações clique aqui.

ONDE FICAR

No geral, as acomodações têm preços acessíveis, semelhantes aos do Brasil e além de hotéis, você pode optar por hostels, pousadas ou sistema Airbnb. No portal de La Pedrera aqui, você encontra diversas opções, da mais simples à mais sofisticada.

Nos hospedamos mais de uma vez na Posada del Barco. Fica há uns passos da rua principal, 2 minutos da Rambla e 3 minutinhos da Playa del Barco. É suuuuuper bem localizada e tem ótima vista para o mar. Os quartos têm ar condicionado, as camas são boas, o café da manhã é bem modesto, mas gostoso (não espere um banquete), o banho é ok. O wi-fi não funciona direito (aí você rouba o wi-fi do quiosque da praia). 😉 Tem lugar pra guardar o carro e o atendimento é simpático. Considerando a localização, a vista, o atendimento e a praticidade, vale a pena.

img_2327

705

Olha a vista! 😀

SUPERMERCADOS E COMPRAS

Os supermercados da rua principal são bem completinhos. Vale a pena se abastecer ali de águas, cervejas, cafés e belisquetes! Tem um alfajor artesanal da marca Agua Helada que é uma loucura! Mais de 1cm de doce de leite envolto em chocolate, você precisa provar! 😛

No centro há lojinhas de roupas com estampas bem legais, como a do estilista uruguaio Nico King (é sazonal, nem sempre está ali).

Na feirinha de rua você encontra artesanato e acessórios diferentes.

img_2389

Esse é o Mario Bolso Punk, um artesão local com seus 2 clientes mirins. Amigos que a gente faz pelo caminho.  😉

Ao final da rua principal há também uma loja chamada La Compañia del Oriente, que faz parte de uma grande rede de franquias no país e tem muitas coisas para a casa com ótimas promoções. Confira! 😀

img_2422

SOBROU TEMPO?

La Pedrera é uma praia pequena, portanto, vale a pena desbravar outros horizontes. Reserve:

  • 1 dia para visitar La Paloma (fica a 12 km / aprox. 15min.)
  • 1 dia para visitar Cabo Polônio (fica a 39 km / aprox. 35 min.)
  • 1 dia para conhecer Punta del Diablo (fica a 97km / cerca de 1 hora e mesmo que seja um pouquinho mais longe, vale a pena)

Se você for de avião até Punta del Este ou Montevidéu e alugar um carro para chegar até La Pedrera, o melhor é se deslocar até essas praias em carro mesmo, assim você pode ir e voltar a hora que quiser. Se você for ao litoral uruguaio de carro desde o Brasil, da mesma forma. Mas também há ônibus intermunicipais: COTRutas Del Sol e Nunez/Cynsa. Confira os horários.

Cabo Polônio é uma reserva ecológica e uma comunidade sustentável e só pode ser acessada com o transporte do Parque Nacional ou a pé. As saídas dos caminhões 4 x 4 tem horários específicos que variam conforme a época do ano. Confira aqui.

No post “Road Trip: Praias Uruguaias” você encontra maiores detalhes sobre as rotas, postos de gasolina e outras informações pertinentes para o seu planejamento, incluindo um apanhado geral destas praias. Falaremos mais sobre elas em outros posts. 😉

Obrigada pela sua visita e qualquer dúvida nos escreva.

Grande beijo 😀

img_6149_eu

Post atualizado em 06/02/2017: o Moro Bar, que citamos acima e que amamos tanto na temporada de 2015/2016, infelizmente fechou em 2017. Quando o Volto Segunda esteve em La Pedrera há alguns dias atrás, ele não funcionava mais. Bem que podia abrir aqui perto de casa! 😉 As coisas mudam muito em La Pedrera de uma temporada pra outra, vamos tentar atualizar os posts com as mudanças, sempre que soubermos. 😀

REFERÊNCIAS:

CAVALGADAS

Cabalgatas La Pedrera.

Contato: www.cabalgatasuruguay.com | cabalgataslapedrera@gmail.com.uy | Tel.: (+598) 98 334 753 / 99 365 491

ESCOLA DE SURFE

Surfcamp

Contato: www.lapedrerasurfcamp.com | contacto@lapedrerasurfcamp.com | Tel.: (+598) 99 744 783

POSADA DEL BARCO

Contato: silvinacar@hotmail.com | Tel.:(+598) 4479 2028