FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

29.06.2016 | Destinos, Fazendo a Mala, Montevidéu, Uruguai, Viagens Curtas

Para Montevidéu, prepare uma mala para encarar o friozinho. Por ser banhada pelo Rio da Prata e localizada ao sul, a cidade tem constante presença de vento, é úmida e nublada. As temporadas frias duram quase o ano todo, a média anual é de 16 graus. É um destino onde eu nunca passei calor. Até no verão, leve calças e casaquinhos (leves). E no inverno prepare seus casacões e scarfs (lenços, mantas, cachecóis).

1131_EDITED

O estilo dos uruguaios é casual grunge, muito diferente de nós brasileiros que somos mais coloridos. A noite especialmente, eles costumam ser mais monocromáticos. As uruguaias são lindas, mas não costumam usar roupas muito decotadas ou sensuais como as mulheres brasileiras, nem muita maquiagem. A moda lá são os sapatos de plataforma de borracha (as flatforms) todas usam, e os looks são super básicos em tons neutros na grande maioria das vezes. Então, se você quiser se misturar mais com os locales, evite mega estampas, super decotes e manere na maquiagem. Claro que, nem isso fará com que eles não notem que você é brasileira (o) porque até o nosso tipo físico é diferente. Mas tudo bem, porque eles adoram os brasileiros. 😉

Prontos pra fazer a mala então?

Painel Fazendo a Mala

Nesta mala, tudo combina com tudo e todos os itens transitam bem do dia à noite. A máxima é o conforto e a praticidade.

TOP LAYERS 

Na parte superior do painel, você encontra minha sugestão de top layers: casacos versáteis que você deve incluir na mala para fazer aquela última camada de proteção do frio, só que com estilo. Leve um casado 3/4 de lã em uma cor neutra (como preto, cinza ou camel) para os dias bem frios e um trenchcoat para dias chuvosos e não tão gelados. Estes dois casacos são tão chiques que te levarão tranquilamente do dia para a noite. A jaqueta de couro não pode faltar, especialmente para a noite, e a jeans para bater o dia todo. Se seu estilo não é tão rocker, troque a jaqueta de couro por um blazer de alfaiataria com detalhes em couro ou lisinho e basiquinho mesmo, ele fará o mesmo papel nos seus looks mais arrumados para as baladas (Montevidéu é uma das capitais da América do Sul com mais jovens e as noites bombam, então prepare alguns looks noturnos).  Outra dica é que você use a jaqueta jeans como uma sub-camada, embaixo do casaco 3/4, fica muuuuuito cool. Ficou quente, amarre na cintura. O hoodie cinza é uma peça que ajuda a proteger do frio por baixo dos casacos de uma maneira bem esportiva, e por ter capuz fica mais quentinho ainda. Por cima de tudo enrole seus lenços, golas de lã, mantas, scarfs, acrescente uma touca (quando não tiver a opção do capuz) e pronto, você estará linda, aquecida e pronta para passear!

PEÇAS BASE

Na parte do meio do painel, você encontra a base dos seus looks. Inclua na mala pelo menos 3 calças: uma jeans, uma de couro preta (ou substitua por uma skinny preta) e uma jogger. As joggers de moletom são ótimas para os voos, assim você viaja confortável! Não esqueça de levar um vestido pretinho básico e 1 saia matadora que você pode combinar com qualquer top 😀 . Se você é um pouco calorenta dentro das baladas, troque 1 dos blusões por uma blusa ou camisa. Sempre incluo na mala, uma peça statement, que pode ser como aquela malha em tricot com franjas e detalhes coloridos. É uma peça destaque que vai iluminar seu look. Como os uruguaios são despojados e não costumam se produzir muito, este estilo de peça combina, é meio hippie-folk, com um pop de cor. Camisetas de manga 3/4 ou longa são indispensáveis. Minha dica é que você leve uma preta, uma cinza e uma listrada, no mínimo. Se você optar por camisetas em gola V profunda, elas servirão para um look noite também porque são mais femininas. Não esqueça aquela turtle neck (gola alta básica) preta, que sempre salva em dias gelados e transita bem para a noite, compondo um look chique-matador com a saia de couro e a bota over the knee. 

ACESSÓRIOS

Na base do painel você encontra os acessórios. Uma bolsa pequena com alça para usar à tiracolo é fundamental para o dia e a noite. A mochila é prática para os voos e para quando você precisar carregar mais coisas! Se você gosta de ousar um pouco, leve uma bota over the knee (acima do joelho), que protege do frio e dá um up nos looks de balada. Mas opte pelo salto bloco, que fica mais despojado e comfy. E ao contrário do que parece, as botas acima do joelho normalmente tem o cano em camurça/nobuck molinho e são fáceis de dobrar para acomodar na mala, ocupando praticamente o mesmo espaço de um sapato comum, diferente das botas de montaria que tem o cano duro e ocupam metade da mala. Claro que ela é dispensável, pois com a ankle boot (a botinha curta) você terá o que precisa para todas as ocasiões. Tênis é outro item essencial na mala (que pode ser substituído por sapatilhas ou oxfords, desde que você não esqueça de levar um par muuuito confortável). As uruguaias quase não saem com saltos altíssimos à noite, então não se preocupe, opte pelo conforto e baile sem dor nos pés até amanhecer.

Outras idéias de sapatos:

PEÇAS PARA A PRÁTICA ESPORTIVA

Se você é daquelas pessoas preocupadas com a saúde e que costumam praticar esportes em viagens (o que é muito bom por sinal), a Rambla de Montevidéu é um convite ao jogging, então inclua os itens abaixo em sua mala e não esqueça de levar um casaco corta-vento de nylon com capuz. Vão ocupar um pouquinho mais de espaço, mas valerá a pena, assim você curte aquela “buena onda” uruguaia, sem congelar.

OUTROS ITENS

Não esqueça seus óculos de sol, jóias basiquinhas sem ostentação, suas make ups (não precisa exagerar na “produ”), necesséire e farmacinha. Há posts relacionados sobre estes itens, os links estão abaixo.

1476

Qualquer dúvida me escreva abaixo e boa viagem 😀

LEIA MAIS:

FAZENDO A MALA: O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER | PARTE 1 (farmacinha básica de viagem e outros detalhes)

FAZENDO A MALA: O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER | PARTE 2 (bagagem de mão e look de viagem)

FAZENDO A MALA: O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER | PARTE 3 (limite de peso da sua bagagem e protect bag)

INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Angélica Maldaner

Deixe um comentário