INFORMAÇÕES BÁSICAS DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

27.06.2016 | Destinos, Explorando as Cidades, Montevidéu, Uruguai, Viagens Curtas

Olá amigo viajante!

Confira abaixo dicas super úteis pra você programar sua viagem a capital uruguaia, com toda tranquilidade.

Post 1_Infos Basicas_Foto1

Língua oficial: espanhol.

Localização: Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai. Localiza-se na zona sul do país, na margem leste do Rio da Prata. Os montevideanos costumam chamar o rio de mar, mas não confunda, é só a partir de Punta del Este que a costa do país começa a ser banhada pelo Oceano Atlântico.

Quantos dias para conhecer: 3 dias são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos e o charme dessa capital. Se quiser curtir a cidade de dia e à noite, fique um pouco mais.

Documentação necessária: brasileiros necessitam apenas apresentar a carteira de identidade (RG) com foto atualizada e em bom estado de conservação ou passaporte válido. Outros documentos de identificação não são aceitos para fazer a imigração. Não é necessária nenhuma vacina específica.

Como chegar: de avião, através das companhias TAM (LATAM) e Gol com voos diretos. Existem ainda voos com Aerolineas Argentinas e LAN, porém com conexões em Buenos Aires e Santiago, o que tornará sua viagem mais longa e cansativa. O Aeroporto Internacional de Carrasco fica a 20 km do centro de Montevidéu e dali você pode pegar um táxi ou transfer até o hotel. Para quem mora no RS, viajar de carro para capital uruguaia é uma ótima alternativa e a distância saindo de Porto Alegre é de aproximadamente 850 Km. Outra opção é o ônibus, mas a viagem pode durar até 30 horas para quem vem de SP, por exemplo. Quem gosta de combinar roteiros e quer incluir a capital argentina na viagem, existe um serviço fluvial rápido e confortável que liga Montevidéu a Buenos Aires. São 2 empresas que oferecem esse serviço: Seacat Colonia e Buquebus.

Post 1_Infos Basicas_Foto2

Melhor época para ir: depende se você quer frio ou calor. O verão é entre os meses de dezembro a março e o inverno entre junho e agosto. Vale lembrar que para as atividades turísticas e passeios outdoor, o inverno pode dificultar bastante sua viagem devido ao frio intenso e chuvas, sempre acompanhados de uma ventania. Para quem curte festa, o carnaval uruguaio dura 40 dias e ocorre entre o início de fevereiro e vai até meados de março. Já pra quem gosta de tranquilidade, a cidade fica mais vazia em janeiro, pois os locais vão para as praias da costa do país.

Clima: Montevidéu é uma cidade com clima subtropical úmido e com estações bem definidas. As chuvas não têm época específica e são bem distribuídas ao longo do ano. No inverno é frio, úmido, nublado e com muito vento. Capriche nos agasalhos! No verão as temperaturas são bem agradáveis, com pouco vento e não faz muito calor. Mesmo assim, leve sempre um casaquinho extra.

Post 1_Infos Basicas_Foto3

Moeda local: peso uruguaio. Você pode trocar a moeda nas casas de câmbio locais. Devido a inconstância da nossa moeda, confira o câmbio antes de embarcar.

Onde ficar: a maior região hoteleira se encontra em basicamente duas áreas: no centro e próximo a orla. No centro é onde se encontram os principais pontos turísticos, comércio, escritórios e hotéis com bons preços. Ideal para quem viaja a trabalho, mas deixa a desejar durante a noite, porque o comércio fecha e as ruas ficam vazias. Na orla, os principais bairros são Punta Carretas e Pocitos, este é uma área residencial, mais charmosa, com bares, restaurantes, lojinhas, com um belo visual da Rambla e vida noturna agitada! Em Punta Carretas é legal ficar perto do shopping que leva o mesmo nome. No geral, as acomodações em Montevidéu têm preços acessíveis, semelhantes aos do Brasil e além de hotéis, você pode optar por hostels ou sistema Airbnb.

Transporte local: táxi é a melhor maneira de se locomover dentro de Montevidéu e as corridas são baratas. Para facilitar a vida, você pode usar o aplicativo Easy Taxi ou Uber, por exemplo. O centro e a cidade velha são mais bem explorados a pé, até porque existem ruas onde a circulação de carros é proibida.

Segurança: Montevidéu não é diferente das grandes capitais no quesito segurança e exige certos cuidados. Os turistas geralmente são alvo fácil dos ladrões, principalmente pela sua distração e despreocupação.

Dica Volto Segunda

Não leve todo seu dinheiro ou seus documentos originais para os passeios, deixe uma quantia no cofre do hotel ou em local seguro. Não ande contando dinheiro na rua, com a máquina fotográfica no pescoço ou com celulares dando sopa. Nos restaurantes ou bares, não deixe sua bolsa ou carteira em lugar de fácil acesso. Ande com as mochilas viradas para frente e cuide de seus pertences. Evite caminhar pelas ruas a noite.

Voltagem: 220 V e as tomadas não seguem um padrão. Leve adaptador universal de tomadas.

Fuso horário: 0h (horário de Brasília). Montevidéu também tem horário de verão (+1 h).

Post 1_Infos Basicas_Foto4

Neste link, você encontra dicas sobre opções de hospedagem.

Você também poderá conferir um tutorial que irá te ajudar a planejar o que levar na mala para encarar o friozinho de Montevidéu. 😉

E nos próximos dias, falaremos sobre as atrações e passeios que essa cidade tão charmosa oferece, gastronomia, vinhos, vida noturna, música e compras! Fique ligado 😀

LEIA MAIS:

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

FAZENDO A MALA PARA O FRIOZINHO DE MONTEVIDÉU

O QUE CONHECER EM MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, A TERRA DOS VINHOS TANNAT

A GASTRONOMIA DE MONTEVIDÉU – DIVERSIDADE E TRADIÇÃO

COMPRAS EM MONTEVIDÉU

“LA MOVIDA” DE MONTEVIDÉU – URUGUAI

URUGUAI, O PAÍS DO ROCK, DA CUMBIA E DA MURGA

RECEITAS DO MUNDO: URUGUAI

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário