VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS

21.11.2016 | Dicas, Vacinas

img_0883_edited_blog

Antes de arrumar as malas e embarcar na sua viagem, fique atento a algumas exigências de saúde e verifique a necessidade de portar o CIVP – Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, caso o país de destino exija. Alguns deles podem ser bem rigorosos e impedir a entrada de estrangeiros procedentes de regiões com risco de contaminação por febre amarela, como é o caso do Brasil, e que não possuam esse certificado.

Obrigatória mesmo, é somente a vacina contra a febre amarela, de acordo com o cenário epidemiológico atual.

Lembre-se que, mesmo que o seu destino seja um país que não exige a vacinação contra a febre, você poderá transitar por aeroportos, fronteiras ou portos de regiões em que há a exigência da vacinação. Fique sempre atento e diante disso, o melhor é SEMPRE se imunizar, salvo se você fizer parte do grupo isento da vacinação, devendo, neste caso, levar consigo o Certificado Internacional de Isenção de Vacinação ou Profilaxia (CIIVP). Maiores detalhes no site da Anvisa.

Para adquirir o CIVP é fácil. Você precisa estar vacinado contra a febre amarela com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data da viagem e ela é válida por 10 anos. No Brasil, é feita gratuitamente nas unidades públicas de saúde. É preciso ter em mãos a carteira de vacinação contra a febre amarela e documento de identificação com foto ou certidão de nascimento (para menores de idade). No comprovante de vacinação, é preciso constar nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de saúde. Leve esses documentos até um dos Centros de Orientação de Viajantes espalhados por todo o Brasil. Para obter a lista atualizada dos locais mais próximos, entre no site.

capa1

A emissão do CIVP é gratuita, o documento fica pronto na hora e como a Anvisa exige assinatura do viajante, o procedimento para emitir o certificado é pessoal e intransferível. Para os menores, não é necessária a presença da criança ou adolescente, no caso dos pais ou responsáveis fazerem a solicitação do CIVP. A vacina é recomendada a partir dos 9 meses de idade.

Fique Atento Volto Segunda

Acesse sempre o serviço para viajantes, no site da Anvisa, e confira a relação atualizada e segura dos países que exigem vacinas, quais delas são exigidas e os endereços dos centros de orientação para retirar o certificado. Assim você evita qualquer contratempo.

carteira

Com tudo em dia, embarque seguro! 😀

Por Gabriela Maldaner

Deixe um comentário